Jogos roguelike com mapas procedurais tem sido bastante explorados com as mais diversas temáticas. Assim, eles conseguem prender a atenção do jogador, desafiando-o a ir cada vez mais longe e adicionando uma alta rejogabilidade.

Em West of Dead vemos a aplicação destas características com a temática de velho oeste, muito tiroteio e boa exploração de luz e sombra. O jogo foi lançado em 18 de junho para as plataformas PC (via GOG e Steam) e Xbox One (até o momento), sendo desenvolvido pela Upstream Arcade e distribuído pela Raw Fury

O jogo foi disponibilizado no serviço Xbox Game Pass (versão console) já em seu lançamento. 

Histórias e Mapas

Inicialmente em um bar, o nosso personagem descobre que morreu e está no purgatório. Agora, ele deve explorar os caminhos que compõe esse universo e enfrentar os perigos que lá habitam.

Basicamente, os mapas seguem o tradicional esquema do gênero, sendo composto por salas intercaladas com inimigos, ou upgrade nas característica do personagem, e corredores. Aqui temos uma mecânica específica do jogo em que muitas das salas são escuras, mas podem ser iluminadas ao acender os lampiões. Por mais que a luz revele sua posição, quando perto de um inimigo, ele ficará desnorteado por um tempo, o que pode se aproveitado para finaliza-lo.

Em relação aos combates, no mapa encontramos salas com inimigos variados e que apresentam movimentos característicos. No trajeto também podemos encontrar totens para o melhoria do personagem, troca de armas e acesso ao mercador, que vende seus produtos em troca de minérios encontrados pelo mapa.

Equipamentos e jogabilidade

Nosso personagem pode carregar duas armas consigo, o indicado é levar uma para curto alcance e outra para longo. Claro que isso pode ser decidido pelo jogador, porém essa configuração permite combater melhor os diferente tipos de inimigos. No arsenal temos espingardas, shotguns, revólveres e o ataque corpo-a-corpo quando próximo do oponente. Além disso, também podemos carregar explosivos e armas de arremesso.

Em relação aos movimentos possíveis, podemos atirar, rolar e pegar cobertura atrás dos objetos do cenário. Não é necessário se preocupar com o carregamento das armas ou quantidade de munição, pois a reposição de balas é automática e a munição infinita. Ao morrer voltamos do início da fase sem os melhoramentos e armas obtidas.

Apesar do jogo funcionar bem no teclado, é aconselhável jogar com a utilização de um controle. Assim, será possível ter mais precisão e a movimentação, que é bastante fluida, fica um pouco mais contida. Isso facilita posicionar a mira da arma e realizar os movimentos com mais precisão.

Matança no purgatório

Os inimigos nas fases são repetitivos, alterando apenas a forma com que atacam. Assim, temos o inimigo que corre até você semelhante ao que arremessa dinamites, por exemplo. Porém, isso não é um problema já que o jogo faz um ótimo trabalho ao utilizar a escuridão para ajudar (ou atrapalhar) a sua estratégia na batalha.

Os tiros, ou ataques, das criaturas são ritmados e é avisado para o jogador o lado que a ameaça está vido para que ele possa esquivar. Isso não torna o jogo mais fácil, já que normalmente a múltiplos inimigos no cenário e qualquer desatenção significa receber danos. Pelo mapa ser gerado de forma procedural, não necessariamente iremos enfrentar criaturas únicas com maior resistência, porém quando se enfrenta, ela proporciona um desafio interessante e que temos que ter atenção redobrada.  

Veredito

Apesar de ser um jogo de tiroteio intenso, West of Dead não é para ser jogado com pressa. Os cenários tem um bom design, prontos para serem utilizados de forma estratégica e tirar melhor proveito de seus elementos. Os inimigos são interessantes e apresentam padrões diferenciados de comportamento. Além disso, a boa exploração de luz e sombra deixa tudo muito interessante

West os Dead é um jogo divertido e desafiador para jogadores novatos e também para os já experientes no gênero de roguelike de ação. Em relação a jogabilidade é aconselhável a utilização de controle, pois traz mais precisão no direcionamento do tiro e facilita bastante a vida do jogador.

NOTA: 4,0/5