A primeira expansão de Outriders chegou e o Mega pode conferir Worldslayer e descobrir todos os segredos e novos personagens da expansão.

Worldslayer é uma expansão de Outriders em todos os sentidos. Um novo capítulo para a campanha é adicionado que se liga diretamente no final do jogo base, há novos sistemas de progressão com os pontos Pax, níveis de Ascensão, Apocalypse tiers agora tomam o posto de World Tier e também um novo endgame.

Uma curta campanha

Em Worldslayer descobrimos que a anomalia de Enoch está em constante expansão e cabe ao protagonista descobrir uma forma de evitar a extinção do que sobrou da humanidade enquanto lida com a aparição de Ereshkigal, a comandante de um grupo de resistência que se opõe ao time do protagonista e acredita que tudo deveria ser consumido pela anomalia.

A nova campanha dessa expansão deixa um pouco desejar: não há side-quests como havia no jogo original, há um ponto de virada muito anticlimático na metade da história onde o protagonista só decide resolver tudo a força e a nova vilã, que é a cara dessa expansão, acaba sendo uma personagem extremamente rasa, com poucas aparições durante a história e sempre com a mesma atitude caricata de superioridade. 

A história ainda tem aquele ar de filme de ação B dos anos 80 e 90 “tão ruim que fica bom” e há um argumento a ser feito que o uso dessa vilã se encaixa muito bem nessa vibe, mas não muda o fato que o papel que ela desempenha na história é bem decepcionante e Outriders, nem mesmo em Worldslayer, alcançou o “que fica bom” e permanece só ruim. A história do jogo ainda é um obstáculo até o gameplay.

Contudo, uma nova personagem introduzida nessa expansão trás de volta um pouco do brilho para a campanha da expansão, instigando o jogador a conhecer mais sobre um povo ancestral que habitou Enoch muito antes da anomalia existir. 

É uma pena que a campanha de Worldslayer dure apenas 6 horas aproximadamente. A maior parte desse tempo é ocupado com gameplay de missão em missão e não há muito tempo para explorar o personagem da comandante Ereshkigal (não que houvesse muito a ser explorado)e esse lado mais histórico do planeta Enoch.

Progressão e novos sistemas

A partir do momento que a expansão começa, 3 novos sistemas de progressão irão te acompanhar. 

Pontos Pax são semelhantes ao seus pontos de níveis do jogo base, eles serão obtidos naturalmente enquanto você avança na história da expansão e poderão ser utilizados em uma árvore de habilidades complementar separada da sua árvore de habilidades principal do jogo base.

Pontos de Ascensão é o que irá tomar o lugar da sua progressão padrão de níveis por experiência, e com 200 sendo o nível máximo, você irá poder distribuir todos esses pontos em 4 grupos diferentes de habilidades que irão fornecer pequenos buffs ao seu personagem e que podem ser redistribuídos a qualquer momento. 

Apocalypse Tiers toma o lugar deixado pelo sistema de World Tier, tornando cada desafio mais difícil, porém com maiores chances de recompensas de um nível mais alto de raridade. Isso casa bem com a chegada de “equipamento Apocalypse” que são um tipo de equipamento especial dessa expansão que adiciona um terceiro slot de mods que não podem ser alterados, é o tipo de equipamento que motiva o jogador a grindar só um pouco mais para obter a build perfeita. 

Loop de gameplay e Endgame

Outriders funciona com um simples loop de gameplay onde você chega em uma nova área, uma horda de inimigos aparece para serem eliminados e você prossegue para a próxima área onde irá fazer a mesma coisa. Contudo, o conteúdo presente em Worldslayer é claramente desenhado para o multiplayer de 3 jogadores, e isso pode acabar resultando em situações que podem parecer sufocantes e injustas quanto mais você se aproxima do que seria o conteúdo endgame e quanto mais avança em Apocalypse tiers caso você jogue sozinho. Vários inimigos tem a capacidade de empurrar o jogador ou interromper suas ações e jogando solo todas as ondas de inimigos são focadas no único jogador presente e diversas vezes eu me encontrei em uma situação onde eu fui preso por todos os lados.

O conteúdo endgame principal do jogo, o Desafio de Tarya Gratar é o que poderia ser classificado como um Rogue Lite. Você define uma quantidade de salas pelas quais vai percorrer e você tem um número limitado de tentativas de completar o desafio. Cada sala irá te recompensar com um tipo específico de peça de equipamento, o que alivia bastante a dor de cabeça dos jogadores que gostam de grindar pelas peças perfeitas para a sua build.

Apesar de ser bem trabalhoso e difícil, é possível completar os desafios de Worldslayer sozinho nos níveis mais altos das Apocalypse Tiers , mas esse é o tipo de experiência recomendada só a quem quer um real desafio de paciência e perseverança.

Um ponto onde o combate de Outriders realmente evoluiu do jogo base é o design de encontros. Em Worldslayer temos batalhas em alto mar onde saltamos de um barco para o outro em meio a ação e até sequências retiradas diretamente de filmes de terror com vilas fantasmas infestadas de inimigos.

Um pequeno incômodo presente no lançamento original de Outriders no PS4 e que persiste em Worldslayer é um leve delay em todos os elementos relacionados a menus e interativos com a mira/cursor. Em gameplay isso não é exatamente um problema porque a assistência de mira ajuda bastante, mas o gerenciamento dos seus itens pode se tornar uma tarefa bem mais tediosa do que deveria.

A localização em português-brasileiro do jogo é, talvez, o ponto mais forte de Outriders. Várias vozes familiares entregam uma boa performance dada as devidas proporções e a tradução dos menus tinham no máximo uma ou outra instância onde uma palavra não havia sido traduzida ou um verbo não estava sendo usado de forma adequada. 

Veredito

No fim das contas, Worldslayer não adiciona tanto assim ao núcleo de Outriders. O gameplay de Outriders continua divertido como sempre e Worldslayer adiciona tanto possibilidades para novas builds especializadas quanto novos desafios para o endgame. Qualquer coisa relacionada a história você pode ignorar que provavelmente você não vai estar perdendo nada. Pule as cutscenes e aproveite o espetáculo.

Outriders Worldslayer está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Stadia e PC via Steam e Epic Games Store.

*Chave para review concedida pela Square-Enix

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Localização
Design
outriders-worldslayer-criticaWorldslayer é uma boa continuação de Outriders quando se trata de conteúdo endgame, possibilidade de builds e o design de encontros se tornou bem mais empolgante que o jogo base. Contudo isso ainda não redime a tentativa de campanha que existe antes do endgame começar.