Lançado originalmente para PC (via Steam e GOG) em 01 de março, Heros of Hammerwatch chegou para Nintendo Switch em 30 de julho. O jogo foi desenvolvido e distribuído pela Crackshell. Ele se enquadra no gênero roguelike, pois as melhorias e itens obtidos durante a run são perdidos ao morrer. Os únicos itens que podem ser salvos entre uma exploração e outra são as moedas – pedras e ores – quando depositados em um local específico do mapa. Eles serão usados para a realização de atividades na cidade.

Com um visual pixelizado em 2D, o jogo é agradável e divertido. Que tal explorarmos um pouco mais de suas características?

Personagem

Logo de inicio, o jogador irá escolher com que personagem jogar optando por seu tipo, sendo inicialmente três possibilidades e os demais desbloqueados durante a gameplay. Também podem ser escolhidas a aparência – ou cores da roupa – do personagem escolhido. Um ponto positivo no jogo é a sua jogabilidade. Ela é feita de forma bastante simplista, mas extremamente eficiente.

O alvo é o desafio

Desde a primeira exploração o jogo deixa claro que seu objeto é o desafio de entender o mapa gerado, os inimigos nele presentes e com qual personagem você se adéqua mais. Assim, não são apresentados personagens marcantes ou uma história mais elaborada. De forma alguma isso é um problema, pois não é sua proposta e isso é explícito.

Exploração

Dentro da exploração temos mapas gerados de forma procedural com dificuldades que vão aumentando a cada novo patamar alcançado. Os desafios se limitam a três aspectos: maior quantidade de monstros, inimigos mais resistentes e fortes e armadilhas – que podem guardam itens interessantes – que aparecem com mais frequentes.

Em relação aos inimigos e armadilhas, a progressão funciona como o esperado para o gênero, porém os mapas podem se tornar um pouco repetitivos, mesmo com as mudanças de formatos e tamanhos nas diferentes tentativas. Também não é incomum encontramos pontos dos mapas que apresentam muitas armadilhas e nenhuma recompensa. Isso pode ser uma falha na geração que pode desanimar o jogador a explorar o mapa por completo e fazendo com que ele evite as áreas com armadilhas. Os inimigos possuem habilidades variadas e mesmo conhecendo como atacam vale a pena pensar em quais devem ser seus alvos primários. Os chefes são interessantes e trazem batalhas diferenciadas pelas suas mecânicas únicas.  

Veredito

Heros of Hammerwatch é bom jogo, tem um visual simpático e uma jogabilidade muito gostosa e fácil. Apesar de repetitivo no aspecto dos mapas, o jogo pode te prender por horas ao incentivar a sempre melhorar e passar pela parte que antes era um problema. Para os fãs do gênero é sem dúvida uma indicação certa, para os jogadores mais casuais será uma experiência agradável.

NOTA: 3,5/5

Cedido por: CrackShell, Surefire.Games