Lançado em 18 de Setembro pela Nintendo, Super Mario 3D All-Stars se trata de uma coletânea de alguns games da franquia Super Mario para Nintendo Switch. A coletânea é composta pelos games Super Mario 64, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy.
Super Mario 64 é um clássico do Nintendo 64, sendo o primeiro da série a ter gráficos tridimensionais. Super Mario Sunshine foi lançado originalmente para a plataforma GameCube. O título é um que os fãs que não tiveram oportunidade de jogar no console característico da franquia. Por fim, Super Mario Galaxy, o mais novo dentre os três jogos, chegou em 2007 para a plataforma Wii e Wii U.
Super Mario 64
O clássico do 64 não teve muitas melhorias significativas. Desta forma, parece que retirou-se o game de sua época com um esquema de cores melhorada, chuviscos corrigidos. Algumas texturas do game e menu sofreram alterações dando um tom de “novo” ao jogo, porém ele não foi adaptado para um formato de tela widescreen, o que seria uma melhora significativa. Desta forma, ele mantém a tela quadrada e bordas pretas na gameplay quando jogado no dock e também no portátil. O jogo está rodando com 30 FPS em 720p.
Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy
Os dois títulos são maravilhosos ao traz uma narrativa legal e algumas interações com os joycons que ficaram perfeitas. As adições fazem parecer que realmente já existia joycons na época. Para quem tem o pro controler pode ficar tranquilo, pois que não muda em nada a jogabilidade. Em relação a melhorias o Sunshine teve sua textura melhorada, enquanto que o Mario Galaxy não tem uma diferença gráfica muito perceptível comparando o game da época e o de hoje.
Expectativas demais?
As expectativas com o lançamento era de uma melhora em todos os games, mas não aconteceu de forma geral. Super Mario Sunshine realmente tinha sido esquecido com o GameCube que atualmente é um console bem caro no varejo e difícil de encontrar num preço acessível já que o videogame ficou raro. O retorno dos clássicos do encanador para a atual geração é algo que realmente um fã da Nintendo estava esperando.
Se Sunshine deve ser elogiado deve-se reconhecer que Super Mario 64 deixou a desejar. Por mais que a nostalgia seja uma marca dos jogos da coletânea, o melhoramento do jogo traria mais fluidez e uma experiência mais agradável. Elementos como a falta de widescreen e câmeras não melhoradas pode afetar a experiência do jogador que espera não necessariamente um jogo novo, mas um com melhorias que na época de seu lançamento foi limitado pelo poder de hardware.
Por que a limitação de data?
Na questão da acessibilidade a Nintendo teve boa ideia em lançar esses três games para o Switch, porém controversa, pois a limitação de data para a compra do jogo até março de 2021 é injustificada. Após a data a empresa irá remover o game de sua loja e limitar o acesso a mídia física e digital. Não existe justificativa para a escolha, ainda mais se tratando do mercado digital.
Veredito
A coletânea é realmente incrível, porém poderia trazer mais melhorias no quesito gráfico e mecânico já que está sendo lançado para o novo console da Nintendo, por mais que o lançamento atenda a proposta inicial da empresa. A compra por um período limitado também não é compreensível. Um aspecto positivo é a presença de games como o Super Mario Sunshine que até então estava limitado ao GameCube.