Valkyrie Profile: Lenneth | Crítica – Após o seu adiamento e sendo o último destaque de 2022 em lançamentos, Valkyrie Profile: Lenneth marca o retorno do clássico JRPG desenvolvido pela tri-Ace, lançado originalmente para PlayStation, em dezembro de 1999.

O lançamento não necessariamente é uma novidade, visto que é basicamente uma nova versão do clássico port para PSP, que aconteceu em 2006. Nesta versão o game conta com algumas novidades, como quick saverewind e algumas atualizações gráficas, entretanto, nada tão chamativo assim.

Reprodução: Square Enix

Histórico

Para aqueles que jogaram o recém lançado Valkyrie Elysium, muitos jogadores podem acabar estranhando um pouco a abordagem desse grande clássico. Além de Lenneth contar com uma gameplay nos moldes mais clássicos de RPG’s da época, o game também é o primeiro título da franquia Valkyrie Profile, então obviamente, muita coisa será diferente.

Uma trama robusta

A história apresentada por Lenneth se passa na mitologia nórdica, onde o ”pai de todos” Odin, proíbe o nosso protagonista de recrutar almas para o Ragnarok, um clássico e terrível evento que está chegando para todos daquele reino. A premissa como um todo é bastante simples e direta, entretanto, basta alguns minutos jogando para notar a profundidade da trama e de alguns personagens.

Porém, nem tudo são flores, por mais que seja um clássico e obviamente pode estar datado para os dias de hoje, a história robusta e maçante de Lenneth pode acabar afastando alguns jogadores de primeira viagem, visto que até mais ou menos meia hora de jogo, você ainda não obteve nenhum progresso ou ao menos apertou mais do que dois botões.

Reprodução: Square Enix

Combate simples e fácil, contudo, não subestime seus inimigos

Por mais que o combate seja sim muito parecido com um clássico RPG de turno, em Valkyrie Profile: Lenneth a diferença são os comandos de ação para cada membro de sua party. Além de possuir um combate bastante dinâmico, cada personagem da equipe vai atacar no tempo que você quiser, e com isso, o jogo acaba liberando uma vasta variedade de combos para se fazer. Porém, na medida em que o game vai avançando, apenas combos já não bastam para você passar pelos combates, então sim, você terá de bolar algumas estratégias e estar bastante equipado.

O jogo acaba sendo bem generoso com itens de cura e equipamentos para aqueles jogadores que são curiosos e gostam de explorar cada canto de um cenário. Inclusive, pode ter certeza que você vai querer explorar tudo, visto que o game possui uma grande quantidade de cenários e isso automaticamente vai acabar deixando você curioso em algum ponto do jogo.

Reprodução: Square Enix

Nova versão poderia ser melhor

Uma comparação quase que impossível de não se fazer, é entre a versão de PlayStation 4 e 5, com a versão mobile do game. Lenneth além de ter sido uma versão melhorada do game de PS1, acabou também recebendo uma versão para os celulares, onde mudanças drásticas aconteceram com os visuais.

Comparação feita pelo canal Ataque Crítico.

Infelizmente, na versão de PlayStation 4 e PlayStation 5, não temos artes e textos tão nítidos como na versão mobile do game, fato esse que acaba deixando um gostinho amargo nesse port que vem direto do PSP.

Contudo, para aqueles que talvez não saibam e também não queiram gastar com o game, Lenneth acaba chegando ”de graça” para aqueles que já possuem a versão deluxe de Valkyrie Elysium, então, acaba sendo uma boa pedida o pacote, visto que o remaster não é dos mais caprichados.

Veredito

Sendo basicamente um ”port do port”, com quase nenhuma novidade marcante, Valkyrie Profile: Lenneth acaba deixando aquele gosto amargo como um remaster, porém, algumas melhorias até que interessantes foram adicionadas, como o quick save e o rewind. O game continua sendo bastante gostoso de se jogar, com o seu combate extremamente dinâmico e cenários com recompensas generosas para os curiosos. Por mais que o game venha praticamente de graça para aqueles que possuem a versão deluxe de Valkyrie Elysium, acredito que isso não seja uma desculpa para tratar esse remaster como pouca coisa, visto as suas outras versões que acabam sendo superiores, como por exemplo, a versão mobile.

Para novos jogadores, o game pode acabar se tornando maçante logo de início, visto a sua história e trama bastante robusta, contudo, assim que o jogador acabar iniciando algum combate, o mesmo já pode prender a pessoa por boas horas.

Valkyrie Profile: Lenneth será lançado no dia 22 de dezembro, para PlayStation 4 e PlayStation 5.

*Chave para review cedida por: Square Enix.

Confira também:

REVER GERAL
Trilha Sonora
Jogabilidade
Direção
Localização
Design
Luis Nascente
Apresentador do canal Lulu Checkpoint e do podcast Café com Nerdice, formado em marketing, fanboy da Square e nerdão dos animu!
valkyrie-profile-lenneth-criticaPor mais que seja um remaster com algumas novidades interessantes, Valkyrie Profile: Lenneth acaba decepcionando em seus visuais e pode acabar afastando jogadores de primeira viagem. Entretanto, o game é uma boa pedida para aqueles que tem interesse no começo da franquia Valkyrie Profile.