Kingdom Hearts Melody of Memory vai direto ao ponto. O jogo de ritmo desenvolvido pela Indieszero e publicado pela Square Enix não gasta tempo com apresentações e logo após o Start na tela de título, o jogador já é convidado a executar as notas na introdução do jogo. Confira a review da demo.
Melody of Memory é uma celebração da franquia até aqui e marca uma transição, já que Kingdom Hearts III encerrou a saga Xehanort e seu futuro promete nos levar a mais uma longa jornada.
O jogo tem uma abordagem bem única no gênero de jogos de ritmo e não segue muito os padrões de interface comuns do gênero, além de ter “estilos” de jogo diferentes que funcionam por cima da dificuldade selecionada. O que certamente pode chamar a atenção dos entusiastas de jogos de ritmo por ser bem diferente e que de fora parece extremamente confuso. Felizmente, com um pouco de prática o jogo começa a fluir bem melhor e quando você menos percebe, está executando séries de notas em alta velocidade sem muitos problemas.
Melody of Memory apresenta vários modos de jogo, dentre eles temos os principais: World Tour onde passeamos pelos mundos de Kingdom Hearts em ordem cronológica relembrando os eventos principais da série e onde maior parte do conteúdo do jogo é desbloqueado. Modo Track Selection, onde todas as faixas desbloqueadas no modo World Tour são listadas e “estilos” estão presentes, podendo aumentar ainda mais o desafio do jogo em busca de maiores pontuações.
Outros modos de jogo presentes em Melody of Memory é o modo Co-op offline onde dois jogadores podem dividir a mesma música e com uma dinâmica diferente do modo single player para acomodar os dois jogadores e temos também o modo Versus online, onde você disputa com outros jogadores pelas maiores pontuações enquanto tem que lidar com “truques” feitos para adicionar um elemento de aleatoriedade e imprevisibilidade.
Há também um modo museu repleto de artworks de toda a série que você pode desbloquear individualmente enquanto joga e cumpre desafios através de todos os modos de jogo, o que adiciona mais um incentivo para continuar jogando além de conseguir obter uma pontuação perfeita na maior dificuldade.
Uma Charmosa Melodia
As Notas, que em Melody of Memory são em sua maioria representadas pelos monstrinhos icônicos da série como Heartsless, Nobodies, Dream Eaters, etc. enchem o jogo de charme e até mesmo oponentes únicos como os Minions da Malévola em Birth By Sleep que aparecem somente em duas músicas no jogo inteiro mostram quanta dedicação foi posta em MoM.
Apenas esse pequeno detalhe sobre os inimigos únicos que são usados para representar notas deve lhe mostrar quanta atenção a detalhes há no jogo e isso permeia cada centímetro da experiência. Os desenvolvedores foram até mesmo ao extremo de recriar um mundo de KH 358/2 Days que havia sido descartado na compilação de cutscenes para as coleções de remasters.
Ao final do Modo World Tour, há uma “atualização” no que se passa no enredo de KH após o final de KHIII e apesar de apresentar novas informações deixarem mais claro o futuro da série, ainda tem um sentimento que pouca coisa aconteceu ou que talvez essa adição não fosse necessária. O jogo não tem a intenção de adicionar algo bombástico a trama, mas toda a história nova estar atrás do extenso modo World Tour, certamente contribuiu para essa sensação.
Veredito
Melody of Memory é certamente uma experiência muito divertida e vem carregada de carinho do melhor jeito que um fã poderia querer e com horas quase infinitas de fator replay por conta de seu sistema de coleção.
Kingdom Hearts: Melody of Memory está disponível para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.