O jogo Legends of Keepers: Career of a Dungeon Master traz uma abordagem diferente, invertendo a exploração de cavernas em busca de tesouros. Então que tal se ao invés de buscar o tesouro a sua tarefa fosse protege-lo de exploradores? Lançado para PC em 19 de março, essa é a proposta do game desenvolvido e distribuído pela Goblinz Studio. Com um visual em pixel arte simpático e batalha em turnos, o jogo coloca o jogador bem no meio, e no trabalho árduo, do mundo corporativo da proteção de dangeons.
Negócio são negócios
Bom … esqueça a ideia de jogar com o explorador em busca de tesouros. Aqui sua missão é bem simples: proteger o tesouro elaborando como as salas serão estruturadas para impedir o avanço dos aventureiros. Esse mundo corporativo de proteção de dangeons não é nada fácil, pois deixe que os exploradores alcancem o tesouro e estará na rua. Todo esse cenário é mostrado de uma forma bastante cômica e com direito a uma executiva para te cobrar e explicar as ações possíveis.
O monstro principal, que representaria o jogador, está localizado na última sala. Assim, devemos utilizar das salas anteriores para aplicar armadilhas e equipes de monstros para protege-las da investida dos exploradores. Quando eles entrarem na sala um combate se inicia e basicamente os ambientes podem ser divididos em quatro partes: salão de armadilhas, salão com monstros, salão para utilizar um poder especial e a sala do Chefe. As salas com armadilhas são ativadas automaticamente, enquanto que a com monstros é realizada batalha baseada em turnos. As estruturas das salas que serão defendidas irão variar, possuindo diferentes número de salas e ordem de seus tipos.
Assim, após estruturar e batalhar podemos vencer esgotando a barra de medo dos exploradores ou matando-os em confronto. Após batalhar voltamos a seguir o calendário corporativo, realizando treinamentos e melhoramentos nas tropas e demais personagens. Também vale falar que quando uma tropa morrer em uma sala ela será regenerada para a próxima batalha.
Todo mundo merece um descaço
Durante a defesa seus monstros podem morrer, porém o alquimista da empresa estará sempre pronto para traze-los de volta. Entretanto, após voltar ou lutar batalhas consecutivas com frequencial a barra de empenho na batalha é reduzida e isso pode afetar o desempenho da criatura na defesa. Para isso existe uma área onde tal pontuação pode ser regenerada e voltar ao patamar normal, assim, recuperando o vigor para as batalhas após alguns turnos de descanso.
Entre os intervalos das defesas do tesouro podemos melhorar os nossos lacaios, assim como o personagem principal que fica no final da quest. As opções de melhorias dos lacaios são interessantes mas mais limitas por serem personagens comuns. Já o principal possui uma arvore de habilidades bem interessante e permite que o jogador adapte o personagem para as estratégias de defesa.
Possibilidades de defesa
Como já comentado anteriormente, para derrotar os aventureiros pode ser utilizado a força bruta, matando-os, ou utilizando o medo para diminuir a barra de coragem deles. É interessante mesclar as formas as estratégias, porém não é tão funcional quanto escolher uma e utiliza-la nas salas segundo seu recursos e informações disponíveis dos oponentes. Assim, uma dica para consolidar uma boa defesa, além de aproveitar as informações, é fazer a combinação dos lacaios e armadilhas com as habilidades e desenvolvimento da arvore de skills do chefe (que também pode ser escolhido focado em sua estratégia). Lembrando sempre de deixar seus lacaios descansarem!
Legends of Keepers: Career of a Dungeon é um jogo bem casual, divertido e com um estilo de arte bonito. Sua jogabilidade é fácil, intuitiva e permite uma elaboração de estratégias variadas com os monstros, armadilhas e chefes disponíveis. A abordagem de gerenciar a dangeon e encarar a rotina como se fosse em uma empresa é bastante cômica e cativa o jogador para se empenhar em buscar sempre o melhor resultado e ver quais são os próximos acontecimentos nesta rotina tão estranhamente comum. Um prologo do jogo foi lançado em outubro de 2019 e pode ser baixado de graça.