Sakugan EP 02, intitulado “Fogo!” é uma continuação direta do primeiro episódio e já começa com Memempu e Gagumber em ação. Se o episódio anterior funcionou bem para mostrar a relação dos personagens com o mundo em que vivem, o segundo explora melhor suas capacidades e interações em combate.
Logo no início os personagens estão colocando o robô encontrado para funcionar, o que exige bastante de Memenpu por não ser uma tecnologia que ela domina totalmente. Na dúvida Gagumber já dá logo uma “pancadinha” e faz o mecanismo pegar no tranco. Com o robô em funcionamento eles partem para a batalha.
A luta contra os monstros tem bons momentos e explora bem a habilidade de pilotagem de Gagumber, mostrando também um lado mais vulnerável de Memenpu. Após a garota recuperar a estabilidade e confiança, ambos conseguem derrotar os monstros que estavam na colônia de Pinyin. Como tática eles levam as criaturas para as minas fora da cidade (com ajuda de outros Makers), abrem um buraco em um solo instável e utilizam fogos de artifício para iniciar uma exploração utilizando minerais inflamáveis como combustível.
Após a derrota da criaturas, Gagumber e Memempu decidem explorar o labirinto. Quando seus nomes são citados no rádio uma mulher misteriosa (mãe da Memenpu?) que está no labirinto fica visivelmente impactada.
Veredito
Sakugan EP 02 está muito divertido e apresenta um bom desenvolvimento dos personagens da trama. Gagumber e Memempu mostram novos níveis de complexidade ao se revelarem um bom piloto – capaz de tomar decisões rápidas táticas – e uma garota que sabe o que quer, porém se mostra imatura em decisões difíceis devido a sua idade. O final do episódio deixa claro que eles viveram muitas aventuras!
A animação continua boa ao apresentar um episódio com muita ação e movimentos fluidos e claros. Além disso, o plano de fundo não é deixado de lado mesmo em cenas com foco nas ações. Isso deixa claro o capricho com a ambientação do mundo em que a história se passa e sua importância.
Os episódios de Sakugam estão disponíveis na Crunchyroll, com transmissão simultânea para os assinantes.