Em seu quarto jogo, com uma nova versão, Rune Factory 4 Special chega ao Nintendo Switch com algumas novas adições oito anos após seu lançamento no 3DS . Nessa mistura de elementos que você pode combinar durante o jogo, cria uma fórmula para lá de viciante com uma simulação agrícola.
O JOGO
Além de cultivar e criar, você também se aventura pela cidade de Selphia após o seu personagem ser banido do céu e perder a memória durante o processo. É ai então que o jogador conhece o Dragão Nativo, Ventuswill, e através de uma série de pequenos contratempos, são apontados como o novo príncipe ou princesa. Seu papel como recém-membro da realeza é conquistar a confiança das pessoas que vivem na cidade, ganhando assim pontos de príncipe ou princesa durante o processo.
Embora Rune Factory 4 Special possa ser comparado com Stardew Valley e Harvest Moon, o jogo ainda tem sua própria identidade, fazendo com que você possa cultivar diversas flores e plantas e claro, criar monstrinhos, como Cluckadoodles e Woolies podendo até mesmo coletar produtos deles.
O game também consegue oferecer uma experiência extremamente aberta desde o início, garantindo controle –quase- total sobre o que você deseja fazer em um determinado dia. Vale ressaltar que não há respostas certas ou erradas sobre o que você deveria fazer. Habilidades clássicas como pesca e culinária, além de misturar remédios, forjar armas e fabricar armaduras também estão presentes em Rune Factory 4 Special.
Mas não vá pensando que é fácil, você como jogador deve desenvolvê-las ao longo do tempo através da prática; aprendendo diversas receitas –contando com a sorte- ou comendo pão de receita. Sem dúvidas a habilidade mais legal dentre todas é cozinhar, devido a grande “elaboração”, você sempre precisa obter equipamentos diferentes, como frigideira, faca e forno, para fazer receitas diferentes.
CONSTRUA E DESENVOLVA SUA RELAÇÃO
Um dos pontos fortes de Rune Factory 4 Special é a construção de relacionamento, que envolve conversas diárias com os moradores para dar-lhes presentes a fim de aumentar sua amizade, e desenvolver possíveis romances que eventualmente podem se tornar em casamento. Por falar desse tópico, uma das novas adições é o “Modo Recém-casado” no qual todos os candidatos ao casamento têm um episódio secundário adicional especial, que é desbloqueado quando você se casa com eles na história principal.
Porém nem tudo é um mar de rosas, infelizmente, não há opções de casamento entre pessoas do mesmo sexo disponíveis no jogo. Definitivamente, essa é uma oportunidade perdida, especialmente depois que já havia vários fãs chateados com a falta de opções LGBT+ no lançamento original. Outro ponto também que não é nem um pouco positivo é a falta de uma maneira mais rápida de alternar entre suas ferramentas e armas, sem que o jogador precise ir até o menu ou a bolsa.
Além do elemento de combate e aventura, o game também conta com uma grande variedade de armas, como lâminas duplas, cajados e lanças, todas com ataques desbloqueáveis. O jogador também pode equipar várias “Habilidades de Runa’” diferentes, que assumem a forma de ataques especiais, magia e cura feitiços.
A história progride atravessando as numerosas masmorras perigosas e eliminando os chefes que se escondem lá dentro, mas o mais legal é que de fato você pode optar por progredir no enredo no ritmo que quiser, quando quiser. Para as pessoas que jogaram o original, não há realmente tantas novidades adicionadas que lhe proporcionem uma experiência completamente nova, mas mesmo assim ainda é um jogo bem divertido e perfeito para a biblioteca de jogos do Switch.