Cinco anos após Tales of Berseria, a série de JRPG da Bandai Namco retorna com um jogo principal que dá cara nova a franquia em Tales of Arise

História e Personagens

A história começa em Dahna, um planeta que toda sua população foi feita de escravos pelo planeta vizinho Rehna. 300 anos após a tomada do planeta, um escravo com amnésia e uma desertora de Rehna juntam forças para derrubar os lords ditadores e conhecer o mundo que lhe foi tirado.

A série Tales sempre foi “anime em formato de jogo” e isso vale muito bem para como a história do jogo é contada e também para a dinâmica de diálogo entre os personagens.

Em Arise temos uma narrativa quase episódica, com novos personagens e ambientes sendo introduzidos a cada capítulo e com temáticas pesadas como escravidão e autoritarismo sempre presentes de alguma forma, mas o jogo nunca permite que um clima pesado fique por muito tempo com o jogador.

Tales of Arise

Tales consegue ser bem único no jeito como trata seus personagens no momento a momento do jogo. As famosas “skits” proporcionam momentos de diálogo entre os personagens que abrangem desde diálogos expositivos até diálogos cômicos e ele foi ligeiramente ampliado em Arise com alguns skits ficando disponíveis apenas quando certas condições são cumpridas. 

Algumas relações entre os personagens do grupo principal podem acabar parecendo rasas, como por exemplo, Law e Dohalim quase não interagem entre si nas cutscenes do jogo de fato, mas com as skits é possível dar a esses dois personagens mais espaço para se conhecerem.   

Nova Identidade Visual

Tales of Arise

O primeiro impacto que Tales of Arise tem no jogador é sem dúvida seus visuais. Uma nova direção de arte com a missão de acompanhar a mudança visual dos jogos anteriores para uma estética um pouco mais realista sem perder o ar Anime que faz parte do DNA da franquia e demonstrar a capacidade gráfica da nova Engine.

Tudo acabou combinando muito bem com o clima da série, proporcionando modelos de personagens e monstros bem detalhados além de cenários vastos e encantadores mostrando a geografia particular do mundo de Dahna, onde o jogo se passa.

Mesmo com um grande update visual, foi uma surpresa ver o jogo mantendo um bom desempenho mesmo nas batalhas mais cheias de efeitos e objetos e as poucas quedas de quadros foram em grande parte fora de cenas de ação e bem pontuais.

Tales of Arise não só tira a “fama” que a série tinha de parecer algo vindo da geração passada como também pode ser a nova afirmação de identidade estética da série pelos próximos anos. 

Combate e Conteúdo

O combate da série Tales nunca esteve tão fluido e Burst Skill e Burst Attack, que são as novas mecânicas de combate, ajudam a manter a ação ininterrupta. Seu combo básico transita naturalmente para suas habilidades que gastam pontos de ação e as Burst Skills cancelam qualquer ação recuperando esses pontos, tudo isso junto serve para encher a barra de Burst Attack, concedendo um último ataque finalizador. 

Cada personagem tem suas características únicas e uma Burst Skill própria com aplicabilidades particulares. A personagem Rinwell por exemplo, pode guardar uma carga de magia que conjurou para disparar uma magia maior na sua próxima conjuração e sua Burst Skill serve para roubar uma carga de magia dos inimigos enquanto eles conjuram.

Tales of Arise

Apesar do combate se tornar bastante poluído na reta final do jogo, com dezenas de magias e habilidades na tela, o verdadeiro vilão do jogo é a baixa variedade de inimigos somada a alta frequência de encontros nas 40 horas necessárias para se jogar do começo ao fim. 

Tales of Arise também tem uma boa quantidade de conteúdo extra e pós-jogo. Várias das tradicionais fetch quests estão disponíveis desde o começo, assim como coletáveis que fornecem itens para a customização visual dos personagens e uma arena onde você pode cumprir diversos desafios. Também há relíquias, armas poderosas, novas questlines e chefes secretos a serem descobertos.   

O jogo possui dublagem em inglês e japonês além de legendas em diversos idiomas incluindo o Português Brasileiro. A legenda em português tem alguns pequenos erros ortográficos e a tradução por vezes escolhe tomar algumas decisões duvidosas como fazer soldados falarem de forma informal ou personagens usando gírias durante situações de vida ou morte. 

Veredito

Tales of Arise é acima de tudo uma longa jornada que talvez tenha seu valor só na aventura até o objetivo e não no objetivo propriamente dito.

O combate e visuais estão extremamente bem polidos, mas a baixa variedade de inimigos torna o combate monótono e o jogo nem sempre escolhe ir até o final com os temas e discussões que se propõe no começo do jogo.

Tales of Arise está disponível para PC via Steam, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series.

Key cedida por: Bandai Namco.

Revisão: Thaís Spierr

REVER GERAL
Enredo
Direção
Trilha Sonora
Jogabilidade
Localização
Design
tales-of-arise-criticaTales of Arise pode muito bem ser a porta de entrada para alguém na franquia, a qualidade visual, sonora e a fluidez da gameplay estão no ponto mais alto na história da franquia e ele também tem uma boa quantidade de conteúdo a ser explorado, mas infelizmente o enredo não se compromete a por uma resolução satisfatória nas discussões que ele levanta. Tales of Arise é uma boa e longa aventura, mas não é sem suas ressalvas.