Com lançamento marcado para 26 de abril de 2024 para PlayStation 5, Stellar Blade teve sua demonstração liberada oficialmente na PSN no final de março. O título, desenvolvido pelo estúdio sul-coreano SHIFT UP e publicado pela Sony Interactive Enterteiment, tem grande foco na ação e retoma diversos elementos de sucesso do gênero hack and slash com um visual bastante chamativo.
Pelo que é mostrado na sinopse e na demo, a narrativa mostra um futuro em que a Terra foi devastada e passa a ser ocupada por criaturas estranhas e ameaçadoras. Os humanos sobreviventes fugiram para uma colônia espacial.
Com esse background é revelada nossa protagonista, Eve, que vem cumprir uma missão no planeta e se depara pela primeira vez com os destroços da antiga civilização que lá existia. Mesmo com constantes diálogos durante a demo e apresentação de personagens, partindo da premissa base, não creio que podemos esperar uma história revolucionária, mas sim, uma narrativa funcional que justifique a ambientação na qual o jogo se passa e tenha como principal função criar cenários para os combates.
Falando em ambientação, os cenários são amplos, porém o mapa em si se limita e mostra caminhos óbvios tanto para o objetivo como para a exploração, assim, facilitando que chaves e itens sejam encontrados. Por mais que se limitem, os mapas trazem uma apresentação visual boa, bem como sua trilha sonora, bastante inspirada em NieR: Automata. Sendo interessante e dando destaque para o que sobrou na Terra e fazendo referências constantes a funcionalidades de itens desconhecidos para humanos que habitaram o espaço durante toda a vida.
O ponto mais alto da demo foi a gameplay, que aborda o hack and slash de forma direta e adiciona elementos de esquiva que pedem um pouco mais de atenção do jogador. Isso porque Eve não se esquiva de forma ampla inicialmente, mas percorre espaços menores e pede por ações que podem levar a vantagens táticas nas batalhas. Vantagens essas que podem ser melhoradas nos acampamentos com diferentes árvores de habilidades que também reforçam outras características como a força dos ataques e habilidades especiais.
Um detalhe que não pode passar batido é o quão visceral Stellar Blade consegue ser ao mesclar o ritmo acelerado de ataques com o ritmo mais lento de defesa. Assim, criando uma gameplay divertida, desafiadora e familiar ao lembrar títulos como Devil May Cry, Bayonetta e o primeiro Darksiders em relação a agressividade.
Impressões
Stellar Blade tem uma demo empolgante com sua jogabilidade cheia de ação e que apela para o que se tem de melhor em ótimos títulos do gênero hack and slash como Devil May Cry, Darksiders e NieR: Automata. Além das mecânicas clássicas do gênero, o game se diferencia exigir do jogador maior precisão em suas esquivas e movimentos acrobáticos. Isso pode resultar em uma mistura de agressividade e agilidade na defesa, assim, culminando em um pequeno freio na ação eletrizante das batalhas, que é saudável para a gameplay pro trazer respiros e permite a utilização dos diferentes golpes disponíveis de forma planejada.
Visualmente o game está bastante caprichado, com cenários aparentemente amplos, mas que se limitam e mostram trechos óbvios para serem explorados, o que não chega a ser um problema e é esperado já que o foco é a ação. Ainda falando de visuais e cenários, parte das ambientações lembram elementos de NieR: Automata, também caracterizado por músicas que passam as mesmas sensações.
De forma geral, Stellar Blade tem grande potencial de ser muito divertido e trazer bons momentos de desafios. Agora, resta aguardar o lançamento para saber mais de como sua narrativa se desenvolve e quais serão os inimigos que deverão ser derrotados.