O filme Laços (The Ties) fez sua primeira aparição ao público no festiva de Veneza de 2020, sendo o responsável por abrir o evento. A produção é uma adaptação o livro homônimo escrito por Domenico Starnone. No Brasil, o filme estreia no dia 09 de julho, com distribuição da Synapse Distribution. O longa estará disponível nas plataformas Claro Now, Vivo Play, Sky Play, iTunes / Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.
Com direção de Daniele Lichetti, o longa conta com atuações de Linda Caridi, como Lídia; Luigi Lo Casio, como Aldo e Alba Rohrwacher como Vanda, esposa de Aldo. Que tal conferir mais detalhes da história, interpretação e trilha sonora de Laços?
Enredo
A história se passa nas cidades de Nápoles e Roma, na Itália, e retrata o casamento de Aldo e Vanda. Ao voltarem de uma viagem, o casal encontra o seu apartamento revirado. Antigas lembranças de traição, abandono e os vínculos de um relacionamento que perdura há mais de 30 anos retornam, e ambos percebem que algumas feridas nunca cicatrizam. Em paralelo, os filhos do casal vivem as consequências dessa história de amor conturbada.
Atuação e a não linearidade
A trama não segue uma linha cronológica exata, sendo iniciada na década de oitenta, hora avançando para quando o casal já envelheceu e seus filhos são adultos, hora retornando para os acontecimentos após os conflitos iniciais no relacionamento. Quando é mostrado o casal mais velho, Aldo é interpretado por Silvio Orlando e Vanda por Laura Morante. A atuação, principalmente do casal e da personagem Lídia, estão muito boas. Mesmo com a mudança de atores quando os personagens são envelhecidos as características principais são mantidas, porém acentuado a amargura maturada pelo tempo.
“Para se viver junto, é preciso falar pouco. apenas o indispensável.”
Quando a passagem temporal é realizada o diretor optou por uma mudança de coloração nos filtros. O passado carrega uma cor sépia, já o tempo atual, quando são idosos, um azul acinzentado que remete muito bem ao estado de espírito dos personagens.
Se cores são alteradas na passagem temporal, uma característica constante é o jogo de câmeras utilizado. Para criar um clima mais intimista e que consiga captar a tensão entre os personagens são feitas capturas mais fechadas e que focam nos rostos dos personagens, mesmo quando estes se encontram em locais mais abertos.
Trilha sonora
Pelo personagem Aldo ser radialista, parte da trilha sonora tem seus programas como som de fundo, sendo fundamental para despertar sentimentos em Vanda. No demais, o silencio é bem explorado e músicas são usadas pontualmente, inclusive provocando um contraste interessante com a situação dos personagens. A ausência da músicas na maioria da narrativa acentua o clima de tensão entre o casal, juntamente com suas reações, que revelam ao espectador toda frustação envolvida na relação.
Veredito
Laços apresenta um enredo simples e intimista, mas marcante pela forma com que é bordado, principalmente pelo enfoque dado ao relacionamento que é retratado de uma maneira realista. As atuações estão muito boas e conseguem passar a expressividade necessárias para as situações, ainda mais quando marcadas por uma trilha sonora pontual e que adiciona significados ao que está sendo mostrado. Sem dúvida é um filme que pode trazer muitas reflexões acerca de relações interpessoais e até quando vale a pena investir e se sacrificar para manter um relacionamento.
Acesso antecipado cedido pela Atomicalab