Lançada no Brasil pela Devir Editora, “Lumberjanes Vol. 5: Banda Reunida” tem roteiro de ND Stevenson, Shannon Watters, Grace Ellis, e Gus Allen e ilustração de Gus Allen e Casey Nowak. A mais recente aventura da HQ vencedora do premio Eisner apresenta, basicamente, uma história de amizade e representação feminina de um grupo de escoteiras, além de trazer criaturas fantásticas e sobrenaturais.
Banda Reunida é o quinto volume publicado no brasil e a publicação reúne as edições 17 – 20 da história. A narrativa acompanha um grupo de garotas chamadas Mal, Ripley, Molly, April, e Jo em mais um verão no acampamento lumberjanes para meninas da pesada. Porém, enquanto curtem suas férias juntas, o grupo de amigas acabam se envolvendo em uma complicada situação e terão que ajudar a restaurar uma amizade desfeita.
Como já diz o lema das Lumberjanes, a “Amizade é tops”, e é inclusive sobre isso que a história da HQ acompanha. Amizade é o tópico central dessa aventura, a vida ganha mais profundidade e leveza quando temos com quem compartilhar nossas felicidades e desafios. A interação humana é uma necessidade para a sobrevivência.
Enredo e Ilustração
Um dos principais objetivos do acampamento de escoteiras lumberjanes é de juntar um grupo de pessoas, que unidas vão conseguir superar desafios, enquanto, ao mesmo tempo, prepara essas meninas para a vida no mundo real. Muitas vezes, ainda muito injusto com as mulheres.
E é nesse contexto que a história se desenvolve, quando o nosso grupo de amigas se depara com algumas sereias que tiveram sua amizade desfeita após uma serie de eventos e confusões, e as escoteiras não pensam duas vezes e decidem ajudar a restaurar essa amizade.
Outro aspecto da obra que chama à atenção é a questão da representatividade feminina. E que por se tratar de um assunto complexo, a obra surpreendeu por conseguir lidar muito bem com esse tópico de uma maneira leve, conseguindo conversar bem, tanto com um publico mais velho tanto quanto um publico mais jovem, que ao final da história consegue ser tocante e, ao mesmo tempo, passa um ar reconfortante de otimismo.
As artes da obra possuem uma grande variação de cores, trazendo um mundo e personagens coloridos e vívidos. Os desenhos combinam muito com o tom da história, conversando de uma forma equilibrada com as situações e ambientações.
A palheta de cores utiliza tons mais quentes em vermelho e verde quando a trama se passa na natureza do acampamento e tons mais frios quando os cenários da história mudam para o ambiente aquático com as sereias.
Veredito
Lumberjanes Banda Reunida é uma obra leve e bem humorada que encanta por sua bela ilustração, mas principalmente pela forma como lida com amizade e representatividade. O leitor consegue se conectar com as personagens, se identificando muito bem com as situações e desafios que a obra traz, mantendo a atenção do público do começo ao fim. Apesar da obra parecer ser destinada ao público infantil, a história também consegue conversar com um público mais velho, justamente pela mensagem final que fica, sobre a importância de acreditar em si mesmo e das amizades em nossas vidas.
*Material de review cedido pela Devir Editora
Confira também: