Red Wings: Aces of the Sky lançou em 13 de outubro de 2020, sendo desenvolvido e distribuído pela All In! Games. Ele está disponível para as plataformas PC (via Steam), Xbox One, Nintendo Switch e Playstation 4. Resgatando um estilo arcade de gameplay, o game foca em uma jogabilidade simples e um visual cartoon.
Momento histórico
A primeira guerra mundial começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O confronto foi centrado na Europa e colocou em lados opostos a Tríplice Entente (Reino Unido, França e Rússia) contra a Alemanha e a Áustria-Hungria, originalmente chamadas de Tríplice Aliança e com participação da Itália. Neste cenário, o jogador cumprem missões em ambos os lados pilotando diferentes tipos de aviões e realizando atividades de circuitos.
A gameplay
Um aspecto interessante do game é a sua simplicidade. Enquanto muitos jogos de aviões buscam a complexidade, Red Wings simplifica e torna os comandos acessíveis. Também encontramos um pouco de gerenciamento na gameplay, pois temos que prestar atenção na quantidade combustível da nossa máquina. Para recarregar e recuperar os danos causados há balões espalhados pelo cenário. Falando em cenários, e no visual do jogo como um todo, eles se apresentam no estilo cartoon e são interessantes.
Os aviões apresentam uma boa variação visual, porém seus atributos não se refletem na jogabilida de forma significativa. Assim, o que realmente faz diferença e acaba atuando na modificação da gameplay de forma geral é a evolução no livro de habilidades. A evolução permite diminuir tempo de espera de ataques, aumentar o dano, quantidade de aliados quando é realizado ataques em conjunto, entre outros.
Modos de jogo
O game apresenta entre seus modos de jogo a história, multiplayer local e formas de batalha contra CPU (waves e 1×1). Entretanto, o modo história peca pela repetição ao tornar as missões de ambos os lados iguais trocando apenas as posições de uma situação de ataque por defesa. Entre as missões de batalha os jogadores devem cumprir circuitos cuja limitação é o combustível que diminui de forma acelerada. Porém, a variação de gameplay é utilizada exaustivamente.
Veredito
Red Wings: Aces of the Sky resgata as principais mecânicas do estilo arcade. Entre seus pontos fracos está à similaridade entre os aviões, que mesmo com atributos e aparências variadas, não apresentam uma diferença significativa na prática. Além disso, as missões são repetitivas. Já entre os aspectos positivos se destaca o visual e o controle do avião, estes são fáceis e acessíveis a diferentes nichos de jogadores. Mas vale a pena? Sim, pode não ser jogo que te prenderá por horas e horas, mas que será divertido de forma casual ou com amigos.