Lançado em 08 de fevereiro de 2022, Sifu chamou atenção desde seu anúncio pela sua proposta de visual diferenciada e por trazer um beat up com elementos rogue lite com golpes precisos e bem capturados. Com o game em mãos podemos ver que ele não só entrega o que promete, mas também implementa mecânicas novas e coloca uma dificuldade que exige a evolução do jogador.

Em busca de vingança

Desenvolvido e publicado pela Sloclap, o game chegou às plataformas PS4, PS5 e PC (via Epic Games Store). Sua narrativa é interessante e motiva a jogatina, porém não é o grande destaque, já que no fundo se trata de uma história de vingança.

No início do game o jogador controla Yang “O Líder”, um ex-aluno do mestre de pai do/da protagonista. Na pele do vilão derrotamos toda escola junto a outros membros, que serão os chefes das fases, e matamos o mestre. Após descoberto escondido em um armário, o protagonista também é morto, porém não morre devido a um medalhão que dá a ele novas vidas.  Passada a introdução controlamos a criança renascia, agora com 20 anos, em busca de vingança.

sifu 1

Insistência é a chave

Basicamente toda a dificuldade do jogo se baseia na utilização das vidas do personagem. A cada queda e uso do medalhão um contador de morte é adicionado e o protagonista envelhece aquela quantidade, porém só é possível usar o medalhão até os 76 anos de idade. Caso a idade seja atingida, as chances são finalizadas e a fase de ser reiniciada.

sifu 2

Essa mecânica torna tudo mais interessante, pois ao envelhecer a personagem ganha mais dano e sua vida é diminuída, assim, é precisos menos golpes para derruba-lo. Durante a fase podem ser encontrados totens que permitem a melhoria de habilidades e adição de novas habilidades, porém ao morrer de forma definitiva as melhorias obtidas durante a fase não são mantidas, como é de praxe em jogos rogue lite.

Devido a essas características que adiciona mais dificuldades a gameplay, entender os movimentos dos inimigos é fundamental, bem como insistir e melhorar as estratégias utilizadas nas batalhas. Entretanto, o jogo escalona sua dificuldade de maneira muito rápida. Por mais que seja bem vinda a maior dificuldade, colocar obstáculos que podem frustrar os jogadores logo nos primeiros cenários pode não ser uma decisão tão boa.

sifu 3

Level design e visual

O jogo apresenta em seu level design elementos que estimulam a exploração dos ambientes, mesmo estes sendo estruturados de forma linear. Ao vasculhar os cantos e salas podemos encontrar itens que completam o quadro de pistas da personagem, assim podendo encontrar detalhes das atividades dos chefes e itens como fotos e chaves. Cada cenário é bem caracterizado e apresenta diversos itens de interação para serem usados durante as batalhas.

Como dito no tópico anterior, a idade do personagem é um elemento importante e estratégico, assim, quanto mais batalhas, maior a chance de cair e ir envelhecendo. Ao encontrar os itens podemos nos deparar com chaves que abrem atalhos e permitem chegar aos chefes enfrentando menos batalhas. Assim, permitindo não só a rejogabolidade de forma mais prática para não tornar obrigatória toda a navegação na repetição, mas também, incentivando aos jogadores aprimorar o protagonista para a fase seguinte repetidas vezes.

sifu 4

Veredito

Sifu surpreende não só em sua escolha estética e seu level design  que estimula a exploração e rejogabolidade, mas também em sua gameplay apurada e muito responsiva. Sua trilha sonora é funcional e ambienta bem as fases, também sendo elogiável a implementação dos movimentos dos inimigos. Defender seus golpes pede atenção e precisão.

Sua gameplay desafiadora é um dos pontos altos, porém também é o que pode afastar jogadores ao escalonar a dificuldade de forma brusca. Não é difícil se adaptar a movimentação e comandos, porém colocar cenários com dificuldades mais elevadas entre as primeiras salas pode frustra muito cedo os jogadores. As mecânicas de renascer e idade funcionam bem e trazem um grande diferencial ao jogo, sendo elas um dos principais estímulos para melhorar a gameplay e usar o recurso de forma tática para avançar nas fases.

Sifu é uma indicação certa para os jogadores que buscam muita ação e desafios. Também apresenta uma alta rejogabolidade pelos aprimoramentos, novos golpes e formas de desbloquear diferentes finais.

*Chave para review cedida pela Sloclap

REVER GERAL
Narrativa
Visual
Gameplay
Trilha sonora
Level design
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
sifu-criticaSifu é um jogo divertido e desafiador. Seu grande chamariz não está somente na dificuldade, mas também, em seu bom level design e visual low poly muito caprichado.