Lançado no último dia 23 de junho, Sonic Origins traz quatro títulos clássicos do ouriço azul remasterizados para as plataformas modernas.

A coletânea contém Sonic The Hedgehog, Sonic The Hedgehod 2, Sonic 3 & Knuckles e Sonic CD. Os jogadores podem reviver suas experiências com Sonic, Tails e Knuckles em alta resolução com animações de abertura e encerramento nos quatro jogos, áreas inéditas e novos modos de jogo.

Nós aqui n’O Megascópio tivemos a oportunidade de testar a coletânea na íntegra: confira abaixo o que achamos de Sonic Origins.

As novidades

A grande novidade que a Sega implementou nos jogos foram as animações que são exibidas antes e ao final de cada título: era comum que as histórias contadas pelos jogos de Sonic fossem um tanto vagas, e essas animações servem para ao menos diminuir essa falta de explicação de enredo. Podemos ver nelas, por exemplo, como Sonic e Tails se conheceram em Sonic 2 ou como o Dr. Robotnik conseguiu convencer Knuckles de que o ouriço era seu inimigo em Sonic 3.

Além disso, a coletânea também conta com os modos Clássico e Aniversário, onde o jogador pode experimentar os games da forma original, com resolução 4:3 e vidas limitadas no Modo Clássico, ou com vidas infinitas, resolução 16:9 e algumas alterações na jogabilidade como a possibilidade de aterrissar e já emendar um spin dash após um pulo no Modo Aniversário.

Os jogos em seu Modo Aniversário também contam com moedas especiais que podem ser usadas para tentar finalizar as fases bônus caso o jogador falhe (como fichas de um fliperama) ou para comprar itens no museu: esse, inclusive, traz trilha sonora, artes conceituais, desafios, fases adicionais e curiosidades sobre os quatro títulos.

Ao finalizar cada título, o jogador também libera o Modo Espelhado, onde pode jogar novamente as fases, mas dessa vez de forma invertida, aumentando o desafio – em termos de aumento de desafio, também vale citar o Modo História, onde o jogador pode jogar todas as fases de todos os jogos em ordem e uma atrás da outra.

Sonic Origins
Reprodução: Sega.

A relevância das mudanças

Na parte positiva, as animações e as pequenas alterações de qualidade de vida fez bem aos jogos: com o enredo de mais fácil entendimento, é possível se identificar melhor com os personagens; e as alterações de resolução e jogabilidade ajudam a tornar os jogos mais acessíveis para jogadores novos sem tirar dos veteranos da franquia a sensação de jogar da forma que os títulos foram lançados.

Porém, as partes positivas param por aí, pois essas mudanças definitivamente não justificam os títulos serem tratados como remaster, e muito menos justificam o preço alto da coletânea: o consumidor tem que desembolsar absurdos R$ 214,95 para adquirir, essencialmente, os mesmos jogos lançados 30 anos atrás com uma ou outra adição.

As animações de um ou dois minutos, por mais bem feitas que sejam, não são de suma importância para entender os jogos. As pequenas alterações da jogabilidade não mudam completamente a qualidade de vida dos títulos e não representam a diferença entre jogar e não jogar, mesmo que elas tornem os jogos um pouco mais atrativos para jogadores novos.

Acabamos percebendo, então, como essa coletânea é mais um episódio de empresas vendendo jogos antigos a preços de lançamentos AAA.

Sonic Origins
Reprodução: Sega.

Jogos de 30 anos atrás ao preço de lançamentos

Apesar de parecer que a Sega queria fisgar mais pessoas para a franquia Sonic (principalmente se pensarmos que Sonic Frontiers já está no horizonte), essa coletânea é, sem dúvidas, para os fãs antigos da franquia.

Os títulos são, no geral, os mesmos que eram quando lançados, apenas com uma ou outra alteração. Essa situação, por si só, seria perfeita para os fãs dos jogos antigos do Sonic, que agora podem ter acesso a esses primeiros títulos da franquia sem dificuldades, se não fosse por um detalhe importante: esses jogos já estavam disponíveis nas plataformas mais recentes antes de Origins.

Porém, assim como aconteceu com GTA Trilogy, os títulos parte da coletânea foram removidos em detrimento desta nova versão – em suma, excelentes jogos lançados na década de 1990 e que hoje em dia não chegavam ao preço de dez reais, agora são vendidos a preço de lançamento AAA.

Esse tipo de situação passa a sensação de que esses jogos antigos são tratados como verdadeiras fábricas de dinheiro fácil pelas empresas donas dessas IPs: não se trata de trazer jogos amados para os consoles de hoje e os tornarem mais acessíveis; mas sim, de lucrar em cima da dificuldade de ter acesso a esses jogos.

Sonic Origins
Reprodução: Sega.

O veredito que fica, então, é o seguinte: pelo tão pouco que oferece de novo, Origins não é uma boa compra a este preço absurdo. Talvez, no futuro, a Sega reconsidere sua posição com a coletânea e diminua consideravelmente seu preço – só então, será uma troca justa com o consumidor.

Sonic Origins está disponível para Playstation, Xbox, Nintendo e PC.

*Chave para review concedida pela Sega

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Localização
Design
Matheus
Fã de Yu-Gi-Oh!, Drakengard/NieR e Tomb Raider. Nas horas vagas, analista de Relações Internacionais e professor de inglês.
sonic-origins-criticaSonic Origins traz algumas das melhor aventuras do ouriço azul para as plataformas atuais. Mesmo com os jogos sendo individualmente excelentes, as novidades da coletânea são ínfimas, e não justificam o título de remaster e até mesmo o preço altíssimo cobrado por jogos de 30 anos atrás.