Revita chegou em 03 de março com uma proposta de jogo roguelite de plataforma 2D. Apresentando um visual simpático, o game desenvolvido pela BenStar e distribuído pela Dear Villagers, traz ideias interessantes e uma gameplay cativante. Ele está disponível para PC (via Steam). Agora, que tal conversarmos um pouco sobre o game e suas características?
Uma história misteriosa
Em seu enredo o jogador controla um garoto sem nome que escala uma torre em busca de suas memórias perdidas. A cada morte ele retorna do inicio da primeira torre, conversa com personagens e lembra de sua tentativas anteriores. De estação em estação, o personagem busca respostas escalando a torre, enfrentando inimigos e chefes poderosos. A história pode não ser das mais originais, porém desperta a curiosidade do jogador e motiva novas tentativas.
Estilo e Upgrade
O game tem uma gameplay baseada no estilo plataforma rouguelite em que o update das habilidades é baseado no sacrifício de vidas do personagem. Primeiramente vale separar o update do cenário do que é realizado no personagem, pois cada um tem durações diferentes.
As melhorias no personagem são temporárias, ou seja, assim que uma run é finalizada ele volta a seu dano e velocidade base. Durante a exploração, enquanto subimos os andares, encontramos itens de melhoria ao matar inimigos, em baús e nas estátuas de update. Para abrir as estátuas e baús é necessário sacrificar pontos de vida, o que é uma faca de dois gumes ao ajudar na evolução do personagem e ocasionar a redução da vida. A mesma pode ser recuperada enchendo barras que são preenchidas com a eliminação de inimigos.
Diferente do upgrade do personagem, o cenário sofre mudanças duradouras. Ao finalizar a run, uma quantia de pontos é contabilizada e estes podem ser usados nos personagens da primeira estação, ou no ferreiro, para a adição de novos elementos que te ajude no caminho. Em alguns trechos será necessário gastar pontos de vida para liberar personagens que estão presos, o que pode contar como um investimentos para futuras tentativas.
Gameplay rápida e divertida
No quesito gameplay, a movimentação rápida e a boa exploração vertical e horizontal dos cenários são destaques. Os tiros possuem o alcance certo para incentivar o jogador a navegar pelo cenário e buscar o melhor ponto de ataque. Além disso, a esquiva é um recurso prático e limitado na proporção certa, sendo uma forma segura, com imunidade durante a ação, mas que ao mesmo tempo traz um senso de estratégia ao forçar o jogador a utiliza-la no momento certo.
A cada run as salas e inimigos são gerados de forma randômica dentro da temática proposta para a torre explorada. De inicio não há muitos desafios, porém a partir da segunda torre o jogador já se depara com inimigos mais diferenciados e um aumento da dificuldade. O mesmo vale para os chefes, que inicialmente parecem muito simples, mas que ganham ataques variados e se tornam mais desafiadores. Entretanto, a dificuldade pode ser superada com sucessivas runs em que o jogador entende os inimigos e como lidar com eles.
Veredito
Revita é visualmente simpático, com um enredo que desperta a curiosidade e controles fáceis de aprender. Mesmo sendo geradas de formas procedurais, suas salas se repetem com uma certa frequência e isso pode ser um pouco enjoativo. Os inimigos são variados e desafiadores e o game apresenta um trabalho sonoro competente de forma geral. A evolução proposta em alteração de cenários e personagem adiciona um elemento bem interessante ao game. Além disso, evoluir o personagem sacrificando vida dentro da run é uma boa ideia para despertar a atenção nas ações dos jogadores.
Cedido por: Dear Villagers