Em 23 de dezembro foi lançado exclusivamente para os consoles Xbox One, Xbox Series X|S e PC o game High on Life, desenvolvido e publicado pelo estúdio Squanch Games. Desde seu anúncio, o título chamou a atenção positivamente pelo seu senso de humor e protagonistas que prometiam muito carisma. Em contra partida, também foi marcado pelo silencio do estúdio quando a questão era a dublagem do jogo em português do Brasil.   

Seu enredo é bastante simples e apresenta como ponto de partida a invasão da Terra por uma raça alienígena que quer usar as pessoas como drogas. Assim, cabe ao protagonista caçar a gangue que ameaça a humanidade. Um dos nomes envolvidos no roteiro do game é Justin Roiland, da série animada Rick and Morty. Dito isso, podemos esperar um humor bastante ácido e que não poupa o uso de escatologias.

high on Life - 1

Recheado de piadas ácidas ao estilo das animações que o inspira, os personagens se mostraram com o carisma prometido e dão a força necessária ao ressaltar situações bizarras vividas pela protagonista. Assim, alcançando sua proposta e enriquecendo o roteiro de forma a tornar as batalhas e explorações divertidas. Infelizmente a proposta de diversão é limitada pela falta de dublagem do jogo, que carrega em seus diálogos um dos elementos de destaque. 

Falar de exploração sem falar das armas falantes é praticamente impossível, pois cada uma das seis armas ampliam os lugares que podem ser alcançados e incentiva o jogador a revisitar mapas já explorados anteriormente em busca de colecionáveis e demais itens que podem liberar conquistas.Os mapas apresentam uma variedade boa de ecossistemas e sabe usar bem suas áreas verticais, assim, deixando praticamente todos os prédios e estruturas alcançáveis. Devido a duração média de 15 horas, o jogo não se tornam repetitivos ou deixa aquele sentimento que está enrolando para durar mais do que o necessário.

high on Life - 3

O que se mostra repetitivo são os npcs inimigos, pois todos os mapas apresentam os mesmos tipos de soldados e pouca variação da fauna local. Entretanto, este problema perde força à medida que a duração do caminho até seu objetivo não costuma ser longo.

Se as armas são divertidas e apresentam cada uma sua própria personalidade com os chefes não são diferentes, bem trabalhados e marcantes. Cada um dos alienígenas caçados apresentam habilidades e mecânicas únicas em seus respectivos confrontos que fazem todo o caminho percorrido valer a pena. Inclusive, as armas são ganhas, em sua maior parte, derrotando estes chefes.

high on Life - 2

Veredito

High on Life apresenta um visual atrativo e bastante característico com as animações que o inspira. Sua gameplay é extremamente divertida e mesmo com inimigos repetitivos, o carisma das armas falantes e diferentes chefes trazem constantemente um aspecto fresco ao jogo. Isso porque cada batalha principal apresenta mecânicas que as diferenciam das demais e as armas expandem não só as possibilidades de exploração em mapas já visitados, mas também trazem o humor característico da personalidade de cada uma delas.

O jogo deixa a desejar em relação sua dublagem, pois não apresenta a opção de português brasileiro. Quando se junta uma aventuras repletas de diálogos divertidos e piadas de gosto duvidoso, quem não entende a língua original do jogo pode perder parte do que o jogo propõe a oferecer. A questão da dublagem é um fator que pode chamar bastante a atenção dos jogadores e os estúdios poderiam enxergar nisso um potencial de expansão, isso tendo em vista o tamanho do mercado consumidor de jogos Brasil.

REVER GERAL
Roteiro
Gameplay
Dublagem
Variedade
Ambientação
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
high-on-life-criticaHigh on Life é muito divertido e acerta em seu roteiro quando comparamos com a proposta do game. O game sabe quando parar, o que é interessante para proporcionar uma boa exploração e confrontos, porém sem deixar o jogador entediado. As batalhas contra chefes são memoráveis e as armas falantes carismáticas. Entretanto, o título erra ao não lançar o jogo com mais opções de dublagem.