Um novo Guilty Gear está entre nós, o jogo que é considerado o bastião dos Anime Fighters vem com uma versão nova feita do zero e Guilty Gear Strive promete deixar marca.
Desenvolvido e publicado pela agora lendária Arc System Works, Guilty Gear Strive vem de uma série apaixonante e seu novo capitulo.
O legado Heavy Metal de Guilty Gear
O Modo história é algo bem curioso tanto por sua apresentação quanto pelo ponto que o Guilty Gear Xrd nos deixou. O modo história de Strive é literalmente uma temporada de anime inteira com direito a estourar pipoca e deixar o controle de lado até tocar os créditos, mas ele pode ser bem complicado para quem está entrando agora na série e o jogo anterior já havia sido a resolução de várias das tramas da saga que se iniciou lá em 1998 no PlayStation 1.
Infelizmente não há dublagem ou legendas em português, o que é uma barreira para poder aproveitar tanto o jogo em si quanto o seu modo história, mas em compensação a dublagem original em Japonês é de tirar o chapéu. Em especial com a dublagem do personagem Happy Chaos que entregou uma performance maravilhosa ao vilão.
Existe um esforço da Arc System Works tanto dentro quanto fora do jogo para remediar esse “problema” que virou acompanhar a história que tem pedaços canônicos espalhados por contos em artbooks, CD Dramas, Pachinko etc.
Ingame é na forma de um glossário e diagramas de eventos dos jogos anteriores e com o modo história completo do Guilty Gear Xrd disponível oficialmente no canal da desenvolvedora no YouTube além de uma série de recapitulação supervisionada por ela no canal WoolieVersus.
Heavy Heavy Heavy
Heavy Metal é o corpo e alma de Guilty Gear e é aqui que essa crítica realmente começa. Toda a identidade visual e sonora da série vem das influências musicais do seu criador e isso reflete claramente nas composições feitas para o jogo, porém Strive tem uma leve mudança nisso.
Todos os personagens têm temas musicais marcantes e alguns deles batem de frente com o quê se tinha na série até o momento, que era predominantemente Metal e algumas poucas baladas.
Smell of The Game, que é a música principal desse jogo, tem um momento incrível em homenagem ao Queen, o tema da May é um pop rock alegre e o tema do Ky, Roar of The Spark, é um conjunto de referências incríveis que junta um pouco do estilo das músicas clássicas pré Xrd, o novo som característico da fase atual da série e até uma pitada de Bon Jovi. Tudo ainda carrega o som característico de Guilty Gear, mas agora com ainda mais camadas e twists para apreciar.
Estética Heavy Metal Anime
O jogo também está absolutamente lindo. A Arc System Works já havia revolucionado como modelos 3D poderiam ser animados em jogos de luta 2D com Guilty Gear Xrd e Strive é só o próximo passo nessa evolução. Não é atoa que a Arc System Works foi escolhida para fazer Dragon Ball FighterZ e Granblue Versus, eles são a última palavra nesse híbrido de arte 3D e 2D.
Cada personagem enche a tela esbanjando carisma e marcando presença com riqueza nos detalhes e animações, além de trazer novos visuais aos personagens clássicos e cada cenário agora ter 3 vezes mais detalhes devido a mecânica de Wall Break do jogo.
A única observação a ser feita é que alguns cenários são notavelmente mais pesados que outros e isso é problemático em um jogo que tudo funciona em volta da consistência de uma performance a 60 FPS que o meu computador conseguia atingir sem problemas em outros cenários.
Heavy Metal Gameplay
Heavy Metal também é um bom jeito de descrever como o ritmo do jogo funciona. Guilty Gear é rápido, agressivo e com alta adrenalina. Ele incentiva muita agressividade e muitas mecânicas universais te recompensam por isso, inclusive existe uma punição por se permanecer passivo com o Negative Penalty e RISC. Uma explicação mais detalhada sobre as mecânicas do jogo você encontra aqui.
Guilty Gear Strive tem muitas mecânicas universais que vem como legado dos jogos antigos e algumas delas foram alteradas para o jogo se tornar mais acessível e algumas foram adicionadas como o Wall Break.
