Em 1994 era lançado Windjammers para os sistemas arcades Neo Geo. A proposta era bastante simples, dois jogadores que se enfrentam em um jogo de disco com personagens diferentes e arenas que mudam a estrutura das partidas. Agora, em 20 de janeiro de 2022, a DotEmu revive a franquia de forma atualizada com Windjammers 2. O jogo chegou para as plataformas PS4, PS5, família Xbox, PC, Nintendo Switch e Google Stadia.

Com um visual atualizado, a sequência aproxima a experiência dos arcades de forma agradável e engaja o jogador com sua jogabilidade simples e casual, mas que pode rapidamente ser aperfeiçoada.  A melhora não vem necessariamente com os domínios dos comandos, mas sim, com o entendimento das diferentes arenas e como os elementos presentes nelas podem afetar as suas jogados. 

windjammers 2 - characters

Cada partida é composta por um jogo que um dos lados deve ganhar dois rounds, sendo que ganha o primeiro a marcar 15 pontos. A arena já começa influenciando pela sua estrutura de objetos, que podem proporcionar diferentes pontos para rebater o disco, também alternando a pontuação em cada região. Essas alterações quebram a previsibilidade e forçam a novas formas de jogar em cada uma delas.

Tão impactante quanto as arenas, temos 10 opções de personagens que apresentam diferentes nacionalidades e balanceamento entre velocidade e força. Apesar de poucos atributos, são o necessários para que uma diferença sensível na gameplay pode ser percebida.

windjammers 2 - play

Por fim, mas não menos importante, o jogo apresenta dois modos de jogo: arcade e online. No primeiro temos duas tentativas para chegar o mais longe possível, sendo o fim de suas fichar o game over que leva o jogador a reiniciar toda a sua run. O online funciona bem e apresenta opções de partidas ranqueadas e amistosas. Ambos os modos são interessantes, mas o online se destaca pela possibilidades de jogos de diferentes níveis e a sensação competitiva que os fliperamas possuíam.

Veredito

Windjammers 2 se mantém agarrado em suas raízes e apresenta uma proposta despretensiosa e casual que pode agradar muitos jogadores. Suas partidas são rápidas, divertidas e engajam com muita facilidade. O visual do jogo está atualizado, mas mantendo o padrão quando comparado ao título anterior. Seus controles são de fácil assimilação, deixando a complexidade por conta das arenas e escolha do personagem. Sem dúvida é uma indicação certa que pode agradar não só os mais nostálgicos, mas também quem busca proposta diferentes frente aos lançamentos mais atuais.

*Chave para Xbox One cedida pela DotEmu

REVER GERAL
Gameplay
Visual
Variedade
Trilha sonora
Renan Alboy
Editor do Megascópio e apaixonado por quadrinhos e jogos. Jogador de Gwent for fun e Mestre em Ciência da Computação.
windjammers-2-e-casual-e-divertido-criticaWindjammers 2 traz de volta características divertidas do arcade para a geração atual de consoles e PC. Com uma gameplay simples, o jogo engaja e é muito divertido.