Desenvolvido pelo time brasileiro da Studio Pixel Punk e distribuído pela Humble Games, Unsighted é um RPG de ação com características de metroidvania e design feito em pixel art inspirado em The Legend of Zelda.

O game se passa em Arcadia, um local que foi palco de uma guerra entre humanos e androids há muito tempo. Hoje, os poucos androids que sobraram estão ficando sem Anima, a energia que os dão consciência. A história acompanha Alma em sua jornada para recuperar sua memória e impedir que seus amigos se tornem Unsighted.

Review sem spoilers

Jogabilidade

O game tem como base movimentação simples em áreas com muito o que fazer. A exploração é baseada em resolução de puzzles, com segredos para serem encontrados e vários atalhos para seguir seu caminho – falando em caminhos, a demo deixa claro que as possibilidades para alcançar seu objetivo são muitas e, quanto mais rápido você fizer isso, melhor. O game tem uma parte focada em speedrun, que dá uma cara completamente nova à jornada uma vez que você a completa.

A parte metroidvania no jogo está no fato de ser possível voltar no mapa para, com uma nova arma ou uma nova habilidade, alcançar cristais contendo itens ou baús contendo chips. Os chips são os upgrades do jogo, a parte RPG, e que permite certas melhorias para Alma, desde maior estamina, maior ataque ou defesa. Ela só pode equipar esses chips em terminais específicos, então é sempre bom levar um tempo organizando seus upgrades quando der de cara com um desses terminais.

Essas características afetam principalmente o combate com Alma, que tem seus movimentos limitados pela barra de estamina e dependem de um bom gerenciamento durante as batalhas. O estilo de combate também pode variar, com armas de longo alcance como pistolas, ou de curto alcance como espadas, então fica ao critério do jogador o que escolher. Alma também é capaz de correr, desviar dos inimigos e defender, mas isso também consome estamina.

Falando em inimigos, a demo tem alguns chefes iniciais para serem enfrentados, com um bom nível de dificuldade e que dão um gostinho do que encontraremos no jogo completo. Os inimigos comuns disponíveis são bem fáceis de lidar, o que é esperado para o nível mais inicial que a demo mostra.

A customização de Alma abrange os tipos de armas que você irá usar e os chips de upgrade que você terá equipado.

Gráficos, trilha sonora e ambientação

Os gráficos são feitos em pixel art, característica que dá ao jogo um ar de título de Super Nintendo ou Mega Drive. Os design de Alma e dos poucos personagens que aparecem na demo são simples mas excelentes, especialmente nas cutscenes, onde podemos ver um pouco mais da história do jogo. O ambiente em volta também segue a linha de simplicidade mas sem deixar escapar detalhes que o tornam excelente, como objetos destruídos no primeiro cenário ou a cidade em ruínas, com lixeiras ao chão e partes de prédios destruídos.

Para embalar a beleza dos personagens e dos ambientes temos a trilha sonora, que tem um estilo mais eletrônico, seguindo a vaga ideia de futuro apocalíptico que os cenários apresentam. A trilha é boa mas não se destacam tanto assim, o que também é bom para um maior foco na gameplay. Outra coisa interessante para ser destacada na parte de som são os efeitos sonoros, que se encaixam bem com o ambiente e não parecem fora do lugar.

A combinação desses elementos gráficos e sonoros constroem uma boa ambientação para o jogo, que, aliado ao combate potencialmente mortal contra os chefes, dão uma excelente imersão ao jogador, deixando sempre a sensação de “eu posso fazer melhor”. Particularmente, o foco em speedrun permite que o jogo seja aproveitado de diferentes formas: seja aproveitando a história, seja correndo pelos diversos caminhos do mapa para chegar ao objetivo.

O ambiente de futuro apocalíptico/cyberpunk é muito bem representado com os design e trilha sonora.

Veredito

Com um estilo parecido com jogos maiores de exploração e ação, como Tomb Raider e NieR: Automata, Unsighted consegue cativar os jogadores mesmo sem a grandeza dos jogos AAA. A jogabilidade também lembra muito outros títulos de ação com estilo 2D, como Ninja Gaiden, The Messenger e The Legend of Zelda, o que também é um prato cheio para quem curte batalhas com chefes difíceis, puzzles e exploração.

O jogo tem grande potencial, e é muito bom ver esse tipo de obra vindo de um estúdio brasileiro, o que também prova que nós conseguimos fazer jogos excelentes. O game tem tudo para estar no mesmo nível de outras obras nacionais recentes, como Dandara, Kaze and the Wild Masks ou Dandy Ace.

A versão completa de Unsighted estará disponível ainda em 2021 para PC via Steam e Nintendo Switch, e a demonstração gratuita já está disponível, também na Steam.