Entre os dias 14 a 16 de fevereiro ocorreram os testes de servidor do novo game da From Software, Elden Ring Nightreign. O título chamou a atenção por trazer diversos elementos de Elden Rign e adicionar fatores como o multiplayer PVE com gameplay voltado para o roguelike. A convite da Bandai Namco, pudemos conferir como o game está e ficar mais por dentro das mecânicas e demais elementos que estarão presentes no jogo que será lançado em 30 de maio de 2025.
Elementos da gameplay
Como mostrado no anúncio, e pode ser experimentado no teste, o game pega a base da gameplay de Elden Ring quando o assunto é combate, inimigos e itens, trazendo também a questão de carregar itens consumíveis e diferentes armas (três em cada mão). Fora isso, Nightreign também herda parte dos mapas por se passar em regiões que se assemelham a Limgrave.
Nos demais aspectos, o título abraça o roguelike multijogador focado no PVE, que também adiciona elementos de battle royale. Sendo sua dinâmica básica estruturada em dias, iremos passar por ciclos de dias e noite em que durante o dia buscamos itens e enfrentamos mini-chefes. Já a noite, o mapa é tomado por uma chuva letal que limita nosso espaço até chegarmos na área do respectivo chefe. Após a terceira noite somos colocados em confronto com o boss final. Assim se encerrando uma run caso o jogador não morra e perca a missão.
Perder a missão só é possível quando os três jogadores morrem. Caso contrário, nosso personagem pode ser levantado ou retornar para uma fogueira para então buscar seus colegas de equipe e retomar a batalha. Essas mudanças ficaram bastante interessantes e funcionais, permitindo combates desafiadores contra chefes ao mesmo tempo que dá mais chances aos jogadores. Além disso, o PVE proporciona a construção de estratégias a partir da combinação dos personagens.
Personagens e evoluções
Em Nightreign é apresentado uma estrutura fixa de personagens para o jogador. Ao todo serão oito opções, estando quatro disponíveis no teste de servidores. Separados em classes, cada um deles já possui equipamento inicial e atributos distribuídos. Por mais que muitos jogadores gostem de distribuir seus pontos e fazer suas builds em jogos souls, aqui temos este aspecto limitado em prol de uma gameplay mais ágil e dinâmica, isso porque o jogador deverá escolher sua classe e já fazer o match da partida.
A ausência da distribuição de pontos não significa que não iremos evoluir durante a run. Como em qualquer roguelike, nosso personagem poderá ficar mais forte, aqui no caso, realizando upgrades de nível nas fogueiras espalhadas pelo mapa. De forma mais limitada – como é a escolha inicial do personagem – o uso das runas colhidas na exploração são aplicadas diretamente no nível, que ao subir irá fortalecer os atributos principais de sua classe.

Essa mecânica de evolução de personagem funciona bem e é recompensadora, pois proporciona a velocidade necessária para uma exploração otimizada do mapa, dando mais tempo para a busca de melhores equipamentos para os desafios que serão enfrentados na noite. Unindo o que foi descrito anteriormente, temos um jogo que claramente se aproveita dos elementos da franquia Souls, porém de uma forma que traz um ar de renovação.
Mas bom, não é possível personalizar nada? O que ganhamos com a run? Este ponto é o que torna personalizável o seu personagem, pois após o final do ciclo são ganhos recursos para craftar itens que melhoram de forma permanente o personagem no qual ele foi aplicado. Este ponto é o que promete diferenciar os jogadores e ser recompensador ao permitir otimizar suas classes preferidas.
Teste de Servidores
De forma geral, os períodos de testes de Elden Ring Nightreign funcionaram bem para as três plataformas na qual foi disponibilizado, Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC. O problema mais gritante ocorreu no dia 14 – e especificamente no PS5 – devido a questões da PlayStation. Nas demais plataformas este horário foi bem tranquilo. Após a normalização do PS5, o teste pode ser executado normalmente.
Pudemos jogar tanto no Xbox Series como na versão do PS5, sendo o jogo executado de forma rápida e com pareamento de partidas que não deixaram a desejar. Como pode ser visto no jogo, será possível criar partidas privadas com a utilização de salas com senhas para até dois amigos. Entretanto, o recurso não estava disponível no teste disponibilizado.

Impressões
Elden Ring Nightreign se mostrou um jogo bastante promissor e que incentiva a repetição em seu ciclo de gameplay. A existência de personagens arquetípicos prontos e com evoluções em atributos pré-estabelecidos não só auxilia jogadores novos, mas também proporciona a dinamicidade e velocidade que é exigida para sincronizar elementos como exploração e combate. Visualmente o jogo está bonito e foi fácil encontrar partidas. Os itens e habilidades permitem a personalização em nível superficial, porém suficiente para a experiência que o jogo propõe.
Agora, basta esperar o lançamento para conferir como irão funcionar os outros personagens e como os itens ganhos nos finais das runs irão impactar no longo prazo. Assim, fica uma boa impressão do jogo, podendo chamar a atenção e agradar a um público ainda mais amplo que Elden Ring pela proposta multijogador.
*Chave para teste enviada para Playstation 5 pela Bandai Namco