Outriders, jogo desenvolvido pela People Can Fly e distribuído pela Square Enix, ganhou muitas novidades em uma live que ocorreu no dia 24 de fevereiro. Só lembrando que aqui no Mega você encontra uma entrevista com a equipe de desenvolvimento. Entre os anúncios estavam o lançamento da demonstração do game e uma série de controles personalizado para Xbox Series X|S. Além disso, foi mostrada uma comparação bastante explícita das diferenças do jogo em cada uma das gerações.
A demonstração está disponível para todos os jogadores gratuitamente e é uma ótima oportunidade para se ter um primeiro contato com o game e conferir se ele te agrada ou não. Em relação a suas plataformas, ele será lançado para Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC e Google Stadia em abril de 2021. Agora, que tal detalharmos um pouco mais os elementos apresentados na demonstração?
Enredo
O enredo do game nos apresenta um universo em que a Terra foi esgotada e se tornou um lugar inabitável. Buscando um novo planeta para morar, uma nave leva parte da população, militares e os Outriders, que são mercenários e tem a função mais específica de explorar o novo planeta e estabelecer locais seguros. A primeira vista tudo ia bem no novo planeta, inclusive, apresentando condições bem semelhantes à da Terra. Esse conjunto de fatores fez com que fosse dada a ordem para a nave com todos os tripulantes fossem levados para lá.
Entretanto algo estranho aconteceu, pois um estranho fungo apresentou uma ameaça à vida e tempestades cósmicas se tornaram cada vez mais frequentes. Tal situação nos leva ao nosso personagem, pois ele estava na primeira incursão e foi atingido em uma destas tempestades, enquanto outros eram dilacerados. Ferido, com muitos mortos em campo e sem muitos recursos, suas condições o levaram a ser colocado em sono criogênico.
Após 30 anos ele é acordado em meio a uma guerra. Desnorteado, o personagem é capturado por um dos grupos que guerreiam e é mantido como prisioneiro. Após se livrar do grupo que o aprisionava ele descobre seus poderes e é chamado de divergente, também encontrando o personagem Seth. Por algum motivo, ser um outrider e divergente torna nosso protagonista mais especial, assim, sendo levado para uma cidade que lutava contra os homens que estavam o aprisionando. Neste local ele encontra velhos parceiros de batalha e se dispõe a lutar com eles para desvendar os inúmeros mistérios daquele planeta.
Gameplay
A demo pode ser completada em aproximadamente duas horas, apresentando um inicio mais linear e posteriormente dando um gostinho das missões que serão encaradas no jogo completo. Além das missões principais apresentadas no prologo, também há uma missão secundária, onde é introduzida uma criatura gigantesca e misteriosa. Na cidade, que serve como um hub, já experimentamos a compra de equipamentos e conversas com npcs que podem levar a tramas secundárias
Os jogadores que jogaram Gears of war: Judgement irá reconhecer muitas mecânicas utilizadas para o combate de Outriders, já que a responsável pelo desenvolvimento também foi a People Can Fly. Assim, elementos como coberturas em tiroteios, tempo de recarga e cadencia da armas são bastante parecidos com o spin-off da saga Gears. Porém, cada escolha inicial de poderes acrescenta três habilidades distintas, o que dá um diferencial muito grande para a jogabilidade ao incrementar o elemento estratégico.
Graças as diferentes habilidades e uma vasta árvore de evolução, o modo multiplayer ganha um componente cooperativo enriquecido. Isso faz com que diferentes composições de time tornem as resoluções dos combates bastante personalizadas pelas funções que cada membro pode exercer. Quando se joga solo a dificuldade de encarar algumas situações se torna nítida, assim, mostrando a falta que outro jogadores fazem. Por exemplo, quando se joga de piromante, personagem de média distância, se percebe que um personagem mais bruto na linha de frente ou um suporte de longa distância seria muito bem vindo.
Os inimigos são inicialmente fáceis, mas com o aumento do nível do personagem e avanço das missões, eles também se tornam mais fortes. Na demo temos contato com soldados comuns de diferentes níveis, generais e divergentes. Os generais são mais resistentes e podem ou não apresentar poderes. Já os divergentes apresentam poderes e para enfrenta-los é preciso mudar a sua tática de batalha. Eles poderão ser considerados como Boss, exigindo que os jogadores prestem atenção quando seus golpes especiais serão executados para que possam ser anulados ou evitados.
O que esperar?
Outriders traz uma demonstração bastante completa, divertida e com visual bem bonito. O início apresentado consegue imergir o jogador e fazer ele ficar curioso para os mistérios do planeta em que está. Assim, podemos esperar um jogo de ação frenético em que ficar na cobertura não é uma opção por muito tempo, uma história interessante e com muito potencial de ser expandida por se passar em um mundo aparentemente vasto. Além disso, o modo multijogador é um dos destaques pela elaboração estratégica que ele incrementa.
Outriders será lançado para Xbox One, Xbox Series X|S, PlayStation 4, PlayStation 5, PC e Google Stadia em 01 de abril de 2021. A demonstração já está disponível para download nas lojas das respectivas plataformas.