SKYHILL: Black Mist foi lançado em 11 de junho de 2020 para as plataformas PC (via Steam), Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch, sendo desenvolvimento pelo estúdio Mandragora com distribuição do Daedalic Entertainment. O jogo é o segundo da franquia, porém não é explícita a ligação em relação a história de Black Mist com seu antecessor, assim, o título pode ser jogado de forma independente. Mesmo assim, fica a indicação do primeiro jogo que é muito interessante.

A história do título mais recente se passa em um conglomerado de prédios chamados SKYHILL em que se encontram espaços de habitação, lazer, escola e outros. O condomínio é um empreendimento da Skyhill Inc. que é uma companhia de biotecnologia bastante suspeita e que controla a cidade toda. No jogo controlamos um de seus funcionários recém contratados que assim como os demais tem um apartamento garantido no conglomerado. Tudo vai bem, até que certa noite estranhos acontecimentos trazem terríveis criaturas para todos os lugares de SKYHILL e sua filha é sequestrada. Se não bastasse isso, o protagonista é contaminado por uma misteriosa névoa negra que pode o afetar pouco a pouco.

A partir deste início bastante misterioso e suspeito começa a jornada do nosso protagonista. Um clima pesado, de muito suspense e sobrevivência onde os cenários podem ser abordados de diferentes formas para a exploração não linear do condomínio. Entre as características do jogo também estão uma ótima sonorização dos ambientes e uma boa exploração da luz e sombra.

O visual

Diferentemente do primeiro jogo, em Black Mist temos uma camera isométrica, ambientes com movimentação 3D e embates mais dinâmicos. Isso o distancia bastante de seu antecessor que utilizava uma camera 2D e um combate baseado em turnos. O gráfico durante a gameplay é bonito e segue um estilo próprio, apresentando um detalhamento grande para os cenários e personagens de forma geral. 

As cutscenes do jogo são mostradas em formatos de histórias em quadrinhos. Apresentado por etapas, cada quadro é mostrado separadamente para então se unirem e formarem uma unica página de um enredo de suspense. Apesar de ser uma forma criativa e diferente de abordagem, em algumas das transições ocorrem travamentos que podem ocasionar um atraso na imagem e embaralhamento do audio, assim, afetando o entendimento total do que será mostrado para o jogador. Tal problema não repercute na gameplay em que mais detalhes da história podem ser encontrados em documentos e ligações da filha do protagonista ou de seu sequestrador.    

Criaturas e Crafts

Praticamente todos os ambientes são repletos de criaturas que podem facilmente matar nosso personagem. Alguns deles são fácil de serem evitados, pois suas percepções se baseia na proximidade com a sua parte frontal, porém muitos deles enxergam e podem nos perseguir por um espaço limitado. De forma geral,  eles se apresentam de diferentes formas e as suas versões são facilmente identificadas por mudanças corporais, sendo a maior corpulência do inimigo indicando maior nível de ameaça. Ao observar pela forma com que as criaturas se movimentam e percebem o ambiente é possível identificar inspirações nos infectados de The Last of Us.

Para eliminar as criaturas há diferentes tipos de armas branca e de fogo, como machado, facas, revolveres, coquetel molotov, shotgun e etc. O uso das armas deve ser feito de forma cuidadosa, pois a munição é limitada e as armas brancas normalmente são de uso limitado, assim, gastar recursos em monstros de forma desnecessária pode significar passar por dificuldades em momentos que eliminações podem facilitar a obtenção de itens essenciais como cartões de acesso.  Também vale ressaltar que a exploração do jogo não é linear, então o acesso a itens e recursos vai depender da rota que o jogador decidir tomar.

Falando em recursos, o jogo apresenta um sistema de construção de itens bastante variados, sendo possível obter coqueis molotov, arma cortante, itens de vida, entre outros . Para desbloquear a construção de algum item devemos encontrar os diagramas pelos cenários e usar dos recursos acumulados. Assim como o uso das armas, a utilização dos recursos deve ser feito de forma calculada, pois não são encontrados em abundancia e a sua obtenção envolve uma exploração cuidadosa.

A importância do som e iluminação

Entre as características que se destacam bastante estão recursos como o som e iluminação dos ambientes. Em relação ao som, os barulhos nos cenários nos ajudam a se locomover de uma forma  mais precisa e trazem uma maior imersão ao jogo. Por exemplo, em alguns ambientes dependemos de uma lanterna, pois a falta de iluminação deixa mais provável o encontro com inimigos de forma inesperada e o som funciona como um excelente guia. Outro exemplo, mais voltado para imersão, pode ser visto nas partes mais altas do conglomerado com o som do vento que é propositalmente incômodo e força o jogador a lidar com o barulho e prestar atenção nos inimigos.

A iluminação ganha mais destaque quando estamos em ambientes fechados, pois as salas laterais ficam ocultas até o jogador explorar elas. Assim, o que nos aguarda é sempre uma surpresa em relação aos inimigos que serão encontrados no novo ambiente e quais itens ou recursos poderão ser obtidos. Isso ajuda na construção de um clima tenso, com fortes características de horror e estimula um bom gerenciamento de recursos.

Veredito

SKYHILL: Black Mist é uma boa continuação da franquia e apresenta uma evolução grande em relação ao seu antecessor. Elementos como som e iluminação são muito bem explorados e colaboram demais para a construção de mundo e imersão. Um dos únicos pontos negativos do jogo é que durante as cutscenes acontecem travamentos  que podem incomodar o jogador e afetar o entendimento da história, pois causa certa lentidão na imagem e embaralhamento do áudio. Esse erro pode ser corrigido facilmente com algum patch de atualização.

Apesar do problema citado anteriormente, o jogo apresenta uma boa jogabilidade, comandos fáceis, práticos e é bastante divertido. A imersão proporcionada para o jogador consegue trazer o sentimento de urgência que estimula a atenção em cada um de seus passos, ambientes explorados, inimigos eliminados  e consequentemente ao gerenciamento de recursos, pois nunca se sabe o que será encontrado na sala ao lado. Dito isso, é um jogo que vale a pena ser jogado e que vai prender sua atenção por muito tempo!  

NOTA: 3,8/5