Lançado em 03 de abril e desenvolvido pela Troglobytes Games, HyperParasite se mostra um game com um proposta atrativa e curiosa. Podendo ser enquadrando no gênero roguelike, também lembrando os clássicos jogos de pancadaria descompromissada,  o jogo chegou para as plataformas PC (via Steam), Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch.

Em HyperParasite nós controlamos a especie de um alien, que que chega ao planeta Terra. Ao ter seu chegada percebida é declarado que todos, inclusive cidadãos, podem se armar e sair em busca da geleca espacial. Tudo isso sendo abordado de uma forma bem humorística e divertida.

Está liberada a processão!

O sistema de gameplay de HyperParasite é bem semelhante com jogos no estilo de The Bind Of Isac, assim, entramos em áreas que é temporariamente fechada e para libera-la devemos matar todos os inimigos. Porém, diferente dos jogos que levam o roguelike o pé da letra, aqui temos recursos que ficam salvos entre uma morte e outra. E certo que  a fase é reiniciada, porém itens como os personagens que estão liberados, ou para serem desbloqueados são mantido. Nas áreas também encontramos pontos para aumentar características como vida e dano do personagem.

A forma que se joga nestes cenários é um dos destaques do game, pois o nosso personagem possui um corpo muito frágil mas com habilidades de possuir os demais personagens. Desta forma, jogamos possuindo diferente npcs, inclusive podendo ser mais de um por área. Exploramos os mapas para encontrar a sala do chefe, quando derrotado passamos para a próxima fase. Vale comentar que praticamente toda fase apresenta uma área com um subchefe bastante desafiador, mas o esforço é recompensado liberando a possibilidade de possuir o personagem em um próximo encontro.  

Como já dito anteriormente,podemos possuir o corpo de npcs inimigos para limpar o cenário. Os personagens que já podem ser controlados são mostrados em um hub que funciona como uma área de comercio, onde também é possível comprar melhorias e itens para deixa o personagem mais forte. No geral, cada fase começa com um quantidade limitada de personagens, então, ao explorar as salas encontramos inimigos que estão com o  simbolo de um cadeado, indicando que não podem ser controlados. Obtendo o cérebro, o personagem pode ser desbloqueado mediante o pagamento de uma quantidade de moedas que são encontradas nos cenários. Cada fase possui os seus personagens específicos que devem ser desbloqueados.

Liberar os personagens não é obrigatório para passar de fase. Porém, é extremamente recomendado que seja feito, pois irá facilitar e muito a batalha contra o chefe da fase. Além disso, a gameplay é muito divertida e pode ser jogado com mais um amigo. Mesmo que ocorra diversas rodadas em um mesmo mapa, este é remodelado a cada tentativa, também sendo alterado os inimigos. Isso deixa o jogo com um alto fator replay e estimula o jogador a tentar novamente, pois a cada nova tentativa novos npcs podem ser desbloqueados trazendo gameplays e mecânicas únicas.

Visual do game

Graficamente o jogo bonito, polido e faz a escolha certa por optar por um design de personagens mais atual e não pixelizado. Mesmo com a câmera distante para dar mais senso de localização para a movimentação do personagem, é possível observar uma riqueza de detalhes por todo o game.

Um ponto que vale bastante a pena ressaltar é o design dos inimigos e do próprio parasita. Cada personagem é realmente único e foram feitos em quantidades variadas . Isso também vale para os chefes das fases que marcam o jogador não só pela dificuldade, mas também pelo sua aparência impactante. O visual dos cenários também não fica de fora, aparentando um brilho fosco que traz um clima soturno para o jogo.

Veredito

HyperParasite pode ser definido com as palavras diversão e desafio. A forma cômica com que a história é contada, os personagens caricatos e poder possuir qualquer um deles é um grande atrativo para tentar passar de cada uma das fases e ver o que nos aguarda. O jogo também tem um visual agradável e cenários bem construídos para as batalhas, sem falar do alto fator replay e da possibilidade de jogar com mais um amigo. Está aí um jogo que pode agradar aos mais diferentes gostos e idades!

NOTA: 4,2/5