No mês de março de 2021 foi lançado o último volume da hq The Witcher: Fading Memories. A história foi lançada em quatro partes pela Dark Horse Comics em parceria com a CD Projekt Red, escrita por Bartosz Sztybor com arte e cores de Amad Mir e Hamidreza Sheykh. No Brasil, a HQ pode ser adquirida no formato digital pela Amazon.
Confira AQUI o link para a hq.
Enredo
A história tem início com Geralt vagando pelo continente em busca de contratos. Ao longo do caminho o bruxo sobre os tempos em que vive, onde monstros são escassos e parece não haver mais lugar para ele. Em uma estalagem, próximo de Poviss, a melhor oferta que há é uma luta que o bruxo recusa. Quando montava em sua égua ele recebe o pedido de ajuda de um homem, porém não para matar monstros, mas para pescar.
O homem em questão conta sua história e mostra suas mãos sem dedos, o que o impede de exercer sua antiga profissão. Após a ajuda, Geralt recebe a proposta de trabalhar como pescador, porém um contrato em Bradene aparece e ele vai, prometendo voltar ao final. A caçada envolve um grupo bem estranho de nevulosos, mas nada complicado. Ao retornar para onde o pescador estava ele tem uma surpresa e então as coisas ficam ainda mais estranhas.
Momento Spoiler
Chegando em Brandene Geralt encontra a prefeita, Isabella, que lhe explica a situação, falando que as criaturas voltaram e agora uma criança foi assassinada. O bruxo volta a investigar os arredores e encontra novamente os nevulosos, derrotando-os novamente. Neste momento, ele descobre que o responsável pelas criaturas é um mago que já está idoso e não tem controle de seus poderes, mas também não aceitando parar de fazer feitiços. Seu descontrole dão vida a ilusões e faz chover sangue. Durante a história também é mostrado o passado traumático do mago.
Isabella convida Geralt para ficar na cidade e ajudar com o mago, porém ele não aceita e vai embora, vendo que o garoto assassinado pelas ilusões está “vivo” e com sua mãe. Procurando lugar para passar a noite, o bruxo para na mesma pousada em que foi desafiado na primeira edição dos quadrinhos. Novamente, o bruxo é desafiado pelo mesmo homem, que o ataca pela costas. Com reflexos rápidos, Geralt mata o agressor, uma mulher que também o ataca e corta a perna de um outro que reage. A cena lembra bastante Blaviken, inclusive com o bruxo sendo tratado como monstros e sem lugar naquela sociedade.
Geralt sobe e vai descansar em um dos quartos. No meio da noite o bruxo é acordado por Dalmund, que o ataca e foge. Ferido, ele desse as escadas e pede ajuda ao taverneiro que nãos e mostra muito disposto a ajudar. Por fim, Geralt esta uma ilusão, onde é convidado a ficar por lá e “desistir da vida”, mas ele recusa.
Veredito
The Witcher: Fading Memories é uma ótima história do universo do bruxo. Seus dilemas são abordados de formas cirúrgicas e vão bem além da questão do mal menor, abordando o pertencimento em mundo em mudança que impões reposicionamentos constantes. A arte segue o padrão das histórias “A Casa de Vidro” e “Filhos da Raposa” ao adotar o tom mais sombrio do continente. O enredo é bem trabalhado e ao mesmo tempo que agrada os fãs mais antigos do bruxão ao colocar o peso de anos de profissão em suas costas, também pode ser lida de forma independente que a mesma sensação de peso é transmitida tranquilamente.