A produção “Um lugar secreto” (John and the Hole) foi exibida durante o Festival de Cannes 2021, o suspense psicológico chegou em 22 de dezembro às plataformas digitais Claro Now, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes, para compra e aluguel. Com distribuição da Synapse Distribution, o longa conta com um grande elenco, apresentando uma história incomoda e mórbida.
O longa retrata a história de John (Charlie Shotwell), um menino cheio de questionamentos, dúvidas e bastante apático. Após encontrar um bunker abandonado perto de casa, ele decide prender seus pais (Michael C. Hall, de Dexter, e Jennifer Ehle, de Orgulho e Preconceito) e a irmã (Taissa Farmiga, de American Horror Story) no local. Sozinho, ele aproveita a liberdade e começa a descobrir a vida adulta.
A direção está nas mãos de Pascual Sisto e roteiro é assinado por Nicolás Giacobone, vencedor do Oscar por Birdman. A direção foca em planos mais abertos, passando uma impressão de vazio e falta de importância dos personagens. A fotografia é um dos pontos altos da produção, também conseguindo transmitir toda a estranheza das situações retratadas.
Com um elenco composto por Charlie Shotwell, Michael C. Hall, Jennifer Ehle e Taissa Farmiga, é comum aos respectivos personagens uma apatia gritante e incomoda. Entretanto, Charlie Shotwell (interpretando John) fica com o troféu sociopata da família. A atuação do garoto convence e eleva o grau de preocupação do espectador com os que estão a sua volta. Michael C. Hall e Jennifer Ehle também estão bem, agindo de forma tão passiva a tudo que é reforçado ainda mais o estranhamento da proposta da produção.
Vale comentar que o roteiro busca a construção de um ambiente estranho, frio e indiferente, apesar de aparentemente acolhedor. Entre jantares silenciosos e dúvidas não respondidas, as questões de John só aumentam e parecem se tornar cada vez mais inquietantes e insuportáveis. Assim, fica claro que trancar a família no buraco funciona como um rito de passagem para o personagem, mostrando mesmo por conta própria os questionamentos são uma constante.
Veredito
“Um lugar secreto” pode ser descrito como incomodo, desconfortável de se assistir e cansativo. Explorando bem o silêncio, sons ambientes pontuais e a pequenez dos personagens frente aos ambientes, é destacada a forma estranha com que os membros da família interagem uns com os outros. Tal comportamento cria um clima mórbido, mas ao mesmo tempo intrigante.