Dois anos após seu lançamento original, o parte MMO e parte Action RPG da desenvolvedora Smilegate, Lost Ark finalmente será lançado no ocidente tendo a Amazon Games como distribuidora. Na última semana o jogo teve um Beta fechado e o Megascópio teve a chance de testá-lo e trazer suas primeiras impressões.

Criação de personagem e Visuais

Começando pela criação de personagem e seleção de classe, Lost Ark apresenta diversas opções de customização com alternativas prontas ou de customização livre. Há 5 classes ao todo, cada uma com duas ou três opções de classes avançadas, todas presas ao gênero do seu personagem.

Lost Ark O jogo adota uma câmera isométrica que lembra bastante outros jogos clássicos de computador e também tira bastante proveito disso em cutscenes de jeitos criativos. A nova dublagem em inglês ajuda a dar um pouco de alma para momentos do jogo onde a história pode acabar falhando em nos manter investido, mas infelizmente o jogo não conta com dublagem ou legendas em português.

Combate, Dinâmicas e Sistemas 

O combate funciona de forma bem simples, ataques básicos podem ser emendados em habilidades, que por sua vez te permitem usar ataques básicos novamente. Habilidades essas que podem ser ativadas apenas uma vez, carregadas ao segurar um botão ou que podem ser ativadas mais de uma vez por uso. 

Lost Ark

Grande parte da diversão do jogo está em conduzir as unidades inimigas pelo campo de batalha e usar as habilidades individualmente ou em conjunto para se livrar dos inimigos da forma mais eficiente possível e ir encontrando seu próprio ritmo de ação durante o caminho.

Lost Ark também apresenta diversos sistemas para o jogador e pode ser até um pouco confuso navegar por eles, por exemplo, você pode desbloquear novas habilidades para o seu repertório de 8  disponíveis a todo momento, distribuir pontos aumentando o nível das habilidades e escolhendo efeitos adicionais e ter tudo isso salvo em presets de build que você pode mudar a qualquer momento.

Outros sistemas abrangem mais coisas fora do combate como por exemplo o Adventurer’s Tome que recompensa o jogador por explorar e fazer o conteúdo disponível, funcionando quase como uma checklist de cada área, Account Level que te permite coletar recompensas em forma de status extra dos seus personagens para uma experiência mais suave quando você estiver criando novas classes e também um sistema de Login Diário recompensando a dedicação do jogador. 

Problemas

A página na Steam de Lost Ark afirma que o jogo tem compatibilidade parcial com controle, o quê me chamou bastante a atenção, mas eu recomendo fortemente contra o uso de controle já que a implementação é mais um “jeitinho” de permitir o uso do controle e pode gerar incômodo durante o jogo.

Esse “jeitinho” nada mais é que mapear um botão do layout padrão de teclado e mouse à um correspondente no controle, o quê acaba gerando situações incomodas onde o cursor pode acabar parando em cima de algum elemento na tela e mostrando sua descrição em momentos indesejados além de ter que retirar o cursor da tela manualmente quando uma cutscene começa a tocar e também a falta de botões no controle para todas as funções que o teclado teria, forçando o jogador a utilizar o teclado de qualquer forma mesmo com o modo controle ativado.

Infelizmente a conexão para nós brasileiros não é das melhores. Durante o beta fechado apenas servidores na América do Norte estavam disponíveis e isso gerava uma latência que varia bastante de 250ms até 400ms.

Eu testei o jogo ao decorrer de 4 dias e em alguns dias o combate fluiu bem e em outros dias a latência agiu e as habilidades simplesmente não funcionavam. O maior ponto de venda de Lost Ark é o seu gameplay e a liberdade do jogador em criar e personalizar seus combos e com uma alta latência o jogo perde esse fator completamente.   

Lost Ark consegue ser um jogo divertido e eu fiquei bem curioso para conhecer o endgame assim como outras classes, ele certamente terá seu público dedicado, mas sem um servidor na américa latina isso se torna bem mais dificil

Lost Ark tem sua janela de lançamento oficial para 2022 e estará disponível exclusivamente para PC