Desenvolvido pela Piotr Wolk em conjunto com a Star Drifters, Danger Scavenger é um shooter roguelike de exploração com uma temática cyberpunk. A história do jogo é relativamente simples: a inteligência artificial A.I.O.N.E. tomou conta de todas as máquinas, fazendo-as se rebelarem contra seus mestres, permitindo que cinco megacorporações dominem tudo o que desejarem. A missão do jogador (dos Scavengers) é explodir qualquer máquina em seu caminho para livrar o mundo das megacorporações malignas.
Início
Após uma pequena cena de introdução, o jogo começa na base dos scavengers. Aqui o jogador escolhe com qual personagem quer jogar – inicialmente apenas um está disponível, mas conforme o jogo avança, mais scavengers são liberados (até o momento são quatro), cada um com diferentes habilidades. Aqui também é permitido escolher uma arma para o personagem utilizar, que também varia à medida que o nível do scavenger for aumentando.
Mecânicas e Itens
Uma vez feitas as escolhas, o jogador parte para um dos edifícios do jogo – que são as fases (um total de cinco) do game, dividas em andares (dungeons). Existem alguns tipos de andares, que indicam os tipos de inimigos que o jogador encontra em cada um deles: combat, hacking room, lasers, grenade, machine guns, elite, entre outros. O que muda em cada andar são os tipos de inimigos e a dificuldade, sendo possível fazer a melhor escolha para o scavenger escolhido.
Vários itens estão disponíveis em baús dentro dos andares, sendo de três tipos: amarelo, que contém munição para as armas; azul, que contém itens para melhorar o status do personagem; e vermelho, que contém armas. Existem variados tipos de armas, como metralhadoras, pistolas, canhões, lança-chamas, além de armas de curto alcance, como katanas, bastões e até uma frigideira – tudo para tornar a personalização a maior possível.
Os itens para melhorar os status estão disponíveis tanto nos baús quanto nas lojas existentes em alguns andares e também são vários: patins que aumentam velocidade, chapéu que melhora pontaria, robôs auxiliares para ajudar no tiroteio, fichas que diminuem os preços dos itens nas lojas – falando em lojas, nelas é possível comprar até três itens gastando como dinheiro pedaços de sucata adquiridos ao derrotar as máquinas e quebrar partes do cenário.
Combate
O combate em Danger Scavenger é frenético, e isso acontece por dois motivos principais. O primeiro está nas diferenças entre os personagens – enquanto o primeiro scavenger disponível é o mais balanceado, com capacidade de rolamento e uma boa quantia de vida, o segundo é mais veloz, mas com menos vida. Outro tem mais apetrechos, mas é mais lento e não tem o rolamento. Então aprender a jogabilidade de cada um dos scavengers é um desafio.
O segundo motivo são os próprios inimigos do jogo – eles não param. Em alguns momentos o jogo parece ser um bullet hell, de tantas balas que estão na tela. Aprender a desviar é crucial para não ser morto logo no primeiro edifício.
Chefões
Após conseguir passar pelo verdadeiro inferno que os andares inferiores podem ser, o jogador chega no último andar do edifício, onde está o chefe – uma grande máquina que representa cada megacorporação do jogo. Cada chefe tem um padrão único, que não é muito difícil de enxergar – o que é difícil é conseguir desviar dos múltiplos tiros, bombas, robôs que explodem quando tocam o personagem, ondas de energia, etc.
Após conseguir vencer o chefe do edifício (depois de um tempo bem longo, provavelmente), a próxima área é liberada. Cada edifício tem um tema específico, que reflete no cenário, nas máquinas e na trilha sonora, que se mantém ótima o tempo inteiro.
Veredito
Apesar do cyberpunk ser uma estética muito comum nos jogos de hoje, talvez até saturada, ela se encaixa muito bem na proposta do game. As mecânicas dão ao jogador uma sensação verdadeira de progresso, que depende puramente do aprendizado e das habilidades, e não de itens. Apesar de ainda estar em acesso antecipado, é um jogo excelente, principalmente para quem é fã do gênero roguelike. Danger Scavenger já está disponível para PC via Steam, com previsão de lançamento para as outras plataformas no final de 2020.