Jogos que buscam muitas referencias podem se perder nelas e acabar se tornando uma cópia daquilo que os inspirou. Se pensarmos em seu gênero, ele também pode cair na armadilha de mergulhar de cabeça em um já saturado, que combinando a falta de diferenciação, só tem como destino a queda eminente. Felizmente este não é o caso de Skydrift Infinity, que utiliza bem suas referencias e se destaca pelas suas qualidades.

O jogo foi lançado para as plataformas Xbox One, Nintendo Switch e PC em 29 de julho e foi um título que passou por baixo do radar de muito jogadores. O jogo de corrida de aviões, desenvolvido pela THQ Nordic e publicado Handy Games, mistura boas referencias para criar sua própria identidade e coloca o jogador em cenários desafiadores.

Skydrift Infnity-03

Arcade clássico

Se fosse necessário definir o jogo em poucas palavras, elas seriam: diversão, desafio e manobras. Focado em uma gameplay arcade, o título apresenta o modo single player, multiplayer local para até quatro jogadores e online para no máximo oito. A progressão no modo single tem como referencia o jogo Bornout Revenge, pois após vencer as corridas o jogador ganha estrelas que libera novas fases e novos aviões.

Sky

Durante a corrida encontramos itens que servem como armas e escudos para atacarmos (ou nos proteger) os adversários. Entre os itens que são encontrados estão misseis, cargas elétricas, armas de fogo, itens de reparação e escudo. Apesar da mecânica de ataque já ser conhecida em títulos de franquias como Mario Kart ou Crash Team Racing, aqui temos o acréscimo de usarmos aviões. Neste caso, o ganho de espaço para manobras defensivas e mobilidade pelo cenário mostra-se um elemento variante muito importante para a criação da personalidade do jogo.

Como também é característico de jogos arcades não temos só uma variação de cenários, mas também formas diferentes de competir neles. No caso a variação principal fica por conta do modo padrão, velocidade e da corrida com tempo de eliminação. O primeiro segue um esquema tradicional com voltas e itens ofensivos/defensivos. O voltado para a velocidade privilegia a precisão e manobras ao oferecer pontos de aceleração e ausência de armas. Por fim, na corrida com tempo, o competidor que se encontra na última posição é eliminado de tempos em tempos até restar um.

Skydrift Infnity-02

 

Sobre controle e variedade

Inicialmente, a forma de controlar o avião e realizar as manobras são um pouco complexas. Porém, é fácil se adaptar aos comandos, ainda mais com um tutorial que não apressa o jogador e apresenta praticamente todas as mecânicas que serão utilizadas nas corridas. 

A quantidade de aviões com diferentes atributos presentes no jogo é um dos pontos altos para variedade da gameplay. Os atributos realmente influenciam a forma de pilotar, assim, dependendo da fase escolhida uma aeronave com maior mobilidade para manobras pode se destacar frente a uma que tem a velocidade como principal característica. O avançar na campanha também libera novas pinturas para os aviões.

As pistas também são bastante diversificadas e hora ou outra tem seu sentido alterado para maior variedade. Elas adicionam uma camada a mais de desafio, pois apresentam obstáculos estruturais e fatores naturais, como lava, jatos de água e pontos de desmoronamento.

Skydrift Infnity-01

Veredito

As inspirações de Skydrift Infinity são claras e bem utilizadas. Os modos de jogo que lembram Bournout Revenge e o uso de itens que remetem ao clássico Mario Kart não tiram o brilho do uso de aviões competindo em cenários desafiador. A variedade de aviões também é um ponto alto do jogo, pois mais importante que os diferentes modelos, é o fato de que cada um respeita seus atributos. Assim, é nítida a diferença de jogabilidade, principalmente em relação ao nível de dificuldade de manobrar a aeronave.

O design das aeronaves são bem  feitos e passam um bom grau de realismo em meio ao caos das batalhas aéreas e cenários se despedaçando. Em relação a bugs, eles não foram encontrados durante toda a gameplay. Sem dúvida, Skydrift Infinity é uma indicação certa para quem busca um jogo divertido e que pode ser muito bem aproveitado, ainda mais em seu modo multijogador.

Chave cedida pela THQ Nordic para Xbox One

REVER GERAL
Gameplay
Visual
Variedade
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
skydrift-infinity-e-um-arcade-alucinante-criticaSkydrift Infinity é divertido e apresenta uma boa dose de desafios e diversão nos seus diferentes modos de jogo.