Desenvolvido pelo estúdio Beethoven & Dinosaur e distribuído pela Annapurna Interactive, The Artful Escape foi lançado em 2021 para plataformas Playstation, Xbox, PC e posteriormente Nintendo Switch. Com uma temática musical, o título não só entretém como também pode proporcionar fortes reflexões.

Em seu enredo acompanhamos o jovem prodígio Francis Vendetti, que está prestes a fazer sua primeira apresentação. Porém, ele vive a sombras de seu tio, Johnson Vendetti, que foi um grande astro da música folk. Sua vida muda quando o jovem é convidado a embarcar em uma turnê intergaláctica.

The Artful Escape -1

A sua premissa viajada e surreal pega o jogador de surpresa e pode parecer irreal demais em um primeiro momento. Porém, a história se desenvolve bem e as situações mais exóticas servem como uma forma de auto descobertas que mostram a Francis que ele pode fazer suas escolhas.

Falando sobre os personagens, eles são bem desenvolvidos e carismáticos. Entre eles temos o sempre alegre e otimista Lightman (ou Marc), que se mostra tão preso a seus feitos do passado, que pensa que isso basta. Já Violet, muito talentosa na iluminação e utilização de hologramas, é o oposto ao buscar o no o de forma incessante.

The Artful Escape -2

Gameplay e cenários

Em relação a gameplay, os momentos mais marcantes são realmente embates músicas, que ocorrerem de forma pouco complexa aos moldes de copiar o que o outro personagem está tocando com uma sequência de botões. Entretanto, a simplicidade das mecânicas são recompensadas pelo bom trabalho sonoro feito durante todo o jogo. Assim, mesmo os duelos mais simplistas são agradáveis e apresentam momentos marcantes.

O fato do jogo não ser muito longo – duração de 4 a 5 horas – ajuda a evitar que as ações se tornem repetitivas. Também sendo mantida a atenção do jogador pela combinação de uma trama bem elaborada, divertida e emocionante com belos visuais que reagem a música tocada pelo protagonista.

The Artful Escape - 3

Veredito

The Artful Escape é um prato cheio para os fans de música, e músicos, pelos seus sons agradáveis e foco narrativo focado no desenvolvimento de um novo artista. Dentro deste tema o jogo aborda de forma interessante a busca pela identidade, incentivando a não ser apenas alguém amarrado ao que querem que seja ou mesmo uma um imitação de sua referência. O jogo possui a duração ideal e seus cenários são bonitos, criativos, detalhados e sua gameplay divertida.

REVER GERAL
Trilha sonora
Gráficos
Enredo
Gameplay
Cenários
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
the-artful-escape-criticaThe Artful Escape é um jogo sensível, que de maneira lúdica aborda temas como se encontrar e ser quem você realmente é, não um espelho do que querem que você seja. Os personagens são muito carismática e a história prende a atenção do começo ao fim.