Mass Effect é uma história especial. Sua lore é rica, seus personagens possuem defeitos e qualidades que os tornam reais, seus conflitos são complexos e de grande dimensão… e agora, podemos experienciar toda essa grandiosidade com gráficos atualizados com o Mass Effect Legendary Edition – além de outras vantagens.
Uma experiência unificada
Quando entramos no mundo de Mass Relays e políticas intergalácticas, nossos olhos são os olhos de Shepard – um protagonista totalmente customizável, desde sua aparência à sua personalidade, definida pelo sistema de Paragon e Renegade. Mass Effect Legendary Edition trouxe uma das mudanças mais necessárias para a experiência perfeita da trilogia: uma forma simples e efetiva de importar sua aparência, personalidade e escolhas entre os três títulos da franquia.
Parece algo simples, mas nem sempre foi assim. Com o remaster, carregar suas escolhas através da trilogia é um processo fácil e eficiente. Esse fator é essencial para o aproveitamento completo do jogo, já que vemos os efeitos das nossas escolhas ao decorrer da história.
Via Láctea em HD
É impossível falar de um remaster sem comparar os gráficos. Claro que a diferença mais visível é em Mass Effect 1, já que o jogo havia sido lançado em 2007, mas todos os três títulos estão mais polidos e modernizados. A diferença da iluminação e textura é notável ao comparar as versões antigas com o Legendary Edition.
Além do efeito estético, as alterações gráficas também vieram para corrigir a continuidade entre objetos e personagens dos três jogos, alteração notável principalmente nos personagens humanos, que tiveram as atualizações mais drásticas (e necessárias).
Uma alteração digna de nota é a foto da personagem Tali no quarto de Shepard, caso o jogador procure um romance com ela. Na versão original, fãs haviam criticado a desenvolvedora por utilizar uma foto de stock para representar a personagem (que está com o rosto sempre coberto pela condição de saúde que aflige sua raça). No Legendary Edition, finalmente tivemos a revelação do rosto de Tali, mostrando o novo cuidado da equipe com as modificações.
Controles atualizados
E a jogabilidade? Novamente, Mass Effect 1 é o jogo com as mudanças mais perceptíveis. O sistema de combate trouxe um layout inspirado nos seus sucessores, o que além de ajudar na continuidade também torna o jogo um pouco menos datado.
O nosso “amado” veículo Mako também teve alguns upgrades, tornando a experiência de explorar planetas e atirar nos Geth muito menos frustrante, apesar de ainda não ser perfeita. Menção honrosa também para a nova funcionalidade de pular as longas viagens de elevador!
Os dois outros títulos também tiveram algumas melhorias na mira e distribuição de munição, além de um rebalanceamento de inimigos e melhoria da IA que controla seus companheiros.
Como minha gameplay é focada nos pontos de história, dou ainda maior ênfase a mudança em Mass Effect 2 em relação a lealdade dos companheiros – o que antes requeria seus Paragon/Renegade points praticamente maximizados agora está mais balanceado e justo.
Apesar de incluir todas as DLCs de todos os jogos (com a exceção de Pinnacle Station, de ME1, que havia sido desenvolvida por um estúdio paralelo), o remaster não resgatou o modo multiplayer. Honestamente acredito ter sido uma remoção acertada, já que a maioria do público do jogo foca no seu modo campanha e não há grande procura pelo modo online.
Lost in translation
Infelizmente, Mass Effect Legendary Edition não chegou ao Brasil com ambientação em português. Essa falta certamente é um bloqueio para que possíveis novos jogadores possam experimentar o rico universo da trilogia, já que o principal atrativo do jogo é sua história.
Mass Effect… ainda mais legendário
Quanto ao enredo e trilha sonora, minha opinião não mudou – ou diria, melhorou. Como bem sabemos, o sentimento de nostalgia é poderoso, e quando aliado às épicas músicas, personagens inesquecíveis, momentos emocionantes e escolhas difíceis, tudo fica intensificado.
Até mesmo o controverso final da trilogia não afeta o desempenho da história, que demonstra o seu poder de prender o coração do jogador por meio desta humilde redatora que vos escreve – pois apenas de contar a experiência que tive a você, fico com o desejo começar uma campanha do zero e reviver as aventuras de Shepard.
Veredito
Mass Effect Legendary Edition agora tornou-se a forma definitiva de jogar a trilogia maestral da Bioware. A combinação de novos gráficos e gameplay melhorada, aliados às já memoráveis histórias da trilogia e DLCs, é perfeita para introduzir e capturar o coração de novos jogadores e trazer fãs de longa data de volta a Normandy e seu comandante. E claro, é a distração perfeita enquanto aguardamos novidades da franquia.
O jogo está disponível para Xbox One, PlayStation 4 e PC, com melhorias para Xbox Series X e Series S e PlayStation 5.
Key cedida por: EA Games