*review sem spoilers

“What A Wonderful World” e a realidade da vida adulta | Crítica – What A Wonderful World é um compilado das primeiras publicações de Inio Asano. O mangaká é conhecido principalmente pelo aclamado e premiado mangá “oyasumi punpun” e também por ter histórias realistas que abordam o universo jovem.

Em What A Wonderful World, que nada mais é do que um compilado de histórias cotidianas que se completam, vemos uma pegada mais realista do cotidiano, porém com algumas características do “humor salgado” de Asano.

Nessa obra nós leitores podemos entender um pouco mais do motivo pelo qual o jornal japonês Yomiuri Shimbun descreveu o mangaká como uma das vozes de sua geração, já que suas obras sempre abordam temas psicologicamente profundos.

No Brasil essa edição foi lançada pela Editora JBC e conta com cerca de 420 páginas e vários capítulos. Esses contos individuais consistem em histórias vagamente conectadas sobre jovens adultos no Japão moderno e suas decisões de vida.

"What A Wonderful World" e a realidade da vida adulta | Crítica

Como é característico em suas obras, em What A Wonderful World o Asano aborda temas profundos sobre a psique humana, e alterna bastante entre o drama existencialista e a comédia com bastante sutileza. Vale ressaltar que a obra traz temas sensíveis, como abuso emocional e depressão, então fica aqui o alerta de “gatilho”.

No mangá vemos histórias como o “urso armado” da capa roubando dinheiro da Yakuza que se interliga direto com a história de uma menina que abandonou a faculdade e está em busca de um significado para a sua vida, e diversas outras tramas bastante pertinentes da vida de um jovem adulto.

Apesar da obra não conter nenhuma abordagem de um casal LGBTQIA+, What A Wonderful World nos conta sobre o dia a dia de um casal e principalmente seus problemas financeiros. A realidade nesse mangá é tão palpável em algumas cenas que chega a ser brutal, pois nós leitores conseguimos nos encaixar em algumas daquelas situações ~por mais que seja ambientado no Japão~.

Problemas como a pressão que os jovens enfrentam em seus estudos por conta de seus pais é muito pertinente e várias dessas histórias presentes no mangá abordam esse tema, até porque não é surpresa para ninguém que muitos jovens japoneses sofrem com isso.

O tema principal, conforme o título, é o “mundo”, a realidade, a rotina que todos nós temos e vivemos todos os dias: brigas familiares, bullying, problemas no trabalho ou na escola, insatisfação, crise sentimental e existencial. Basicamente, uma antologia sobre a vida. Nos dois últimos capítulos, Asano conclui suas reflexões sobre a felicidade. Se nos capítulos anteriores o autor expôs como e onde procurá-la, nos dois últimos expõe seu argumento sobre como é impossível e absurdo preservá-la.

A obra já está disponível para compra nesse link. Confira também a nossa review de Teerra & Windy.

REVER GERAL
Enredo
Design
Acabamento da Edição
Thai Spierr
Crítica, criadora de chocobo e consumidora de animes e games em tempo integral. Especialista em estudos sobre acessibilidade e classificação etária em jogos
what-a-wonderful-world-e-a-realidade-da-vida-adulta-criticaO tema principal, conforme o título, é o “mundo”, a realidade, a rotina que todos nós temos e vivemos todos os dias: brigas familiares, bullying, problemas no trabalho ou na escola, insatisfação, crise sentimental e existencial.