Lançado em 23 de setembro, The Plan Effect se apresenta como um puzzle isométrico  desafiador, mas ainda sim acessível, e com uma história muito curiosa.  Desenvolvido pela Innovina/StudioKiku e distribuído pela PBube Limited, o jogo apresenta mecânicas simples e com um trabalho sonoro marcante e que ambienta bem o jogador a cada momento.

O game foi lançado para as plataformas PC (via Steam), PS4, PS5, consoles da família Xbox e Nintendo Switch. Vem conferir mais detalhes do game na review do Mega!

Enredo atrativo e visual elaborado

Em sua narrativa somos apresentados a um trabalhador comum , com  família e rotina pacata. Porém, ao finalizar seu trabalha e embarcar na volta para sua casa ele se depara com um mundo estranho e inconstante. Uma jornada que o leva para cenários urbanos, laboratórios científicos e ao interior de uma criatura gigantesca.

Sua narrativa é inicialmente confusa e se destaca por prender o jogador por mais estranha que seja a situação. A cada fase vencida é forte a sensação de curiosidade e bem feita a colocação de novas questões ao passo que um novo ambiente é apresentado.

The Plan Effect 4

Ao jogar The Plan Effect não espere por rostos detalhados e expressões realistas, pois neste plano o jogo utiliza um visual mais isométrico e simplista. A parte mais elaborada fica para o cenário com sua utilização de cores cromáticas e com maiores detalhes do que as expressões do protagonista. A priorização dos detalhes beneficia os cenários estranhos e incongruentes que fazem parte da narrativa, assim, servindo ao propósito da história.

Mesmo sem as expressões definidas é claro as demonstração dos sentimentos dos personagem pela sua expressão corporal discreta e sonorização do game. Sabendo utilizar bem a intensidade e os momentos de silêncio, os efeitos sonoros são uma parte fundamental para a imersão e resolução de um dos desafios do game.

The Plan effect 1

Puzzles desafiadores, mas acessíveis

Sim, jogos de puzzle são feitos para serem desafiadores, porém aqui temos o foco dividido entre o desafio e a criação de uma narrativa intensa. Essa mistura levou a criação de um modo guiado que permite a indicação da localização do item/lugar destino que ajuda a focar somente na história. O modo guiado não é o padrão e pode ser ativado no menu.

A dificuldade de resolução é progressiva e aumenta os recursos necessárias para passagem de nível, sejam eles objetos ou motores. Assim, se inicialmente obter uma chave ou bateria seria suficiente, logo é adicionado pulos e habilidades de sincronização de ações.   

The Plan Effect 2

Em alguns gêneros de jogos o modo guiado/”dificuldade fácil” pode prejudicar a experiência ao modificar mecânicas básicas de batalha e inimigos, como é o caso de títulos souls like. Já neste caso, a proposta de um modo guiado não impacta da mesma forma, pois as indicações mantém os afazeres de leva e traz de itens, força dos inimigos – quando estes são presentes no cenário – e a utilização de habilidades motoras e de sincronização.  Ou seja, não descaracteriza o gênero em que ele se enquadra.

The Plan Effect 3

Veredito

The Plan Effect é muito competente na criação de seu universo bizarro e cria uma narrativa que intriga e chama a atenção do jogador. Para tal imersão é fundamental que o jogador se sinta ambientado, o que o game faz sem dificuldade devido a seu ótimo trabalho sonoro que sabe pontuar os diferentes momentos e criar momentos de tensão nas situações mais inusitadas.

Sua gameplay não foge do tradicional do gênero de puzzle, sendo marcada pela maioria das atividades ser um leva e traz de itens. Mas ao aplicar isso a cenários lúdicos, e por vezes incongruentes, temos uma composição que apresenta uma boa experiência aos jogadores. 

Chave de PC (via Steam) cedida pela PQube Limited

REVER GERAL
Enredo
Visual
Sonorização
Gameplay
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Jogador de Gwent for fun e Mestre em Ciência da Computação.
the-plan-effect-criticaThe Plan Effect coloca o jogador em meio a uma bizarrice curiosa e desafiadora que instiga o jogador. Mesmo desafiador, o jogo não deixa sua acessibilidade de lado.