Desenvolvido e distribuído pela Resting Relic, Song of Iron foi lançado em 31 de agosto para as plataformas PC e consoles da família Xbox, já adicionado ao serviço Xbox Game Pass logo em seu lançamento. O game apresenta um visual 2.5D com uma mecânica de navegação side scrolling, assim, apresentando cenários belos e batalhas intensas.

Desde de o início, o game deixa claro que seu foco será uma gameplay prática e apurada, usando um enredo de vingança com temática viking como plano de fundo. Tão simplista quanto seu enredo é a sua personalização de personagem, pois é possível escolher apenas o sexo do char.

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Visual de encher os olhos

Os cenários são um ponto de destaque do título, resultado de uma direção de arte  competente e que aparenta saber a importância que ele apresenta na ambientação. A partir deles o jogador é transportado do caos dos campos de batalha para momentos mais contemplativos na floresta, sem falar nas andanças em meio ao breu de cavernas em que apenas silhueta do personagem é visível.

A utilização do 2.5D para o fundo dos cenários ajudam na construção de profundidade, também sendo aproveitado para a inserção de elementos na linha 2D de movimentação do personagem. Tal combinação se mostra eficiente ao ponto que deixa o jogador curioso com a quantidade de oponentes e por onde eles entrarão no campo de ação.

Seguindo o mesmo padrão simplista da história e personalização, a hud apresenta apenas as informações essenciais e de forma minimizada. Ao não usar muito da tela para exibir as informações o cenário ganha mais espaço e possibilita a criação de belíssimos ambientes. Entretanto, aumentar a fonte das barras e usar ícones para indicar a funcionalidade de cada uma daria uma noção maior de gerenciamento de vida, stamina e energia (utilizada para ativar habilidades especiais) ao jogador.

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Gameplay, armas e bênçãos

A gameplay é outro ponto forte do jogo por ser prática, fluida e de fácil aprendizagem. Devido a forma com que é usada a esquiva, o ataque e os poderes, eliminar seus inimigos é uma tarefa muito satisfatória, inclusive, os oponentes se apresentam em uma variedade boa e que exigem diferentes formas de serem derrotados. As armas e escudos encontrados estão em variedade satisfatória, sendo que cada uma delas apresenta características que influenciam na batalha e movimentação do personagem.

Falando em alterações na batalha, a utilização de habilidades especiais tornam ataques mais efetivos, além de possibilitarem a superação de obstáculos. Entre as habilidades, por exemplo, podemos ficar mais rápidos, imbuir raios e fogo na flecha que será lançada, aplicar os mesmos elementos no machado. 

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Um ponto que pode confundir a gameplay não está diretamente ligado a batalha, mas sim a forma com que os itens são pegos ou trocado. Ao eliminar um inimigo sua arma e/ou escudo permanecerão no chão com um ícone sobre elas, porém por serem muitos inimigos é normal vários destes ícones se acumularem em pontos semelhantes ou muito próximos. Isso faz com que armas sejam perdidas e a troca fique confusa, sendo um inventário das armas na posição uma boa alternativa deixar a escolha mais clara.  

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Veredito

Por mais que Song of Iron não apresente uma história mais desenvolvida e acabe caindo no clichê da vingança, o título engaja os jogadores com seu belo visual e batalhas side-scrolling intensas e eletrizantes. Em relação a profundidade de câmera, o 2.5 D aplicado traz uma dinamicidade que possibilita maior detalhamento dos cenários, modificando-os de batalhas épicas até paisagens para contemplação, deixando claro suas inspirações em outros jogos como Limbo e Inside.

O personagem tem uma movimentação ágil e comandos de fácil assimilação tanto para a realização de batalhas corpo a corpo ou a distância com uso do arco e flecha, sendo lutas divertidas e que deixam o player sempre a espera da próxima. A variedade de armas, escudos e habilidades são boas, porém as ações de troca de equipamentos fica confusa pela opção simplista de ícones para representar elas.

Sem dúvida Song of Iron é uma indicação certa para os jogadores que buscam um game de ação cativante e que usa muitos elementos já familiares de títulos do gênero.

Chave de Xbox One cedida pela Resting Relic

REVER GERAL
Gameplay
Visual
Ambientação
Variedade de inimigos e armas
Enredo
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Jogador de Gwent for fun e Mestre em Ciência da Computação.
song-of-iron-muitas-batalhas-e-um-lindo-visual-criticaSong of Iron é um jogo muito divertido e com mecânicas práticas e de fácil assimilação. Além de uma boa gameplay, o game dá um show em seu visual!