Desenvolvido pelo estúdio espanhol Madlight e distribuído pela publisher italiana Leonardo Interactive, Seed of Life é um jogo de plataforma com elementos de ação e aventura que tem como foco a resolução de enigmas.

Ele se passa no planeta Lumia, que chegou ao final do ciclo de sua existência, e acompanha uma jovem chamada Cora, a última pessoa ainda viva no planeta, em sua tentativa desesperada de encontrar uma forma de salvar seu lar. Para isso, ela parte em uma jornada em busca da chamada Semente da Vida, um dispositivo alienígena que supostamente tem a capacidade de gerar a essência da vida.

Jogabilidade e gráficos

As mecânicas do jogo se baseiam, principalmente, em elementos de RPG e resoluções de enigmas. A premissa é relativamente simples: o jogador precisa resolver uma série de puzzles para adquirir as chamadas cápsulas, que dão a Cora novas habilidades como alta velocidade. Os enigmas também não exigem muito do jogador e geralmente se trata de encaixar peças nos lugares corretos.

Os controles de Cora são bastante limitados, lembrando um pouco alguns dos jogos mais antigos de aventura de Playstation 1. Apesar disso, não há grandes problemas nesse departamento: eles só não tem muito a oferecer desde o princípio. O único grande defeito nos comandos está no pulo em velocidade, já que as vezes o jogo não registra muito bem o botão de salto, o que leva a algumas mortes completamente evitáveis. A própria animação desse movimento é bem esquisita, passando a sensação de ser mais travado do que deveria.

Aliás, as animações em geral não se destacam tanto assim: Cora parece muito deslocada em meio ao cenário, passando a sensação de estarmos controlando um personagem que não pertence àquele meio. Alguns detalhes também podem ser incômodos, como seus movimentos travados e faltas de animações básicas como o piscar dos olhos.

O grande ponto positivo são os cenários, que são bonitos e apresentam bastante diversidade, passando a sensação de um mundo a caminho da destruição e definitivamente inóspito. Porém, mesmo assim as animações de coisas como o movimento da lava ou da água parece estranhas, quase duras demais.

Seed of Life
A beleza dos cenários definitivamente é o ponto mais alto do game.

Enredo e duração do jogo

A história do jogo mostra bastante potencial: o planeta Lumia está prestes a morrer e a única coisa que pode salvá-lo é a Semente da Vida, um dispositivo alienígena que, dizem os mitos, é capaz de gerar a essência da vida. Cora, a última sobrevivente de Lumia, aprende sobre essa possibilidade e decide partir para tentar salvar seu lar.

Ao se aventurar pelo mundo, Cora se depara com naves alienígenas que aparentemente estão procurando por sobreviventes e estarão em seu caminho durante a gameplay. A maior parte das ações são centradas em pular de plataforma em plataforma, formando um caminho minimamente linear. O mundo semiaberto do jogo dá a sensação de liberdade, porém no fim das contas, a história guia o jogador sem muito espaço para escolhas.

O game em si é bastante curto, levando cerca de 3 a 4 horas para chegar ao final e a jornada é embalada apenas por sons do ambiente, sem uma trilha sonora propriamente dita, o que definitivamente torna o game menos atraente.

Seed of Life
As naves alienígenas rondam o céu de Lumia, então Cora deve sempre estar alerta.

Veredito

Seed of Life definitivamente é um título que tem seu potencial: o enredo inicial do jogo e sua construção de mundo são interessantes. Seus cenários são bem feitos e a premissa de salvar o mundo resolvendo enigmas era interessante, porém a prática acabou levando o jogo para um outro caminho.

A falta de controles mais fluidos prejudica bastante a experiência, apesar de não invalidá-la completamente. Alguns problemas de fluidez de animação também atrapalham a imersão, principalmente em animações de pulo. Também há alguns bugs de colisão em parede, onde a personagem atravessa uma pequena parte do cenário, mas que não chega a ser um grande problema.

No fim, podemos considerar que Seed of Life é um jogo que tinha muito potencial para fazer bem o que propunha e ser um bom plataformer com puzzles, mas acabou sofrendo com problemas de execução que o tornam menos que uma experiência interessante por um período de tempo muito curto.

Seed of Life está disponível para PC via Steam. Vale ressaltar que o game não tem localização para português.

Key para PC: cedida pela Madlight

Veja também:

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Design
Matheus
Fã de Yu-Gi-Oh!, Drakengard/NieR e Tomb Raider. Nas horas vagas, analista de Relações Internacionais e professor de inglês.
seed-of-life-um-plataformer-feito-de-puzzles-criticaSeed of Life é um jogo que tinha muito potencial para fazer bem o que propunha e ser um bom plataformer com puzzles, mas acabou sofrendo com problemas de execução que o tornam menos que uma experiência interessante por um período de tempo muito curto.