Uma pequena viagem de férias regada a assassinatos, encontros com alien, investigações a la Sherlock Holmes, palácios submarinos e temperada com um tornado de tubarões – achou estranho? Com certeza, mas é só mais um dia em Heaven’s Design Team e o episódio da semana: Pauta 6.

Heaven’s Design Team EP 5

Viagem de férias

Shimoda chega ao escritório transbordando de animação, e entrega uma carta ao time: apesar da letra horrível de alguém que literalmente nasceu um dia desses, a carta anunciava férias de 3 dias para todo o time em Galápagos. Apesar de ainda estarem trabalhando em pedidos, todos decidem ir mais cedo para a ilha.

Chegando lá, a equipe constrói uma pousada com águas termais (literalmente um trabalho divino), e todos se separam para se arrumarem ou trabalharem em seus pedidos. Meido está trabalhando em variações do tubarão e Kanamori recebeu um pedido para um animal cujo macho dê de mamar, mas está empacada.

Para relaxarem um pouco, todos vão para as águas termais. No lado masculino Unabara e Mizushima se juntam a Kimura, que trouxe uma espécie reprovada mas que talvez você reconheça: o Alien, aquele mesmo de Alien, o Oitavo Passageiro. A criatura está lá para se acalmar, já que seus ácidos estomacais podem derreter todo seu corpo se ele ficar estressado.

Já no lado feminino, Kanamori e Higuchi conversam enquanto Meido tem novas ideias para seu projeto baseadas em uma caixa de ferramentas. Higuchi faz nevar a pedido de Kanamori, o que deixa Mizushima bastante incomodado com o frio.

Imagina relaxar em uma terma com o Alien? Talvez não seja muito relaxante…

Um sumiço e um assassinato

Todos decidem voltar para dentro da pousada para se abrigarem do frio com uma boa comida. Unabara acha estranho o gosto da comida e percebe que se trata do Alien, que também foi criado para ter um gosto incrível apesar de ser uma criatura durona – motivo pelo qual o projeto foi rejeitado.

Shimoda chega novamente, dessa vez com cerveja e um bilhete muito suspeito feito com letras cortadas de um jornal, avisando que ninguém deve sair de seus quartos esta noite. Duas horas e muitas cervejas depois, o grupo nota que Kimura sumiu. Kanamori avisa que ele saiu para buscar peixes frescos no mar, desconsiderando a carta ameaçadora de antes.

Todos saem para procurá-lo, já que vários dos trabalhos de Meido foram liberados no mar para teste (Tubarão-martelo e Turbarão-serrote, por exemplo). Chegando ao mar, Higuchi avista o sumido e decide criar um tornado para tirá-lo do mar (sim, você não leu errado), o que acaba criando um verdadeiro Sharknado.

Após o ocorrido, todos vão dormir só para acordarem no dia seguinte com uma bela ressaca. Quando Shimoda vai conferir se Mizushima está bem em seu quarto, o assistente acaba encontrando o corpo do colega, ensanguentado e morto.

Morrer não me parece um passatempo muito legal para as férias.

Elementar, meu caro Shimoda

Com o grito de Shimoda, todos correm para ver o que está acontecendo. Kimura (vivo e bem) decide incorporar o Sherlock e investigar o assassinato. Primeiro ele constata que o líquido vermelho não é sangue, e sim leite. Para explicar, Kanamori conta que o animal que ela está criando (a Garça) verte leite para os filhotes pela garganta, e o leite tem uma coloração vermelha que reflete sua alimentação de algas vermelhas.

O próximo ponto é descobrir de quem são as pegadas no local: para isso, Kimura analisa o padrão das pegadas e para onde elas vão, e chega a conclusão de que as pegadas são do próprio Mizushima, que se assustou com o leite vermelho e deu alguns passos para trás. Para descobrir como o cinzeiro que parecia ser a arma do crime foi parar na cabeça da vítima, Kimura começa a investigar os álibis dos outros funcionários.

Higuchi explica que viu um robe em uma moita, o que coloca a suspeita em um dos designers. Kimura escolhe Unabara como principal suspeito, já que sua criação do momento odeia cobras, obra-prima de Mizushima. Cobras não gostam de frio, o que provavelmente levou o animal a pegar um robe para se esquentar, então Unabara é descartado.

Todos começam a suspeitar de Shimoda, quando ele vai para a beira de um penhasco e a equipe teme que ele se jogue de lá. Porém, em uma virada inesperada, Shimoda relaxa e anuncia que o palácio do dragão do relaxamento está pronto e um palácio enorme surge do fundo do mar. Acontece que esse era o plano de Shimoda o tempo todo, mas que, como todos resolveram ir para a ilha um dia mais cedo, ele teve que improvisar e acabou contando com a ajuda de Kimura, que viu o palácio quando estava sendo arrastado pelo Sharknado na noite anterior. Depois de tantas aventuras (ou seriam desventuras?), a equipe tem seu merecido descanso.

Não foi tão sonho assim, Mizushima.

Veredito

Em mais um episódio brilhante, Heaven’s Design Team mostrou uma inesperada versatilidade para contar histórias. Cada referência, desde o Alien e até o Sharknado, foram todas bem construídas e surpreendentes ao mesmo tempo.

Apesar dos vários elementos, o episódio não ficou confuso no geral, contando com excelentes piadas nos momentos oportunos. A animação se mantém excelente, e o roteiro mostra uma liberdade da qual o anime se aproveita muito bem.

Heaven’s Design Team tem novo episódio toda quinta, na Crunchyroll.