Produzido e idealizado pelo selo da HBO Max, o Max Originals, Sandy + Chef é a versão brasileira da ideia original, Selena + Chef. Com estreia marcada para 11 de novembro na plataforma de streaming, o programa tem produção de Ricardo Pichetto, pela WarnerMedia Latin America, e produção geral de Diego Guebel, direção geral de Maximiliano Garcia Solla e direção de conteúdo de Pablo Mazover, pela Boxfish.

O programa mostrará Sandy em um novo lado que quase ninguém conhece: a aventura na cozinha. A cantora vai comandar a atração brasileira ao lado de renomados chefs e convidados especiais.

A intenção do programa é mostrar a cantora em contato com a cozinha, sendo guiada por chefs renomados da área. A ideia deu muito certo lá nos Estados Unidos, já com duas temporadas, com a possibilidade de ter uma terceira, e agora vem para o Brasil. Junto a isso, a apresentadora do programa divide sua criação com familiares e amigos.

Muito do sucesso da versão americana se dá devido ao carisma de Selena Gomes. Para a nossa versão, nada mais justo que trazer uma cantora que seja talentosa e carismática. E ninguém melhor do que Sandy, filha de Xororó, uma das lendas do sertanejo brasileiro junto de seu irmão, Chitãozinho.

É tentando que se aprende

A princípio, o programa terá seis episódios. Ainda não se sabe se teremos mais uma temporada, como acontece na versão original. As gravações foram realizadas em uma locação em Campinas, seguindo todos os protocolos de segurança da WarnerMedia e da OMS.

No primeiro programa, Sandy é orientada por Paola Carosella, a chef que ficou ainda mais famosa graças ao Masterchef, o reality de culinária que é exibido na Rede Bandeirantes. Paola tem o restaurante Arturito e o café La Guapa.

Dona de uma simpatia incrível, Paola teve toda a paciência do mundo e foi passando dicas e sugestões para Sandy, que também mostrou ter algum talento para a cozinha. O prato da vez foi um Raviolli de abóbora com ricota que, no fim das contas, estava apetitoso.

Para experimentar todas aquelas delícias, amigos e familiares de Sandy marcam presença no show. Neste primeiro programa estavam sua mãe, Noely (são idênticas!); seu pai, o já citado Xororó; e um integrante da banda, que também é seu primo, Marinho Lima.

Paola Carosella e seu carisma

Também ajudando quem precisa

Já no segundo programa, Sandy teve a ajuda de outro renomado chef: Tsuyoshi Murakami, do Restaurante Murakami. Desta vez um delicioso Robalo maçaricado foi preparado. De sobremesa, um biscoito sembei (feito com arroz) com chocolate branco e matcha (uma erva). Junto de Sandy novamente estava a família, mas desta vez sem o integrante da banda. Marinho Lima sai para a entrada de um convidado: Lucas Lima, marido da cantora.

Cada um ajudou como pôde nos dois programas, seja segurando uma tigela, cortando alguma coisa, levando ao forno.

Ao final de cada programa, o chef será convidado a indicar a doação em dinheiro de R$ 25 mil para alguma ONG relacionada à gastronomia. E no primeiro programa, Paola Carosella resolveu doar para a ONG Cidades Sem Fome, que faz hortas urbanas, onde geralmente não pode haver moradias. Essas hortas urbanas ficam perto de oleodutos, estações de energia, entre outros locais.

Murakami decidiu doar para a ONG Anjos da Noite, que prepara quentinhas e sopas para a população mais vulnerável. Atitude louvável e bastante elogiável por parte da produção do programa e dos participantes. A população de rua agradece.

Quase uma profissional

Sandy demonstrou ter um bom conhecimento de culinária, pois afirmou aos chefs que costuma cozinhar para a família e amigos, sendo sua receita favorita um arroz feito na chapa, com vários outros ingredientes. Quando lhe foi exigida uma destreza maior na cozinha, como cortar uma abóbora extremamente dura, e com uma faca muito afiada, Sandy se saiu bem. Ao preparar a massa para os raviólis, também o fez bem. Ter ao seu “lado” chefs tão famosos e profissionais no que fazem deu-lhe uma boa dose de segurança.

Enquanto cozinhava, Sandy e os chefs iam conversando sobre coisas cotidianas, carreiras, tudo regado a uma boa aventura na cozinha.

Tsuyoshi Murakami ensinando a preparar um delicioso robalo

Inspiração

A escolha por Sandy para capitanear a atração foi um golaço marcado pelo Max Originals. Dona de um carisma inacreditável, Sandy torna a atração leve e divertida, sem perder a atenção de que uma cozinha necessita.

Fora do programa, Sandy participou de uma coletiva de imprensa para divulgar o programa e conversar com os veículos interessados sobre tudo o que aconteceu ali, até mesmo nos bastidores. E, é claro, o Mega não ficou de fora e participou, tendo uma das perguntas selecionadas. Segue transcrição da questão:

O Megascópio: Qual é a relação entre música e culinária?

Sandy: Música, incontestavelmente, é uma forma maravilhosa, diga-se de passagem. Eu sou suspeita. Mas é uma forma maravilhosa de arte. E eu amo me expressar através da música. E eu identifico muito isso na culinária. Eu acho que a culinária é uma forma de se expressar. E é uma arte. São tantos processos, e você tem que ter… É uma mágica, ali, que acontece. Não é qualquer pessoa, fazendo de qualquer jeito, que faz isso acontecer e dar certo. É uma arte. Tem que ter um estudo, um foco, uma atenção, um olhar para aquilo, uma percepção técnica, tem que ter muitas coisas. E, querendo ou não, quando você faz com inspiração… Eu acho que a culinária, a gastronomia, ela vem também de um lugar de inspiração. Então, eu considero uma arte maravilhosa, e que traz conforto para a gente, um conforto físico. Não é? Que é muito lindo de ver. E a arte faz as pessoas se unirem. A gente senta em volta de uma mesa, a gente faz celebrações fazendo refeições. Nós temos datas comemorativas que giram em torno de uma certa refeição especial. Então, a comida é uma coisa muito agregadora, que denota união, amor, harmonia. É muito bonito. Para mim é uma coisa emocionante; eu fico bem emocionada de falar da relação das duas coisas. Eu vejo muito claramente a relação.

Sandy + Chef faz parte das mais de 100 produções locais Max Originals na América Latina previstas para estrear na HBO Max nos próximos dois anos. Todos esses novos títulos serão exclusivos para a plataforma.