O jogo Curse of The Dead Gods foi lançado em 03 de março de 2020 em acesso antecipado para as plataformas Xbox One, Playstion 4 e PC. Desenvolvido pela Passtech Games e distribuído pela Focus Home Interactive, o game apresenta uma jogabilidade com câmera isométrica,com o estilo de ação e roguelike com um variedade de itens e inimigos bastante grandes.
Certeza que quer entrar ai?
Na pele de um explorador, o jogador encara o desafio de buscar riquezas e poderes em um templo escondido. Porém, a exploração do local irá exigir bastante empenho, pela grande quantidade de inimigos, e também sacrifícios. Na exploração é recorrente que maldições atinjam o explorador, assim, exigindo sacrifícios em troca de poder. Munido de duas armas, uma tocha e diversas possibilidades o jogador se aventura pelo templo.
A exploração acontece com o uso da tocha para iluminar a passagem e ascender determinados pontos das salas e duas armas. Inicialmente, uma de curta e outra de longa distância, mas que podem ser trocadas durante a gameplay. Também podem ser adquiridas habilidades que normalmente ajudam o jogador, porém podem trazer consequências negativas para o personagem. É importante ressaltar que o uso e controle é recomendado, pois por mais que seja possível fazer uso do mouse, o controle traz um maior conforto e precisão para as ações.
Durante a exploração você pode morrer de duas maneiras: perdendo vida e preenchendo a barra de corrupção. A vida é perdida ao ser atingido por inimigos e armadilhas, porém a corrupção pode avançar com ataques de inimigos mágicos e até mesmo com ações como abrir portas e recuperar vida. Sendo a recuperação de vida e a diminuição da corrupção recursos escassos durante a gameplay.
Muitas armas, inimigos e armadilhas
Um ponto muito positivo no game é a variedade de itens, inimigos e salas que podem ser exploradas. Os itens possibilitam as mais diferentes estratégias e se adequam bem ao estilo do jogador. Os inimigos apresentam sequencias de movimentos e velocidades diferentes, também dependendo da quais tipos estão no ambiente, o jogador deve se adaptar para derrota-lós. Atenção! Muito cuidado com os ataques roxos, pois eles enchem sua barra de maldição e podem afetar o personagem negativamente.
Os cenários são gerados de maneira procedural, assim, ao morrer e retornar à entrada do templo o caminho seguido terá padrões de salas e inimigos diferentes da jogada anterior. Se não bastasse os inimigos, as salas também podem ser repletas de armadilhas, como de espinhos e de fogo, fazendo com que a atenção seja essencial ao explorar. Um ponto bastante interessante é que, em sua maioria, as salas são escuras e possuem pontos para que fogueiras sejam acesas. Assim, fazendo uso da tocha, que também pode ser usada como arma, é aconselhável ascender os pontos para visualizar de forma mais clara o posicionamento dos inimigos. Isso também pode ser utilizado de forma estratégica para chamar a atenção de inimigos por etapas, “facilitando” o combate em alguns ambientes.
Visual, câmera e movimentação
Com um visual bastante polido, o jogo impressiona por estar em acesso antecipado. Assim, podendo receber mais melhorias no futuro, como também, mais armas e oponentes. Tais adições trariam ainda mais riqueza para a variedade do game e possibilidades de estratégias.
Em relação a sua movimentação, o jogo está bem preciso. Sua mecânica de rolagem e combate (curta e longa distância) funcionam muito bem e a câmera, que remete aos clássicos jogos de dungeon crawler, pega o tanto necessário do cenário para manter o mistério e desafios do ambiente. A aplicação de luzes e sombra também está muito bem feita, sendo não só um aspecto visual, mas uma das mecânica que podem influenciar a jogatina e ser manipulada por maldiçoes.
Curse of the Dead Gods é muito divertido e prende a atenção do jogador pelas suas batalhas e desafios frenéticos. O design dos personagens e ambientes são impressionante, mas não só o visual impressiona, pois a variedade de inimigos e possibilidades de combinação dos elementos geram as mais diferentes salas, assim, tornando cada gameplay única. A característica roguelike do game passa um senso de progressão estimulante ao ter boa curva de aprendizado e conseguir refletir a experiencia que o jogador vai adquirindo na exploração.