Doze Minutos. Este é tempo que o protagonista de Twelve Minutes tem para desvendar um grande mistério. O game, desenvolvido por Luis Antonio e distribuído pela Annapurna Interactive, foi lançado em 19 de agosto para os consoles da família Xbox e PC (via Steam). Desde seu lançamento ele já está disponível no serviço da Microsoft Xbox Game Pass. 

Seu enredo tem início quando o protagonista chega em casa do serviço e é recebido pela esposa com uma jantar surpresa. A noite deveria ser agradável e marcante para o casal, porém um homem bate a porta dizendo ser policial, algema ambos, faz perguntas estranhas e a situação culmina na morte do protagonista. Para sua surpresa ele se vê chegando em casa novamente e preso neste loop temporal de 12 minutos. Como mudar os acontecimentos? Quais são os segredos escondidos? Estes e outros pontos devem ser descobertos e para isso decisões difíceis serão tomadas. 

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Point and click e exploração do ambiente

Para o jogador viver a história é utilizada uma câmara fixa com vista superior e mecânicas clássicas do gênero point and click. A escolha combina com a forma com que o enredo é contado, incluindo a pausa temporal para a utilização de itens e escolhas de diálogos, já que o fator tempo influencia diretamente nos acontecimentos. A movimentação é baseada no clique do local destino ou itens para uso. Para os jogadores de PC a escolha é acertada, porém jogar no controle apresenta um desconforto inicial para a adaptação dos comandos.

Praticamente todo o jogo se passa no apartamento do casal, sendo composto basicamente por três ambientes: quarto, sala/cozinha e banheiro. A exploração destes poucos cômodos são bem feitas e suficientes para gerar muitas possibilidades com a utilização dos itens disponíveis. Inclusive a possibilidade de algumas interações e os resultados que podem gerar são bem inusitadas, como jogar fora itens importantes na privada.

Entretanto, por mais possibilidades que aja o jogo se torna repetitivo devido a sua própria estrutura de loop temporal. Caso o jogador não explore, ou não arrisque, decisões mais ariscadas e frias, ele pode se ver como o protagonista e ficar preso sempre nas mesmas ações. Ao se ver nesta situação vale a tentativa de atitudes diferentes, como contar para a esposa sobre o loop temporal ou coletar itens e ver como eles irão funcionar nas diferentes situações. 

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Prepare-se para as decisões difíceis

As decisões a serem tomadas podem ser um ponto delicado para muitos jogadores, pois cenas de agressões, ou atitudes duvidosas, são obrigatórias para a obtenção de algumas informações. Por mais que parece extremo, a situação em que o protagonista se encontra justifica os acontecimentos dentro de seus contextos. Também vale ressaltar que a classificação etária do jogo é 16 anos, assim, já deixando claro que pode conter conteúdo sexual, linguagem imprópria e violência extrema.  

Uma curiosidade é que o jogo possui diferentes finais. Creio que o mais comum seja o jogador explorar o apartamento e experimentar diferentes tentativas, chegando inclusive nas mais difíceis. Porém, um dos finais evita toda a violência e pode ser feito rapidamente.

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Um show de vozes

A dublagem dos personagens é um show a parte em Twelve Minutes, contando com grandes nomes no elenco de vozes. O protagonista tem a voz de James McAvoy (Fragmentado, X-Men: First Class, audio book Sandman), Daisy Ridley (Nova trilogia Star Wars) interpreta a esposa e Willem Dafoe (Aquaman, The Lighthouse, Homem-Aranha) o “policial”. As três vozes combinam bem com seus respectivos personagens e conseguem passar a emoção, intensidade e importância do que está sendo dito.

Veredito

Twelve Minutes tem uma proposta interessante, história misteriosa, controles clássicos de point and click com múltiplos finais e escolhas que colocam o jogador em posições difíceis. Seu visual se enquadra na proposta do título, também apresentando ambientes pequenos e que impressionam nas quantidades de possibilidades geradas. A dublagem dos personagens não só apresentam grandes nomes, mas também são muito bem feitas e passam a intensidade necessária.

Mas vale apena jogar? A resposta é sim se você busca um jogo diferente e que arrisca com uma jogabilidade um pouco mais travada e uma história intensa com diversos momentos de incomodo. Para os jogadores que se incomodam com momentos mais pesados, vale verificar a faixa etária e ficar atento ao que pode ser encontrado.

REVER GERAL
Enredo
Visual
Gameplay
Dublagem
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Mestre em Ciência da Computação e jornalista.
twelve-minutes-e-bom-criticaTwelve Minutes proporciona decisões difíceis em uma história intensa com mecânicas básicas do point and click. Com poucos ambientes, o jogo impressiona pelas possiblidades.