Desenvolvido pela State of Play e distribuído pela 11 Bit Studio, South of the Circle foi lançado em 03 de agosto para PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One, Xbox Series X | S e PC (Via Steam).
Inicialmente, o game chama a atenção pelo seu cuidado no visual artístico, trama imersiva e bem trabalhada. Porém, não é só neste ponto que o game se destaca e pode ganhar a simpatia dos jogadores com ótimas dublagens e uma trilha sonora precisa.
Começando pelo seu enredo, o jogador acompanha Peter, um acadêmico da universidade inglesa de Cambridge que desenvolve um relacionamento com sua colega de trabalho Clara. Após sofrer um acidente de avião na Antártica em plena guerra fria, Peter vê suas decisões se desdobrando e passando diante de seus olhos de forma imersiva e comovente para o jogador.
Alternando entre passado e presente, o game traz uma sensação mista de desespero pela situação do acidente e de encanto e aflição pelo passado do personagem. O sentimento de encanto vem pela relação desenvolvida com Clara, já a aflição pelo momento da guerra fria pelo qual o momento em que o jogo se passa está localizado. Durante a jornada é difícil não se apegar aos personagens, assim, é imersivo e faz com que as decisões sejam sentidas.
Além de uma história interessante, o carisma do jogo também é derivado da sua representação visual e dublagem. Com seus gráficos pouco detalhados e preferencialmente amplos, o game consegue explorar bem o ambiente e situar o jogador com a intenção da cena, seja a vontade de mudança trazida por uma manifestação ou a solidão dos desertos gelados. A dublagem completa a composição e faz com que cada personagem transmita suas emoções da forma correta, o que prende a atenção, cria apego e desperta a curiosidade.
A trilha sonora está bem precisa, sendo os momentos de silencio e barulhos ambientes bem aproveitados. Sobre a gameplay, ela é simplista e focada na narrativa, assim, exige que o jogador faça as escolhas e não muito mais que isso. De forma geral, é funcional e complementa bem o gênero ao qual o jogo se propõe a estar.
Veredito
South of the Circle e cativante e conta com uma direção de arte cuidadosa e bem pensada. As dublagens não são só um complemento do game, mas a essência para completar o trabalho visual, que são peças que se une a trilha sonora e funcionam de forma orquestrada para transmitir as emoções e impactar o jogador de diferentes formas ao longo da narrativa. Sem dúvida é uma indicação certa que vai trazer muitas emoções e imersão aos jogadores.
Chave cedida por: 11 Bit Studios (Plataforma: PC)