Given e o sentimento ressoado pelo som… sim, com 59 minutos e 35 segundos, o filme  prova que o sentimento COM CERTEZA pode ser ressoado pelo som.

O longa se inicia com Mafuyu encontrando Kaji após sair do seu trabalho um pouco curioso, ~como gigolô~ e ambos então se dirigem ao concerto de Ugetsu. Note que é nesse exato momento que que Mafuyu se vê tocado por aquele som de violino e decide compor sua nova música.

A trama começa a se desenrolar depois que a banda Given formada por Mafuyu Sato, Ritsuka Uenoyama, Haruki Nakayama e Akihiko Kaji é aprovada para a segunda fase do CAC, o festival Countdown para bandas amadoras.

Show da banda responsável pelas músicas de Given (Centimilimental) que aconteceria no Anime Friends foi cancelado por conta da pandemia, entenda!

Esse festival consiste em uma grande “batalha” entre bandas locais e é de grande importância, já que ele projeta vários grupos para o cenário profissional e cria oportunidades de visibilidade e contatos.

É importante notar que logo nos primeiros momentos já percebemos Mafuyu está sentindo mais confortável para expressar os seus desejos e vontades ~apesar de ainda ser um pouco recatado~. Em um diálogo bem estruturado e condizente com a evolução do personagem no anime de 11 episódios, ele declara que a música a qual ele cantou no passado era sobre algo já finalizado e então visita Kaji sem avisar para a surpresa de Ugetsu.

É possível ressoar os sentimentos pelo som

Durante o longa é notório que Uenoyama e Mafuyu estão em segundo plano, mas isso não descarta a grande importância de ambos ao final. Na verdade Mafuyu se torna um grande pilar da trama ao perceber que é possível ressoar sentimento pelo som, e com a ajuda peculiar de Ugetsu, as cordas começam a ressoar e a música à se escrever.

Given The Movie traz a origem da relação entre Kaji e Ugetsu e o curioso pensamento frequente de muitas pessoas, a crença em que a pessoa pela a qual você se apaixonou é insubstituível.

Com a volta sutil dos “la la lás” vemos a interação curiosa de Mafuyu com Ugetsu e o início do que podemos chamar de “coleguismo”, já que o violinista revelou ser uma pessoa solitária e sem amigos aos quais ele poderia desabafar.

Given Movie
O que foi essa música com essa tensão sexual deles no carro? SOCORRO!

No desenrolar da trama Ugetsu esclarece que conheceu Akihiko no colégio e que seu primeiro amor foi muito divertido, além de admitir que sempre foi muito mimado por ele e acabou se dispersando.

Quando Ugetsu começou a atuar como performista, de repente ele percebeu que suas existências ~Kanji e Ugetsu~ eram as que mais os pressionavam, já que ambos viviam em uma situação de comodismo, porém nada saudável.

Já Akihiko revela que acabou se tornando muito dependente de Haruki em certos momentos, e se sente incomodado por isso ~até porque ele não tem alguma casa para morar desde que seus pais se separaram enquanto ele estava no colegial~.

“Com Akihiko. Eu deixo de ser livre na música.”

Given Movie
Torta de climão servida!

Akihiko e Ugetsu vivem uma em um ambiente comodismo e sempre optando por empurrar “isso com a barriga”, o que levou ambos a morarem juntos até os dias atuais no Given Movie. Podemos também perceber o quão doloroso é a relação de ambos quando Kaji se desestabiliza ao receber uma mensagem “fria” de Ugetsu e insensivelmente deixa Haru triste.

Toda essa situação não só reflete diretamente no desempenho da banda, como também faz com que Haru duvide de sua própria capacidade, o mesmo chega até revelar que “a música está o deixando incrivelmente triste”. O desenvolvimento musical de Uenoyama e Mafuyu acaba pressionando ainda mais esses pensamentos pessimistas de Haruki.

A fim de ajudar Akihiko que se encontrava do lado de fora de sua casa, Haruki o deixa entrar e Kanji então revela que brigou com o cara que ele morava. Voltamos ao clima tenso quando Kaji indaga Haruki sobre os seus sentimentos ~diga-se de passagem de uma forma ultra invasiva, mas ele se desculpa cof* cof*~.

Given Crunchyroll
Nosso bebê chorando com coração partido

A fim de dar uma drástica mudança em sua vida, em uma mensagem simbólica, Haru corta seu cabelo. O mesmo revela estar cansado de levar fora de Kaji e finalmente o tira de sua zona de conforto o confrontando, o que o deixa totalmente desconcertado ~e é bom DEMAIS~.

Ambos então começaram a morar juntos de uma forma esquisita e pouco convencional. Como Haruki mesmo disse, ele sabe ser um bom gigolô quando quer!

Fotografia de tirar o fôlego

A fotografia de Given Movie sempre se utiliza de frames do cotidiano com cortinas balançando, postes de luzes e diversas outras situações para causar a sensação de conforto no espectador e consequentemente de imersão. Com uma direção de animação de arrancar suspiros, temos uma trilha sonora sutil e aconchegante durante todo o longa que nos faz mergulhar de cabeça nesse ritmo.

Apesar de ser frequentemente sutil, a trilha sonora de Given Movie também sabe ser agressiva. O uso do violino em certas situações faz com que nós fiquemos desconfortáveis com toda aquela angustia posta ali.

O reencontro com o prazer da música

No ato final do filme durante a apresentação da banda Given temos flashs durante a música que harmonizam perfeitamente com que Ugetsu desabafa com Mafuyu, o sentimento de angustia, incerteza, solidão e ao mesmo tempo temos na letra as mensagens: “mesmo que você não esteja aqui, o amanhecer chegará” “mesmo que você chore, um dia você parará” e então, Kaji e Ugetsu enfim percebem o quanto se repelem e se machucam.

“Mesmo que ele vá para longe, a música permanecerá” e de fato, aquela canção e o desejo de Mafuyu foram atendidos, a música de fato alcançou o que deveria alcançar ~além de matar a gente do coração~.

Após essa longa jornada em busca de sua auto harmonização, Akihiko aceitou o seu amor pelo violino, mas aquilo não o machucava mais, ele estava livre das cordas que o enroscava. Por fim a primavera (Haru 春 ) chegou e trouxe mudanças, Akihiko não era mais o mesmo e conseguiu se apresentar em um concurso de Violino.

Curiosamente Kaji resolveu abaixar a cabeça e pedir dinheiro para os seus pais e foi atras de sua independência domiciliar, e após essa longa e um pouco embaraçosa conversa entre Akihiko e Haruki, ele revela que mudou o seu jeito de viver porque queria se tornar um homem digno de Haruki.

Given está sendo publicado aqui no Brasil pela Editora New Pop e em breve ganhará dublagem pela emissora Loading. Given Movie já está disponível na Crunchyroll.

REVER GERAL
Trilha Sonora
Fotografia
Direção
Design de Personagens
Animação
Thai Spierr
Crítica, criadora de chocobo e consumidora de animes e games em tempo integral. Especialista em estudos sobre acessibilidade e classificação etária em jogos
given-movie-e-o-sentimento-ressoado-pelo-som-criticaGiven Movie mistura com maestria à angustia com a busca da auto harmonização dos sentimentos!