The Witcher: Livro de Contos | Análise – Publicado no Brasil pela Devir Livraria, o RPG de The Witcher apresenta um mundo querido e rico em detalhes para protagonizar muitas aventuras. Além de lançar o livro base em 2019, ela vem lançando com frequência os suplementos do material base, trazendo novas classes, magias e outros elementos para a criação de aventuras. Este é justamente o caso do suplemento The Witcher: Livro de Contos.
A sua publicação foi feita em capa dura e papel couché. Tudo muito caprichado, seguindo os mesmos padrões de qualidade do livro base e suplementos anteriores. Ao todo ele possui cerca de 170 páginas.
Antes de entrarmos em pontos mais específicos do material, é válido comentar que é necessário o livro base para a utilização do Livro de Contos. Isso porque se trata de um suplemento do RPG, assim, por mais que tenha elementos novos, os básicos da jogabilidade não estão definidos novamente. Esse mesmo comentário serve para os jogadores que se interessarem em adquirir o suplemento “O Diário do Bruxo” e “ Senhores Feudais”.
O que tem de novo?
O novo suplemento apresenta entre suas maiores novidades seis campanhas e três novas raças para a construção dos personagens. As campanhas podem ser jogadas de forma isolada, porém seguir a ordem e construir uma narrativa com as seis creio que seja o mais recomendado. Isso porque cada uma apresenta seu grau de complexidade e interagem entre si de forma incremental.
Falando um pouco das novas raças temos os Babolacos, Vrans e Gnomos. Os dois primeiros podem ser um pouco desconhecido dos leitores e jogadores me os internados no universo de The Witcher, já que ambos aparecem apenas no conto “Caminho sem retorno” e não são utilizados nós demais materiais.
Sem dúvida, as adições trazem maior variedade com pontos positivos e negativos, ainda mais se tratando de não humanos no continente. É interessante ver que a cada suplemento mais elementos são colocados na mesa para promover maior variedade de personagens, ações e possibilidades no geral.
O impacto das narrativas prontas
Ao apresentar uma proposta de campanha pronta, o novo suplemento agrega tanto ao público mais experiente como aos que estão entrando agora no mundo dos rpgs. Isso por que a campanha pronta guia as ações para os pontos cruciais da narrativa e promove uma boa experiência para a primeira jogatina.
Já pensando nos jogadores mais experientes, elas apresentam elementos para a personalização e a utilização somente do cenário caso desejado. Além disso, apresenta mapas detalhados e proporcionais para melhor descrição dos ambientes. Sem dúvida um material que vale muito a pena!
*Livro enviado pela Devir Livraria