Como parte da Steam Next Fest, evento já tradicional que traz demos de vários jogos que estão por vir, a Nihon Falcom disponibilizou as primeiras horas de Ys X: Nordic, novo game da franquia Ys.
Nordic será o décimo-primeiro game da série principal, que acompanha as histórias de Adol Christin, protagonista da franquia, em diferentes partes do mundo. Desta vez, Adol chega até o Golfo de Obelia, onde encontra aliados inesperados e, principalmente, uma nova ameaça que coloca a vida dos habitantes do Golfo em perigo.
Duplo protagonismo
O grande diferencial de Nordic em relação a outros títulos da série Ys é o seu protagonismo duplo: além de Adol, o game também apresenta Karja Balta, uma pirata do povo Norman que se vê ligada a Adol por um poder misterioso chamado Mana.
O jogador pode controlar qualquer um dos dois personagens a bel prazer, além de poder combinar ambos em uma única força, seja no ataque ou na defesa. A Mana permite que Adol e Karja lidem com o mundo ao seu redor de diferentes formas, criando novas plataformas, demolindo obstáculos e, claro, destruindo os inimigos em sua frente.
Combate terrestre
Assim como os outros games da franquia, Ys X é um RPG de ação com grande ênfase no combate. Tanto Adol quanto Karja possuem ataques normais e especiais individuais, além de defesa e esquiva. O interessante é quando o jogador passa a controlar ambos ao mesmo tempo, fazendo com que seus poderes sejam combinados em ataques e defesas mais fortes.
Os Griegr, principais inimigos do jogo, aparecem em diferentes formas ao longo da história, desde de adversários comuns até chefes mais desafiadores – a dificuldade, inclusive, não deixa nada a desejar em relação a fama da franquia, conhecida por suas batalhas contra chefes desafiadoras.
Ao derrotar inimigos, os personagens sobem de nível e vão acumulando pontos de Mana, que podem ser utilizados para aumentar os status de Adol e Karja, funcionando como uma espécie de árvore de habilidades.
Combate marítimo
Outro ponto interessante do game é sua parte marítima, onde podemos controlar nosso próprio navio e explorar as ilhas do Golfo de Obelia ao estilo Assassin’s Creed Odyssey, com melhorias no navio e combate em mar aberto contra outras embarcações.
Além de manejar o leme, também é possível para o jogador explorar o navio e conversar com sua tripulação, que poderão trazer missões secundárias, assim como fazer uso de algumas instalações que o navio possui, como uma forja para melhorar seus equipamentos e uma enfermaria para confeccionar poções de cura.
O combate em alto mar se resume a posicionar bem seu navio e utilizar as munições comuns ou especiais para diminuir a resistência dos inimigos e afundá-los para o fundo do mar. O manejo do navio pode ser um pouco travado, principalmente nos primeiros momentos, mas nada que seja muito relevante para criar problemas.
Gameplay e visuais
Além dos combates, Nordic também se apoia na exploração dos cenários, que não são tão complexos como poderiam ser e que, por vezes, acabam passando a sensação de serem lineares demais – o que é compreensível, visto que o foco da franquia sempre foi o combate.
A Mana também é usada na exploração, sendo possível criar plataformas para alcançar lugares altos, atravessar vãos criando uma corda, utilizar uma prancha para atravessar grandes distâncias em velocidade e mais.
Seus visuais também são bastante simples, mas bonitos a sua maneira; o grande destaque, porém, fica para a trilha sonora, que também honra o legado da franquia e já oferece boas faixas mesmo nas horas iniciais do game.
O que esperar
Com cerca de 8 a 10 horas de conteúdo, a demo de Nordic mostra que o jogo vem para ser um dos melhores da franquia, com combate refinado, trilha sonora excelente e história interessante.
Mesmo com essa quantidade enorme de horas para uma demo, a sensação que fica é que não arranhamos nem mesmo a superfície da história do game. Seja você fã de carteirinha da franquia ou nunca nem ouviu falar dela antes, Ys X: Nordic é recomendação certeira para quem curte um bom RPG de ação.
Ys X: Nordic estará disponível para Playstation 4 e 5, Nintendo Switch e PC a partir de 25 de outubro.