Produzido pelo estúdio NUT, Saga of Tanya the Evil é um anime lançado originalmente em 2017 baseado em uma light novel.

Escrita por Carlo Zen e ilustrada por Shinobu Shinotsuki, a light novel intitulada Yōjo Senki (Crônicas Militares de uma Pequena Garota) teve doze volumes publicados pela Enterbrain até 2020. Em 2016, a história começou a ser adaptada para mangá com arte de Chika Tōjō na Kadokawa Shoten Comp Ace Magazine e conta atualmente com vinte e três volumes.

Já a adaptação para anime foi ao ar entre 6 de janeiro e 31 de março de 2017, contando com 12 episódios. Em 2019, um filme continuando a história do anime foi lançado, chegando a ser exibido em eventos como a MCM London Comic Con e a Supanova Expo. Atualmente, tanto o anime quanto o filme estão disponíveis no catálogo da Crunchyroll.

Enredo

Saga of Tanya the Evil acompanha a vida de um assalariado japonês sem nome que tem como função demitir pessoas, e o faz sem remorso. Um dia ele é empurrado na linha do trem por um homem que havia sido demitido por ele devido seu baixo desempenho no serviço.

Porém, antes de ser atingido pelo trem, o tempo para e ele se vê confrontado por uma entidade que diz ser Deus. Mesmo sendo criticado pela entidade por sua falta de fé e a forma como trata as pessoas, o assalariado, um ateu convicto, critica todas as afirmações do ser e o chama de Entidade X, recusando-se a reconhecer a entidade como Deus. A Entidade X decide então fazer com que o assalariado reencarne em um mundo que o faria sofrer o suficiente para reconsiderar suas ações.

Renascendo como Tanya Degurechaff em um mundo equivalente à Alemanha Imperial, a agora garota recebe recebe um ultimato da Entidade X: caso Tanya morra de uma forma não-natural ou se recusar a ter fé na entidade, sua alma sairá do ciclo de reencarnação e será mandada para o Inferno devido seu modo de vida anterior.

Contrariada, Tanya opta por manter suas convicções e não acreditar na entidade. Ela se junta ao exército ainda criança e decide subir na carreira militar até conseguir um cargo onde possa viver tranquilamente até o fim de sua vida.

Saga of Tanya the Evil
Mesmo agora sendo uma criança, Tanya carrega todas suas convicções e maldades da vida anterior.

Paralelos com a realidade

Por se tratar de um anime que usa a guerra como base para contar sua história, Saga of Tanya the Evil faz muitos paralelos com a história da humanidade, em particular com acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

O maior dos paralelos é o fato de Tanya renascer no Império, um país muito parecido com a Alemanha Imperial do século XX e viver em um mundo com tensões similares às das Primeira e Segunda Guerra: a protagonista nasce na cidade de Berun, paralelo à capital Berlim; os inimigos do Império são a República e a Aliança Entente da Legadonia, referências à França e Suécia/Noruega, respectivamente.

Um fato interessante sobre as escolhas dos autores é que, apesar de haver referências à União Soviética e ao Comunismo, não há nenhum tipo de menção ou de retrato das ideologias fascistas que guiaram a política da Alemanha e de outros países europeus como a Itália durante a Segunda Guerra no mundo real.

Outro ponto interessante é a forma como a guerra é retratada: ao invés de ser meramente mencionado, os personagens sofrem com a violência e a morte que vem com a guerra. Até mesmo Tanya, mostrada como alguém cruel e que não se importa com o inimigo, demonstra fraqueza e medo do combate, a tornando uma personagem mais palpável.

Saga of Tanya the Evil
A adaptação da guerra em Tanya the Evil é uma das melhores partes do anime, trazendo boas cenas.

O elemento Isekai

Apesar da premissa mais real, o elemento Isekai é o ponto mais presente no roteiro do anime. Isekai é um gênero de animes, light novels, mangás, jogos, e mais que se constitui por uma pessoa que é transportada para outro mundo e precisa sobreviver lá. Porém, existem certos elementos que geralmente fazem parte de histórias desse gênero, como magia, monstros e coisas sobrenaturais.

O mundo em que Tanya reencarna está no meio de uma revolução tecnológica e industrial, mas a principal força do exército do Império são os feiticeiros, pessoas capazes de usar magia para melhorar a eficiência de armas comuns. Tanya demonstra uma capacidade excepcional para magia e é por isso que, mesmo com a idade de 10 anos, ela é aceita no exército.

O outro elemento sobrenatural da história, a Entidade X, tem uma participação ativa bem menor ao longo do anime: apesar de ser a grande motivação que move as ações de Tanya, a entidade em si não aparece muito, o que encaixa bem com a ideia de um ser que move as peças na tabuleiro da vida das pessoas.

Porém, mesmo com o uso massivo de magia e entidades sobrenaturais, Saga of Tanya the Evil consegue fazer parecer que a parte Isekai da história não é tão importante assim, se integrando bem com a parte mais “realista” do enredo.

Saga of Tanya the Evil
A magia é um elemento sutil, que serve para melhorar as características “reais” do anime.

Veredito

Com um enredo que se mantém com os pés no chão e nunca vai muito além do que se propõe, Saga of Tanya the Evil apresenta personagens sólidos que, apesar de não ter tanto tempo para se desenvolverem, entregam boas interações e são capazes de se integrar bem com o mundo ao seu redor – esse mundo, aliás, é muito bem construído e apresenta elementos que respeitam a história da humanidade ao mesmo tempo que se integram os elementos sobrenaturais do enredo do anime.

Os traços da animação são relativamente simples mas entregam qualidade o suficiente para tornar tanto os cenários quantos os personagens críveis o bastante. O design de som e a própria trilha sonora não se destacam tanto mas, assim como a animação, cumprem seus papéis.

Para quem gosta de histórias de guerra ou de animes do gênero Isekai, Tanya the Evil é uma boa opção para assistir. Um outro elemento da produção é a duração do anime: com apenas doze episódios, a história é ideal para quem não tem tanto tempo para investir ou talvez esteja saturado de animes mais longos.

Saga of Tanya the Evil
Saga of Tanya the Evil é um bom anime para aqueles que gostam de histórias de guerra.

Saga of Tanya the Evil tem sua adaptação em anime, um OVA de 16 minutos e um filme de pouco mais de uma hora e meia, todos disponíveis no catálogo da Crunchyroll com legenda e dublagem em português.

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Animação
Design
Matheus
Fã de Yu-Gi-Oh!, Drakengard/NieR e Tomb Raider. Nas horas vagas, analista de Relações Internacionais e professor de inglês.
saga-of-tanya-the-evil-criticaCom um enredo que se mantém com os pés no chão e nunca vai muito além do que se propõe, Saga of Tanya the Evil apresenta personagens sólidos que, apesar de não ter tanto tempo para se desenvolverem, entregam boas interações e são capazes de se integrar bem com o mundo ao seu redor.