Anunciado em 20 de janeiro de 2025, Death Howl – desenvolvido pela The Outer Zone e publicado pela 11 bit studios – será lançado no final do ano, mas com demonstração já disponibilizada para PC (via Steam). O título traz uma proposta diferente e ousada ao mesclar deck building, combate tático e souls like, que chama a atenção não só por sua ideia de gameplay, mas também pela sua temática mais pesada e visual pixelizado bem trabalhado.
Já jogamos a demonstração, então vem conferir nossas impressões do game!
Narrativa e Visual
Começando pelo seu enredo base, o game mostrará uma mãe desesperada que vai até o reino dos espíritos para resgatar seu filho recém falecido. Em seu caminho ela enfrentará diversas criaturas que tentarão impedir seu avanço, ainda mais por ela não fazer parte daquela esfera.
No que pudemos conferir na demo, o visual combina com a narrativa dramática ao carregar em cores escuras e pouco vibrantes, também acertando em sua soundtrack mais melancólica. A pixel art está bem feita, sendo dado destaque para as criaturas que enfrentamos e seus designs ameaçadores. Apesar de muitas delas serem animais, a forma com que estão retratados indica algo distorcido e com aspectos monstruosos.
Mescla de gêneros
A ambientação de Death Howl se destaca, porém sua gameplay pode levantar muitos outros questionamentos. Por exemplo, como encaixar elementos souls em um deck build? Bom, essa pergunta é respondida de forma muito prática: batalhas com inimigos desafiadores em que a personagem não apresenta muita vida e o posicionamento da protagonista no tabuleiro se torna essencial. Desta forma, identificar padrões de movimento dos inimigos e usar suas cartas de forma otimizada tornam os seus turnos mais eficientes com uma abordagem souls desafiadora.
Quando falamos do deckbuilding consideramos os espólios da batalha. Ao derrotarmos os inimigos, eles irão derrubar recursos que são utilizados para a construção de cartas, essas que podem fornecer desde ataques (curta, média e longa distância) até escudo para aguentar mais pancadas dos inimigos. Para abaixar as cartas os jogadores possuem uma quantidade de recursos – inicialmente cinco – que são renovados toda a vez que se inicia a rodada do jogador.
Pelo que pode ser visto na demo, as cartas são variadas e a interação entre elas, bem como as dinâmicas de combate, funcionam bem e podem proporcionar diversas estratégias. Por exemplo, podemos adotar uma postura mais defensiva, gerando escudo e jogando cartas que tem seus custos reduzidos pela quantidade de proteção que possuímos.
Impressões
Death Howl apresenta uma proposta nichada, ambiciosa e muito promissora pelo que pudemos conferir na gameplay. Sua narrativa se apresenta de forma interessante e os elementos mais mórbidos do universo proposto são representados de forma impressionante com o visual escolhido.
Agora, resta aguardar o lançamento do jogo completo para mais inimigos bizarros que iremos enfrentar e quais outras combinações de estratégia teremos acesso. Sem dúvida, um título que vale a pena estar em nosso radar!
*Chave para análise enviada para PC pela 11 Bits Studios