God Country é uma minissérie publicada em seis edições e finalizada em 2018. Sua equipe criativa é composta por Donny Cates (Venon, Surfista Prateado, Thanos, Buzzkill), desenhada por Geoff Shaw e com colaboração de Gerardo Zaffino. No Brasil a obra não foi publicada, mas pode ser encontrada em seu formato digital e físico na Amazon.

Em seu enredo o leitor acompanha Emmett Quinlan, um idoso viúvo com uma doença degenerativa que mora no interior do Texas. Seu destino muda quando um furacão misterioso passa pela região e com ele aparecem misteriosas criaturas e uma espada mágica. Em posse da espada, Emmett é totalmente curado e passar a ser único capaz de resolver a situação.

God Country - 1

O roteiro analisado a partir da sinopse pode parecer uma história comum e banal que dará destaque para as lutas. Entretanto, como é afirmado pelo próprio narrador da obra, o quadrinho “não é sobre espadas mágicas e deuses”.  A história cresce rapidamente, de forma coerente e transmite emoções e o real significado  em cenas simples e impactantes.

Toda a parte da arte, sejam as ilustrações e colorização, colabora bem para o desenvolvimento do roteiro. As batalhas são bem representadas, mas o destaque fica para os pequenos momentos entre os personagens que constroem os melhores momentos da narrativa.

A adaptação da Netflix

Já confirmada a adaptação da HQ pela Netflix, é pertinente a pergunta: vai dar certo a mudança de mídia? Essa questão vale apena ser feita devida a quantidade de efeitos que seriam necessárias para mostrar as batalhas presentes no quadrinho. Mesmo não sendo grandes em quantidade, elas são grandes em escalas e talvez exigissem efeitos  bem convincentes para passar uma impressão de grandiosidade.

Inclusive, caso o Reino da Eternidade seja representado, seria preciso não uma reconstrução detalhada, mas sim, certo capricho para ele parece crível como é nos quadrinhos e que mostre a fase grandiosa e decadente do Reino. Caso contrário poderia acontecer um novo “Legado de Júpiter”, cuja adaptação feita pelo streaming também se baseia na HQ de mesmo nome.

Vale apena ler a HQ?

God Country impressiona não só pela sua arte e colorização, mas também pelo seu roteiro coeso e forma de usar elementos fantásticos para chegar ao ponto que realmente deseja. O desenvolvimento de personagens ocorre de maneira rápida, mas convincente e de fácil compreensão frente às situações nas quais os personagens se encontram e são submetidos durante a narrativa. Se vale apena ler? Sem dúvida! É uma leitura gostosa, divertida e que pode garantir momentos de emoção.