Disponibilizada esta semana como parte da Steam Next Fest, a demo para PC de Sea of Stars traz um pequeno trecho do jogo produzido pela Sabotage Studio.
A demo, que estava até então disponível apenas para Nintendo Switch, apresenta os primeiros detalhes deste RPG que incorpora vários elementos de clássicos da era dos 8 e 16-bits, de forma modernizada mas sem perder a magia, sendo um prato cheio tanto para fãs do gênero quanto para novatos.
Vem com o Mega conferir todos os detalhes desta demo e conhecer mais sobre Sea of Stars!
Um pouco sobre Sea of Stars
Inspirado pela era de ouro dos RPG de turnos, Sea of Stars acompanha a história dos Filhos do Solstício: Valere, que possui os poderes da lua, e Zale, que tem os poderes do sol. Os dois se juntam para conseguirem realizar a chamada Magia do Eclipse, a única força capaz de derrotar as forças do alquimista Fleshmancer.
Seu combate, sua arte, seus personagens, cenários, trilha sonora, narrativa – tudo no jogo é inspirado por e homenageia RPGs como Chrono Trigger, Fire Emblem, Breath of Fire, Secret of Mana, Illusion of Gaia e mais, mas com o intuito de modernizar tudo que envolve este gênero sem perder a sensação de nostalgia.
O game é ambientado no mesmo universo de The Messenger (jogo também desenvolvido pela Sabotage), milhares de anos antes dos acontecimentos narrados no metroidvania, e oferece um loop de gameplay relativamente simples, envolvendo resolução de enigmas, exploração de ambientes e combate em turnos – e podemos conferir de perto esse loop na demo do jogo.
Um pouco sobre a demo
Com pouco mais de uma hora de gameplay, a demo de Sea of Stars com certeza é curta e deixa um forte gosto de quero mais: nela podemos explorar quatro pequenas áreas no que parece ser um pouco depois do início do jogo. Temos acesso aos protagonistas Valere e Zare, com suas magias de lua e sol, além de Garl, personagem com movimentos voltados para suporte.
Após explorar a primeira área brevemente, chegamos a cidade portuária de Brisk, onde conhecemos a capitã pirata Klee’shaë e o principal objetivo da demo: invadir o Laboratório do Mago Abandonado para obter um objeto específico para a capitã.
É possível explorar um pouco da cidade, que possui uma região de mercadores de armas, armaduras e itens consumíveis, além de personagens com quem é possível conversar e baús esperando para serem encontrados. Existe até um mercado secreto, que contém alguns itens interessantes para compra, e que está muito bem escondido em algum local da cidade.
Apesar da cidade parecer viva, a demo não oferece muito nessa localização – ao sair de Brisk, temos acesso a uma parte do mapa que nos leva ao local de pescaria e, principalmente, ao laboratório. É aqui que vemos mais do combate e da exploração do jogo.
Um pouco sobre a gameplay
O laboratório abandonado oferece algumas pequenas áreas onde precisamos explorar, resolver pequenos enigmas e lutar contra alguns inimigos. No quesito exploração e resolução de enigmas, a demo não oferece dificuldade nenhuma: os poucos puzzles envolvem posicionamento de objetos que são facilmente resolvidos, e a exploração recompensa os jogadores com alguns itens que não fazem tanta diferença durante a demo.
O que se destaca de verdade é o combate, que se apoia nos pilares tradicionais do combate por turnos dos RPGs clássicos, mas faz pequenas alterações que modernizam completamente as batalhas. O principal elemento moderno é a capacidade de aumentar danos feitos ou diminuir danos recebidos ao apertar o botão de ação no momento correto: por exemplo, Valere possui um ataque que, caso o jogador consiga sempre apertar o botão de ação no momento certo, ataca todos os inimigos da tela continuamente, aumentando o dano a cada acerto.
Dependendo da habilidade de timing do jogador, é possível derrotar todos os inimigos da tela com um ataque só – apesar disso, o combate não se torna banal, pois alcançar esse nível de proficiência exige muito, e na maioria das vezes esse elemento é apenas algo a mais nos danos causados.
Os personagens possuem equipamentos que afetam os status básicos de RPGs, como força, magia, HP e mais. Os itens de cura também são interessantes, sendo necessário preparar refeições antes das batalhas, quando os personagens se juntam ao redor de uma fogueira para descansar.
No mais, outros elementos clássicos como uso de magia, ataques físicos e reação dos inimigos são muito bem executados, tornando o loop de combate muito satisfatório no geral (conselho: esteja preparado quando chegar no chefão da demo, ele não é nem um pouco fácil de derrotar).
Um pouco sobre a estética
Provavelmente o elemento que mais chama a atenção em Sea of Stars é sua estética em pixel art, que lembra muito os jogos nos quais ele é inspirado, mas ainda assim expressa a própria identidade de seus personagens e cenários.
É interessante notar a escolha de traços mais fieis ao estilo pixel art cartunizado, em detrimento da onda HD-2D com cenários 3D mais realistas que vem dominando o gênero dos RPGs 2D, especialmente dentre remakes e remasters mais recentes – essa escolha não só revitaliza um pouco o nicho, como também expressa muito bem o estilo retrô do game, além do charme e beleza que Sea of Stars tem a oferecer.
A trilha sonora também não fica atrás e contribui muito para a composição dessa estética retrô: na demo podemos ouvir, especialmente, a primeira trilha composta para jogo por Yasunori Mitsuda, grande nome da indústria japonesa de jogos e que esteve a frente das trilhas sonoras lendárias de Chrono Trigger e Chrono Cross. A música em questão pode ser ouvida no mapa, na entrada das Cascatas de Coral – não é possível entrar no local na demo, mas é possível ouvir a composição completa de Mitsuda no mapa. Ouvir apenas um pouco do que a trilha do game tem a oferecer já aumenta muito as expectativas para o produto final.
O game da Sabotage Studio tem tudo para marcar 2023 como um dos melhores lançamento indie do ano, se não o melhor. Seu combate bem polido, história e personagens cativantes, além do claro esmero pelo projeto contribuem e muito para a construção de altas expectativas para o jogo.
Sea of Stars estará disponível a partir de 29 de agosto para Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X|S, Nintendo Switch e PC. Sua demo pode ser conferida tanto no Switch quanto no PC via Steam.