Submerged: Hidden Depths foi lançado em 09 de março, sendo desenvolvido e distribuído pela Uppercut Games. O jogo foi lançado anteriormente como um exclusivo do Google Stadia, agora chegando para PlayStation 4, Xbox Series X|S, PC, Xbox One e PlayStation 5.
Com um enredo intimista e que exige a exploração para atingir a completude, o Submerged: Hidden Depths tem personagens carismáticos e belos ambientes. Entretanto, alguns problemas de desempenho e escolhas de gameplay afetam a experiência. Vem conferir estes e outros detalhes!
Enredo
No game acompanhamos dois irmãos (Miku e Taku) em um mundo pós-desastre, sendo o período indicado como algo que o ocorreu no século 21, onde a tecnologia já estava consolidada e desenvolvida. O cenário inicial nos coloca em um ambiente inundado, em que restaram partes das construções altas e quase tudo tomado por plantas que registraram a agonia dos últimos sobreviventes da região.
A irmã protagonista é uma personagem forte, com o dom de se comunicar com a natureza. Já seu irmão não apresenta um dom especial. Ambos foram expulsos das comunidades que viviam pelo medo que as demais pessoas tinham do poder da menina. Agora, utilizando seu dom, ela busca restauram o que foi tomado pelas plantas navegando com seu irmão pelas ruínas.
Visual e gameplay
A ambientação pós-apocalíptica do jogo é impressionante. Os locais são detalhados e a movimentação dos elementos do cenário caprichado, ou seja, tem todos os elementos para a construção de boas paisagens.
Em relação a sua gameplay, ela pode ser dividida em duas partes: a navegação com o barco e exploração das ruínas. Na navegação apenas iremos até os destinos, caçar peças para as melhorias do barco e itens colecionáveis. Assim como a navegação, a exploração não apresenta complexidade, sendo feita a busca por um item específico no cenário e restauração do local. As ações de subir e pular obstáculos são feitas de forma automática, o que tira bastante a graça da exploração e pode trazer momentos monótonos.
A busca por itens e livros contam parte integral da narrativa e são necessária para o entendimento do que está sendo contado. Ao mesmo tempo que a história se estrutura bem, ela também deixa o jogador perdido pela sua forma de narrativa fracionada. Para o estilo de jogo a escolha pode contar negativamente ao demorar para criar laços que engajem o jogador.
Veredito
Submerged: Hidden Depths apresenta um mundo que desperta a curiosidade do jogador, alimentando ainda mais os porquês ao mostrar locais interessantes de se explorar e itens colecionáveis que complementam a narrativa. Entretanto, a história perde força e impacto, sendo que uma narrativa mais tradicional e clara em diversos momentos seria benéfica. Além disso, o jogo apresenta problemas de quedas de frames em toda troca de mapa, o que aos poucos se torna um problema exaustivo.
A parte visual do jogo é bem trabalhada e os personagens carismáticos. É um jogo indicado para jogadores que buscam algo mais intimista e decidam se engajar no que está sendo contado para entender o todo que está sendo narrado (e claro, passando por cima das inúmeras quedas de frames). Suas mecânicas simples são divertidas, mas seria melhor dar mais controle para o jogador durante a exploração.
*Chave cedida pela Uppercut Games