Charme é um adjetivo que pode ser aplicado a vários aspectos diferentes de algo, principalmente em games. No caso de Little Witch Nobeta, mesmo que não seja visualmente impressionante, original em ideias ou executado de forma única, tudo nesse é jogo é coberto com um charme em sua simplicidade e premissa despretensiosa.

Little Witch Nobeta é um pequeno jogo indie atualmente em Early Acess na Steam é desenvolvido pela Pupuya Games em que o jogador assume o controle da bruxinha Nobeta no seu caminho até a sala do trono em um castelo infestado de criaturas.

Influências e Estrutura

Em sua página na Steam o jogo se vende como um “Soulslike” e à primeira vista ele parece ser uma experiência divertida, já que até nos jogos da Fromsoftware builds de magia parecem algo que foi pensando posteriormente ao desenvolvimento do jogo em si.

Por sorte, as semelhanças com Dark Souls são bem pontuais como, por exemplo, a distribuição dos comandos no seu controle e a reaparição de inimigos quando um ponto de salvamento for acionado. Essas semelhanças não necessariamente prendem o jogo ao molde de Soulslike e permite o jogo ser o quê ele é de verdade.

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Nobeta é um jogo bem simples e Linear, em seu Early Access ele apresenta ao jogador três fases do jogo final e uma fase secreta adicional (fase secreta que inclusive é a única que desafia a linearidade de sua estrutura) onde o jogador percorre salas derrotando inimigos e ativando interruptores que te levam até o próximo ponto de salvamento ou chefe ao fim do estágio, tudo com começo, meio e fim. 

Apesar disso “matar” o level design interconectado que é um dos principais pontos de um “Soulslike” pra mim, é também o que te permite ver onde está o charme simplista do jogo. Como uma pequena menina com visual de anime e que mal sabe de onde vem explora esse castelo abandonado, porém infestados por espectros e onde os corredores lembram labirintos.

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A medida que eu jogava Little Witch Nobeta, os elementos de Dark Souls acabaram sendo ofuscados por outra coisa que Nobeta parecia ter muito mais respeito e reverência que tinha à série Souls. A trilha sonora que toca em pontos chave, os inimigos com aspecto de sombra, os pontos de salvamento onde você faz uma oração e até mesmo o fato do jogo ser linear agora me lembrava muito mais ICO e Shadow of the Colossus de Fumito Ueda, um desenvolvedor lendário que coincidentemente também é uma grande inspiração para o diretor de Dark Souls.

Pequena Bruxa em um Grande Mundo

O jogo em si te oferece várias ações de movimentação como correr, pular, pulo duplo, e 3 formas diferentes de evadir. Essas opções de movimentação em conjunto com o ataque corpo a corpo e a opção de atirar magias ou concentrá-las dão ao jogador um grande leque de possibilidades. Por exemplo, correr e pular gera um arco de salto diferente de só pular andando em velocidade normal, se um ataque no ar for adicionado a fórmula o arco de salto também sofrerá uma mudança já que atacar enquanto pula te mantém no ar um pouco mais de tempo e te projeta ligeiramente mais pra frente. Isso dá uma sensação maior de controle ao personagem e também pode ser útil em combate quando usado da maneira certa, além de deixar o jogador ansioso por um desafio de plataforma.

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O sistema de magias que o jogo oferece parece bem conciso na quantidade de feitiços e usabilidade, já que é um jogo em Early Access talvez isso mude futuramente, mas ele já põe na mesa algumas ideias interessantes. O jogador tem dois meios principais de interagir com magia, você pode usar magia basicamente como uma arma é usada em shooters que vem acompanhado com um botão dedicado de mira, ou concentrar magia no seu cajado que, em troca de um breve momento com mobilidade restrita, te dá um efeito diferente como velocidade de movimento aumentada ou ataques físicos causarem mais dano além de seu tiro com o cajado agora também causar uma grande quantidade de dano e consumir a carga de magia.

O tchan de gameplay que torna Nobeta divertido é ver como todas as diversas ações de movimento e os feitiços se juntam nas batalhas de chefe onde todo ataque dos inimigos tem uma resposta correta e executar essa resposta te abre uma janela generosa para dano ser causado.

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A história em Nobeta à primeira vista não pede para ser levada em consideração, mas às vezes ele parece querer dizer algo. Um personagem em específico parece conhecer a protagonista muito melhor do quê ela mesma conhece e certamente existem temas como poder da vontade, abandono e validação rondando tanto esse personagem misterioso quanto os chefes. História foi algo que não recebeu muita atenção no Early Access e julgando pelo tom do jogo o enredo deve continuar assim. 

Balanço Final

Apesar do design do terceiro chefe não combinar com a estética do resto do jogo, Little Witch Nobeta tem uma apresentação muito sólida com sua jogabilidade e ideias, eu me diverti bastante com o conteúdo disponível até o momento e estou muito animado para ver como os desafios podem evoluir quando o jogo estiver finalizado.

Little Witch Nobeta está disponível em Early Access através da Steam e tem uma janela de lançamento estimada entre o último semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022.

Autor da review:  Rafael Sabaki