“Quebrar a parede” é uma mecânica feita basicamente para evitar que os jogadores fiquem encurralados no canto do cenário, oferecendo tantas vantagens ao atacante que eu sinceramente não consigo ver um cenário onde o Wall Break não vai acontecer.
Guilty Gear também tinha como um grande diferencial as gimmicks de cada personagem, uma característica que ela compartilha com sua série irmã BlazBlue. Todos os personagens tem alguma mecânica que usa um recurso especial ou algum movimento em seu kit que muda as regras do jogo e há um sentimento de que cada personagem joga de forma tão distinta que poderia se considerar um jogo totalmente diferente. Em Strive, algumas dessas particularidades foram substituídas ou alteradas dos jogos anteriores.
Personalidade Heavy Metal
Ramlethal por exemplo, que foi muito alterada de sua primeira aparição em Xrd, tirando muito do que fazia a alma da personagem naquele jogo, mas foi completamente retrabalhada para o Strive.
Alguns outros personagens ainda carregam movimentos que os tornaram distintos como Anji com o seu Fuujin e Leo com o Backstance e até o novato Nagoryuki com a Blood Gauge se tornando um dos bonecos mais difíceis de se jogar.
Existe um fator muito empolgante em aprender a particularidade de cada personagem, ver como essas particularidades de diferentes personagens interagem entre si e descobrir o quão criativo foram os desenvolvedores criando cada personagem do jogo.
Estudar o Heavy Metal
Infelizmente o jogo não tem muito conteúdo single player além do modo arcade e survival. Há um tutorial assim que você abre o jogo pela primeira vez, mas ele não ensina muita coisa sobre quais sãos os sistemas do jogo e como aplicá-los em uma situação real.
Esse trabalho ficou com o Mission Mode que tem várias sessões sobre todas as complexidades grandes e pequenas do jogo, passando por coisas básicas até conhecimento avançado que jogadores de alto nível usam.
Uma abstenção do Mission Mode que me deixou surpreso foram os desafios de combos de cada personagem que haviam no Xrd e meio que são padrão em todos os jogos de luta modernos, Eles não fazem um trabalho muito bom de te ensinar exatamente como cada uma dessas particularidades de personagem funcionam ou os combos mais otimizados, mas elas sempre preparam a memória muscular do jogador e passavam uma ideia de como os combos funcionavam com cada personagem.
Metal Online
Mesmo com todas as mudanças em mecânicas que foram feitas para atrair novos jogadores, a melhor mudança é sem dúvidas a adição de Rollback netcode para o jogar online. Por anos jogos de luta, principalmente japoneses, usaram o Delay Netcode como sua solução online e isso era ótimo para jogar com seu amigo que mora do outro lado da rua e começa a apresentar problemas quando vamos um pouco além disso em distância física.
Não existe um modo de partidas ranqueadas padrão de jogos de luta em Strive, há o sistema da “torre” que consiste de uma série de lobbies que agregam diversos jogadores da mesma região mais ou menos no mesmo nível. Isso tira um pouco da pressão que seria a ideia de uma partida ranqueada valendo pontos e também dá uma sensação de que o jogo está bem muito bem habitado e tem uma base de jogadores saudavel.
Rollback não é só uma mudança de qualidade de vida para a comunidade de jogadores, como vai proporcionar uma base de jogadores mais internacional já que distância física não vai ser mais um grande problema e também terá uma cena mais duradoura. O sistema de lobbies pode ser um pouco problemático, mas Strive agora tem tudo para ser o ponto mais alto da franquia em questão de popularidade muito em parte porque é delicioso jogar online.
Heavy Conclusão Metal
Guilty Gear Strive é um novo passo na franquia, um novo começo para toda a comunidade redescobrir um jogo juntos e para todos que estão interessados em pular no barquinho dos jogos de luta.
Passado o load inicial que parece durar uma pequena eternidade, Guilty Gear Strive é um jogo extremamente divertido, caótico e empolgante e promete ter bastante suporte da desenvolvedora no futuro com o primeiro season pass já anunciado e até possíveis revisões do jogo como aconteceu em lançamentos anteriores. Não vejo a hora de poder jogar Strive.
Guilty Gear Strive está disponível para PC via Steam, PlayStation 4 e PlayStation 5.
Key para Steam cedida por: Arc System Works